Para ser um líder, é necessário o entendimento das habilidades profissionais e pessoais de você mesmo e também dos membros da sua equipe.
Gerenciar times com indivíduos de diferentes perfis e capacitações técnicas, além de desenvolver suas próprias potencialidades são itens que fazem parte do trabalho de um bom líder.
Conhecer as chamadas Hard e Soft Skills é fundamental neste processo!
Hard e Soft Skills
São denominadas Hard e Soft Skills as capacidades e habilidades de um indivíduo e se diferenciam por atuarem em campos complementares: técnica X subjetividade.
Hard Skills: São chamadas as habilidades que podem ser mensuradas de alguma forma. Podem ser aprendidas em cursos, livros, treinamentos, entre outros.
Alguns exemplos de hard skills: proficiência em língua estrangeira, graduação, especialização, cursos técnicos e desenvolvimento de softwares.
Soft Skills: São habilidades subjetivas e individuais de cada profissional, relacionadas a crenças, personalidade, caráter e valores.
As soft skills estão ligadas ao relacionamento e interpessoal e a comunicação. São competências que nem sempre estão relatadas no currículo, mas são importantíssimas dentro de uma organização.
Exemplos de soft skills: resiliência, boa comunicação, flexibilidade, proatividade, ética e espírito de equipe.
Atualmente, a união entre as competências técnicas e subjetivas são extremamente valorizadas no mercado - sendo indissociáveis para a formação de um bom profissional.
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