Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qualificação na Quarentena

Qualificação na Quarentena
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 27 - 4 min de leitura
000

Aproveite a transformação digital causada pela pandemia para adquirir novas habilidades e se tornar um melhor profissional e empreendedor.

Junto com a quarentena, decorrente da pandemia, ocorreu não só a transformação digital, mas também mudanças no mercado de trabalho. Os empregadores perceberam que alguns serviços podem ser tranquilamente executados de forma remota e as vagas que não eram essenciais ficaram evidentes. Por isso, utilize o período do distanciamento social para se qualificar como profissional e se adaptar aos meios tecnológicos.

Pós-pandemia os profissionais irão enfrentar um mercado de trabalho ainda mais digitalizado e exigente. Diante desse cenário, aproveite o tempo livre proporcionado pela quarentena para adquirir novas habilidades que possam complementá-lo como profissional e prepará-lo para empreender.

Pequenas empresas, como também funcionários, devem se adaptar à transformação tecnológica que a Covid-19 submeteu o mercado de trabalho. Assim, a afinidade com os meios tecnológicos é um dos requisitos essenciais em vagas de emprego. Por isso, busque cursos que possam ampliar e demonstrar seu conhecimento sobre o mundo digital. Por exemplo: se você for do setor de comércio e serviços, procure saber mais sobre marketing e vendas online.

Outro aspecto da transformação digital que veio para ficar é o home office. Para trabalhar em casa mantendo um bom desempenho é preciso saber usar ferramentas digitais. Pesquise e estude meios de comunicação online e de trabalho a distância, mostrando que tem domínio sobre essa prática e que é capaz de trabalhar em casa mantendo a mesma qualidade.

A nova realidade fará com que empresas proporcionem mais liberdades para os seus funcionários. Por outro lado, isso significa uma menor segurança e menor vínculo do empregado com o empregador. Sendo assim, é fundamental inovar para que você, mesmo como um profissional empreendedor, possa garantir sua segurança.

Ser um profissional criativo e empreendedor é um diferencial em um mercado de trabalho com vagas cada vez mais escassas. Logo,  apenas ficar atualizado na sua área não é o suficiente para você se destacar. Também é preciso ter características empreendedoras. Para adquiri-las, além de qualificação no seu nicho, é importante compreender as mudanças na sociedade para atender às novas demandas.

Portanto, não faça cursos somente na sua área, busque também adquirir  habilidades inovadoras. Não fique restrito a se qualificar naquilo que as empresas já esperam de um profissional. Características empreendedoras como autonomia e criatividade exigem uma percepção geral do mercado profissional e suas transformações.

Caso não tenha uma área específica para se aprofundar, invista em setores que estão ganhando força no momento, como assistência social na saúde, logística e, principalmente, tecnologia. Também fique atento às novas tendências e modernizações impostas pelo digital, por exemplo vendas e educação online. A comunicação também é algo que deve ser aperfeiçoado. Saber dialogar e se comportar em situações de crise é mais um requisito que o profissional do futuro deve dominar.

Como me qualificar?

Comece se perguntando por que está buscando conhecimento. Pode ser para aprofundar o que já sabe, atualizar-se ou conquistar novas habilidades. Com a pandemia, várias instituições de ensinos mundiais, plataformas, empresas e fundações estão oferecendo cursos online gratuitos e pagos. Pesquise cursos sobre a sua área profissional. Mas não se esqueça de adquirir novas habilidades, pois elas serão um diferencial durante a disputa por uma vaga.

Há cursos para profissionais liberais de diferentes áreas, inclusive para educadores e também para pequenos empreendedores se desenvolveram. Por isso, aproveite a Internet para descobrir palestras, aulas online e cursos livres. Mas veja se eles oferecem certificados. O importante é escolher opções que preencham os espaços do seu currículo ou que façam você ser um profissional mais competitivo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você