Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a diferença entre chefe e líder?

Qual a diferença entre chefe e líder?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 21 - 3 min de leitura
000

Chefe e líder são dois conceitos utilizados para definir a pessoa que está a frente de uma equipe e setor. Porém, se diferenciam, principalmente em relação a maneira como executam este papel.

Podemos utilizar a frase do pensador Ralph Waldo Emerson para começarmos a entender estas diferenciações: "Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”.

Chefe

A principal característica de um chefe é a centralização do poder dentro de uma equipe, tendo na hierarquia de cargos a principal aliada no processo de trabalho e na definição de demandas.

Empresas que exigem papéis e nomenclaturas bem definidas e com pouca flexibilidade de gestão costumam contar com chefes de diferentes setores em um processo rígido e pouco aberto.

O chefe rígido, centralizador e pouco tolerante a opiniões e diferenças dentro da equipe ficou conhecido por olhar apenas para o resultado da produção e não para o processo e para os funcionários envolvidos - com suas percepções e diferentes potencialidades. 

Este perfil profissional, embora ainda presente atualmente, está cada dia mais dando lugar à líderes. Saiba mais sobre este novo perfil de gestor no tópico abaixo!

Líder

O Líder executa seu papel como gestor abrindo o processo de tarefas e metas do setor e da empresa para toda a equipe envolvida. Expondo o caminho a ser percorrido e os resultados buscados. 

Além disso, o líder inspira pelo próprio exemplo, sendo um profissional referência na área de atuação e na percepção de talentos. É o líder quem identifica as habilidades e potenciais de cada membro de sua equipe colocando-os em cargos e tarefas que eles desenvolvam com maior facilidade e envolvimento. 

É esta forma de gestão que consegue extrair o melhor de cada integrante de seu time de trabalho, estimulando-os no aprimoramento de suas atividades habituais, além do constante aprendizado em novas formas de ser e pensar sobre o cargo assumido. 

O líder cobra, mas dando as ferramentas de melhorias com comunicação aberta e humanizada.  As novas gerações - já presentes em espaços de trabalho - buscam líderes e não chefes, para servirem de mentores de suas carreiras. 

Esperamos que esta breve explicação tenho lhe ajudado a entender a diferença entre líder e chefe, e como a empatia pode fazê-lo sempre melhorar e evoluir!

Deixe nos comentários suas dúvidas e questionamentos.

>> Para saber mais sobre o assunto:

Assista a Websérie Gratuita Liderança de Alta Performance, garantimos que ela irá clarear ainda mais seu entendimento sobre esta questão tão presente em empresas e organizações. 

Clique aqui e inscreva-se!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você