Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Professor: muito mais do que educador no EAD

Professor: muito mais do que educador no EAD
InterEDTech Tecnologias Educacionais
out. 19 - 2 min de leitura
000

Com a digitalização dos programas educacionais professores tiveram que assumir novos papéis, atuando com mediadores do conhecimento e curadores de conteúdos online, por exemplo. 

Neste formato o conhecimento dos recursos tecnológicos, aliado ao entendimento de novas metodologias e  práticas pedagógicas fez com que fosse necessário o aperfeiçoamento dos metres - que tiveram que se adaptar rapidamente ao ambiente online sem nenhuma, ou com pouca,  capacitação ou suporte.

Este aperfeiçoamento se deu em espaços virtuais de aprendizagem das instituições de ensino, comunidades de professores e profissionais da educação, como o Educação do Futuro e em cursos online voltados para este público, como o Programa Edukator - Jornada Educador do Futuro.

Alunos e professores na sala de aula digital

Além das novas frentes que o professor precisou atuar, junta-se a preocupação constante com o aprendizado e absorção do conhecimento pelos alunos, que viram-se também em um neste contexto de adaptações. 

Enquanto presencialmente as aulas eram, com frequência, expositivas, no ensino remoto essa estratégia demonstra-se pouco efetiva. Devido à exposição, os estudantes ficam cansados, desmotivados e propensos a utilizar o computador para acessar redes sociais, deixando a aula de lado.

Para tentar mantê-los atentos, é necessário que o professor tente deixar a aula mais dinâmica, fazendo perguntas, mostrando vídeos, intercalando as falas com pausas para descontração e, é claro, utilizando bem a tecnologia.

O conhecimento tecnológico é necessário, porém não é o único fator que importa. Assim como em várias outras atividades, o primordial é o diálogo. Conversar com os estudantes para que falem como as aulas estão sendo conduzidas e o que pode melhorar, de acordo com suas opiniões, é uma alternativa. 

> Fala aí, Professor!

Assista o vídeo da série "Fala aí, Professor!" com Jeferson Pandolfo, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação e Diretor de Soluções Educacionais da Universidade Candido Mendes (UCAM) apresentando quais são as principais necessidades para que os profissionais do ensino consigam melhorar a dinâmica das aulas e alcancem um aprendizado significativo de seus alunos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você