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Webinars: tudo o que você precisa saber

Webinars: tudo o que você precisa saber
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 9 - 5 min de leitura
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Promover webinars é uma forma bastante eficiente de incrementar, ao mesmo tempo, o marketing de conteúdo e de relacionamento da sua empresa. Isso porque, eles aumentam o engajamento, reforçando, a partir da produção de conteúdo, a comunicação do seu negócio com seu público-alvo.

O que é um webinar?

Webinar é um seminário online em vídeo gravado ou ao vivo, que visa engajar o público-alvo de um negócio, educando-o. Por isso, essas palestras devem abordar temas relacionados à empresa, que sejam relevantes para o seu público.

Para o que serve um webinar?

Este tipo de seminário gera e qualifica leads, ou seja, quando você fornece suas informações de contato, como nome e e-mail, em troca de uma oferta da empresa. Isso ocorre pois os webinars permitem uma maior interação da audiência via chat, conectando a empresa com o seu público-alvo, por meio de palestras de seus diretores ou especialistas.

Logo, essa é uma ótima maneira de complementar o marketing digital do seu negócio, uma vez que webinars podem originar outros conteúdos para a sua marca, como blogs, e-books e podcasts. E ainda aumentar o tráfego do seu site.

Webinars também são úteis para conseguir a atenção do público, cada vez mais disputada pelos milhares de conteúdos disponíveis na Internet. Assim, mais leads de qualidade são atraídos, aumentando as oportunidades de venda da empresa.

Os seminários feitos ao vivo oferecem um diferencial. Eles proporcionam ao público maior participação, devido ao palestrante poder responder, simultaneamente, as dúvidas dos participantes. Além disso, a empresa pode se colocar como autoridade no mercado.

Dessa forma, um webinar é capaz não só de atrair leads, mas também de convertê-los em clientes ou fidelizar os antigos, fazendo com que as pessoas avancem no funil de vendas.

Como deve ser um webinar?

Um webinar deve ser planejado pensando em proporcionar informações que despertem interesse no público-alvo da empresa. Somente assim, os leads desejados serão atraídos. Também é importante que o organizador do evento siga um cronograma.

Definir o tema e palestrante

É fundamental que o assunto abordado durante o seminário seja relevante para o público-alvo. Depois de definir o tema, é preciso escolher e entrar em contato com o palestrante. A decisão da pessoa que irá ministrar o webinar é um passo fundamental.

Para realizar essa escolha, a empresa precisa levar em conta, principalmente, o domínio e a habilidade do palestrante de falar em público. Isso porque ele será o responsável por toda a dinâmica do webinar e por manter o interesse do público, convertendo-o em clientes. Desse modo, o indivíduo deve ter um roteiro pré-produzido. Também é bom que haja uma apresentação com imagens e poucos textos para os participantes acompanharem durante o webinar.

A dinâmica do webinar deve ser centrada no tema escolhido e reservar alguns minutos para apresentar o produto ou serviço oferecido pela empresa. Ao final, os participantes podem ser convidados para acompanhar as redes sociais da marca.

Escolha da plataforma

Esse é um passo importante, pois a experiência do público está diretamente ligada à plataforma escolhida. Por conta disso, a transmissão deve ser de qualidade. As principais plataformas existentes para webinar são: WebinarJam, GoToWebinar, YouTube Live, Zoom e Facebook.

As plataformas criadas para transmitir webinars, como o WebinarJam e GoToWebinar oferecem mais recursos. Já as outras são mais limitadas, porém não deixam de ter vantagens. O YouTube, por exemplo, possibilita a monetização de vídeos, além de ser mais popular, assim como o Facebook.

É importante estar certo de que os participantes saibam como acessar a plataforma. Por isso, caso for preciso, envie um pequeno tutorial ou links para facilitar o acesso.

Conseguir participantes e divulgação

Para seu webinar ter audiência, ele precisa de uma landing page, local em que as pessoas irão se inscrever para participar do evento. Ela deve contar com um texto explicativo curto, direto e chamativo. O mesmo vale para o título do webinar. Também é essencial ter um espaço para que o público preencha dados para contato.

Uma estratégia de divulgação terá que ser montada para atrair participantes. O convite do webinar e o link de acesso para sua landing page devem estar disponíveis em todas as redes sociais da marca. Para um maior alcance, você pode fazer o uso de propagandas pagas nas redes sociais.

A divulgação pode contar com calls to action, ou seja, convites para as pessoas participarem do evento. Ela também deve ser intensificada conforme o webinar se aproxima.

Pós-webinar

Depois que o evento for concluído, a empresa pode enviar uma pesquisa de satisfação aos participantes para saber mais sobre o seu público e consertar as falhas apontadas. Os resultados de audiência, como tempo e hora de visualização, também devem ser analisados.


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