Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Home office: como liderar a distância?

Home office: como liderar a distância?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 2 - 4 min de leitura
000

Com os desdobramentos relacionados à atual pandemia da Covid-19, muitos países instalaram a quarentena obrigatória e o isolamento social com o objetivo principal de amenizar a propagação da doença que já causou milhares de mortes. Com isso, empresas de variados setores adotaram o home office para não diminuir a produtividade de trabalho. Os líderes dessas empresas passaram a necessitar de mais estratégias para manter a liderança na gestão de suas equipes.

Home office: como liderar a distância?

A quarentena e, consequentemente, o home office alteraram consideravelmente os métodos e as estratégias de trabalho empregados por gestores. Alguns aspectos não muito comuns ao ambiente ''normal'' de trabalho começaram a ''invadir'' um espaço relacionado à produtividade das empresas.

A solidão, por exemplo, substituiu a proximidade e as rodas de conversa com os colegas. Além disso, diversos fatores começaram a virar distração, atrapalhando quem exerce suas funções de trabalho em home office. Misturar compromissos profissionais com tarefas pessoais pode causar um excesso de afazeres, o que não é saudável para a mente do gestor.

A presença física de um líder é muito importante na administração de uma empresa. Mas, apesar das dificuldades, a distância não impossibilitou totalmente o ato de liderar. Ainda é possível aplicá-lo nos meios virtuais. Saiba como!

1. Escolha um ambiente favorável

Às vezes, a bagunça e distrações em casa impedem a execução perfeita em home office. Com isso, é importante reservar um cômodo só para o seu trabalho com o objetivo de ter mais foco. Além disso, o próprio ambiente pode afetar o rendimento de sua liderança. Dessa forma, priorize lugares bem arejados e com iluminação natural, visto que a artificial também pode fazer com que você se distraia.

2. Mantenha o networking a distância

Mesmo em home office, é muito importante manter a liderança no mundo virtual. Compartilhar ideias, dar feedbacks e se manter por dentro do que está acontecendo é necessário. É importante ainda escolher um horário favorável para que todos os integrantes da equipe possam se reunir. Porém, deve-se tomar cuidado com o controle excessivo, pois isso gera uma desconfiança por parte da equipe, o que não é bom na gestão de pessoas. Deixe a equipe se sentir confortável!

3. Atente-se às metas pessoais diárias

Além da coordenação de equipes, a gestão pessoal também é algo muito importante para o líder. Impor metas diárias para si mesmo é uma ótima estratégia para manter a produtividade em home office. Outro fator de destaque é a organização em uma agenda ou bloco de notas. Assim, o gestor não se perde nos prazos de entrega.

4. Estabeleça um horário

Em quarentena, é comum a mistura de tarefas de casa com compromissos relacionados ao trabalho. Assim, muitas vezes algo é priorizado e algo deixado de lado. É importante estabelecer um horário para exercer o home office para que a produtividade seja maior.

Como líder, motivar o resto da equipe a fazer o mesmo é importante, sempre verificando se todos estão cumprindo o estabelecido. Para isso, deixe-os ter um tempo reservado para o cuidado próprio. Evite ao máximo possível entrar em contato com a equipe fora dos horários estabelecidos normalmente, pois isso gera uma sensação desagradável de cobrança extrema e sobrecarregamento.

A situação jamais vista afetou, de fato, a estruturação e a produtividade de muitas empresas. Porém, diversas ferramentas estão disponíveis para que não ocorra nenhum tipo de interrupção na qualidade do trabalho durante a quarentena.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você