Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Professores e EdTechs: uma parceria de sucesso

Professores e EdTechs: uma parceria de sucesso
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 22 - 3 min de leitura
000

Edtechs são empresas focadas em criar soluções inovadoras para a educação com uso da tecnologia. Cursos on-line, plataformas de ensino e jogos educativos são alguns dos serviços e produtos criados por elas, utilizando elementos como e-learning, gamificação, inteligência artificial e robótica no processo de aprendizagem.

O objetivo é tornar esse processo mais eficiente, rápido e atraente para os alunos, além de ajudar os educadores.

O Brasil conta com mais de 50 milhões de estudantes, por volta de 2 milhões de professores e 200 mil instituições de ensino regulares. Isso faz com que o país seja um solo fértil para as oportunidades que as Edtechs trazem para o ensino.

No Estado de São Paulo, por exemplo, 81% dos municípios já contrataram ONG's e empresas prestadoras de serviços de educação. Sendo predominante a atuação de empresas privadas  em municípios com até 50 mil habitantes. 

Soluções EdTechs na sala de aula

As soluções das EdTechs funcionam, por exemplo, como ferramentas  de facilitação para o entendimento do conteúdo, além de torná-lo ainda mais dinâmico e interessante.

A tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada são ótimas ferramentas para introdução de temas abstratos científicos e na contextualização de aulas de história, recriando cenários de momentos estudados. Lousas digitais podem apresentar materiais complexos de maneira mais interativa para os alunos.

Plataformas on-line podem ser usadas também para a entrega de trabalhos e tarefas, onde professores, educadores e tutores avaliam e acompanham o aprendizado de suas turmas. A partir disso, eles podem providenciar materiais complementares, como: webinars, ebooks e podcasts sobre os conteúdos abordados. 

EAD como ferramenta para professores

A pandemia do coronavírus também trouxe um desafio para professores em como educar a distância. A EAD, já difundida e praticada por algumas instituições,  foi a solução encontrada para que todos os alunos pudessem  acessar e acompanhar os programas educacionais.  

Cursos on-line estão cada vez mais disponíveis e tornam o ensino mais democrático e adaptado para cada aluno e objetivo. Esta modalidade também permite que professores possam elaborar diferentes jornadas de aprendizagem investindo na individualização do ensino e melhor desempenho de suas turmas e alunos. 

Além disso, a EAD promove a atualização de profissionais por meio de cursos e troca de experiências, complementando ainda mais suas formações acadêmicas e possibilitando maiores oportunidades de atuação no mercado educacional. 

Com essas ferramentas disponíveis o papel dos professores se torna ainda mais fundamental para a educação. São eles quem mediam as soluções ofertadas pelas EdTechs com as necessidades dos alunos. 

Juntos: edtechs, professores e instituições de ensino conseguirão construir a nova educação. Alinhando a busca pelo melhor aproveitamento dos alunos em sala de aula com o entendimento das novas práticas pedagógicas a partir da capacitação e atualização sobre as demandas do mundo atual.

>> Materiais gratuitos para Professores: 

Para entender um pouco mais sobre como as soluções inovadoras, principalmente as ofertadas pelas edtechs,  impactam diretamente o trabalho de educadores e professores e como adaptar-se a este novo cenário da educação, conheça a Semana do Educador do Futuro. 

Curso online e gratuito, que acontecerá entre os dias 28 à 30/09, com temas moldados especialmente para as principais necessidades sentidas pelos educadores atualmente. 

Inscreva-se em: 

http://evento.professoresexponenciais.com.br/

E ganhe confiança para atuar no contexto de ensino atual tendo a inovação como aliada!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você