Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os Estudos no Isolamento Social

Os Estudos no Isolamento Social
Grace Tomal
jul. 7 - 4 min de leitura
020

Ensino à distância: a solução das escolas e do governo para atender as crianças em isolamento social por causa do COVID-19. Mas poderia realmente ser chamado de EAD??? O ENSINO de fato acontece?

Segundo os estudos das múltiplas inteligências, cada criança consegue aprender melhor de um jeito, mas o ensino das escolas especialmente nessa época é padronizado. Algumas utilizam de reunião on-line com alunos e professores, outras trabalham através de videoaulas gravadas, mas de qualquer forma, sabemos que é impossível alcançar a todas.

Realizei uma pesquisa com algumas mães antes de escrever. Elas comentaram que é muito difícil, as crianças não conseguem ter atenção para ver três horas de vídeo aula, por exemplo. Ainda mais as crianças menores, em fase de pré alfabetização e alfabetização. Algumas também usaram palavras como "desastre" e "caos" para explicar como eram as aulas das crianças... muito choro, cansaço, 

Separei alguns comentários relevantes de mães que responderam à pesquisa: 

"Na verdade..  A nossa percepção de ambiente gera o que o nosso cérebro precisa para contribuir com o processo cognitivo..  aulas na sala de casa, no escritório, na cozinha ou no quarto.. por mais confortável que seja..  não é o ambiente da sala de aula...que verdadeiramente faz parte do processo de aprendizado..  A figura do professor.. que não é a mãe ou a avó..  ou o tio... Tem um reflexo de autoridade que faz toda diferença." S.S.M. - Mãe de dois.

"Não estamos assistindo as aulas, eu desisti das aulas porque não dá para acompanhar, é muito conteúdo, os meus filhos ainda são muito pequenos, nem deveriam estar no primeiro ano ainda, então eu desisti das aulas na TV e estou alfabetizando eles usando textos-poesia, trabalhando linguagem e matemática utilizando muito com o lúdico. Faço em três momentos do dia mas tudo com muito estímulo e sem cobrança. Eles fazem as atividades que as professoras mandam a cada 15 dias e estão conseguindo." B.R.B. - Mãe de três

Por conta das dificuldades abordadas e de terem crianças em diferentes fases escolares, muitas mães assim como essas tem optado por realizar outro tipo de ensino em casa, abrindo mão por exemplo das video-aulas e priorizando trabalhar os temas de outras formas e realizar com as crianças apenas as tarefas obrigatórias. No entanto, a maioria das mães que respondeu à pesquisa, disse que teria preferência pela criança repetir o ano escolar. 

É uma posição interessante levando em consideração que o aprendizado da criança na escola se dá tanto pela experiência da aula em si, como também pela relação com os pares. A queixa da maioria das crianças observadas na pesquisa também foi que sentiam falta dos amigos e da própria escola.

Quantas vezes foi um colega que ajudou a criança a compreender uma fala da professora, quantas vezes isso acontece com você e comigo? Temos dificuldades para entender um assunto até que outra pessoa explique de uma forma que possamos compreender. 

Os pais certamente estão se esforçando, mas nem todos tem a condição ou o preparo adequado para ensinar, o que torna ainda mais frustrante a experiência tanto para eles como para as crianças.

Há relatos também de famílias que não possuem sequer uma televisão para que as crianças possam assistir as aulas, quanto mais acesso à internet. Então como poderiam acompanhar o ensino? Inclusive, dados recolhidos por uma escola pública apontam que somente 13% das crianças estão conseguindo acompanhar as aulas pela televisão ou internet.

É claro que também existem casos de sucesso, crianças que se adaptaram muito bem ao tipo de ensino, que conseguem acompanhar as aulas e realizar as atividades, no entanto, são uma minoria. 

O que dizer então aos pais? O principal é: não se culpem!!!

É algo novo, diferente e inesperado, tudo o que sai da rotina gera desconforto, uma situação assim então, é realmente muito difícil.

Então o melhor a fazer é conhecer suas crianças, entender e respeitar seus limites, ajudá-las a fazer o que é possível dentro das suas próprias limitações e não esperar que elas saibam lidar com tudo isso quando nós mesmos ainda estamos "processando" essas mudanças radicais em nosso estilo de vida.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você