[ editar artigo]

Como as aprendizagens visíveis mudaram a dinâmica das minhas aulas

Como as aprendizagens visíveis mudaram a dinâmica das minhas aulas

As aprendizagens visíveis mudaram a dinâmica das minhas aulas. Após 20 anos de sala de aula, não pensei que pudesse aprender algo tão significativo para minha atuação na área da educação – sou professora de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Médio. Conheci as aprendizagens visíveis por meio da Julia Andrade, minha professora em um dos módulos do curso de pós-graduação que estou cursando no Singularidades.

Julia Andrade, serei eternamente grata a você por ter me apresentado a importância de deixar visível o pensamento dos discentes para que façamos, de fato, um acompanhamento do processo fascinante de aprendizagem e intervir quando necessário. Não podemos desprezar todo um processo para avaliar nossos alunos só em provas pontuais que, muitas vezes, exigem apenas que o conteúdo seja decorado. Aprender é muito mais do que isso. Avaliar é muito mais do que isso. Quem quiser conhecer como foi que vivencie essa experiência como aluna da Julia, fiz um relato disso em uma das postagens do meu blog (professora Amábile Bianca): 

https://profamabilebianca.blogspot.com/2020/10/rotinas-de-pensamento-como-deixar.html

Aprendizagem Visível

Educação do Futuro
Amábile Bianca
Amábile Bianca Seguir

Professora de Língua Portuguesa e psicopedagoga. Bacharel e licenciada em Letras (Português e Espanhol) e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Aluna de pós-graduação em Metodologias Ativas no Singularidades.

Ler conteúdo completo
Indicados para você