Aprender na prática com atividades que proporcionem autonomia e real entendimento dos conteúdos repassados é uma das soluções que a Aprendizagem Visível promove em sala de aula.
Mas como fazer isso no dia a dia? E mais ainda, de maneira criativa e interessante para os alunos?
Para debater sobre esta questão a Comunidade Educação do Futuro irá realizar uma live especial nesta terça-feira, 27, às 18h30, com o tema "Como fazer a Aprendizagem Criativa Visível?", com a participação de educadores e pesquisadores que utilizam a aprendizagem visível em suas rotinas, são eles:
Carmen Sforza: Coordenadora de projetos no Instituto Catalisador. Mestre em Direito e mestranda em educação pela UDE, Uruguai.
Paola Salmona Ricci: Catalisadora desde 2015, colabora com o Instituto Catalisador desenhando projetos e articulando parcerias. Na Avenues São Paulo atua como professora de Future Literacy / Design Thinking / Aprendizagem Criativa.
Rui Zanchetta: Educador e pesquisador, formado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo e certificado pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em “Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom”.
Simone Kubric Lederman: Co-Criadora e gestora do Instituto Catalisador, Mestre em Psicologia da Educação e Pedagoga (FEUSP).
O evento será mediado por:
- Julia Pinheiro Andrade: Fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz.
Serão debatidos os seguintes tópicos na live, como:
O que foi o Projeto de Oficinas de Invenção e Criatividade
Por que fazer aprendizagem criativa mão na massa?
O que aprendemos de diferente pensando com as mãos?
Como tornar esse pensamento visível e documentado?
O que podemos fazer online?
Não perca este conteúdo incrível e saiba como estimular a criatividade dos seus alunos através de aprendizagem ativa!
Ative o lembrete agora mesmo!
Saiba mais sobre os convidadas:
Carmen Sforza: Coordenadora de projetos no Instituto Catalisador. Mestre em Direito e mestranda em educação pela UDE, Uruguai. Aprofundou-se em Metodologias Ativas de Aprendizagem, no Instituto Singularidades e Escola 4.0 Desenvolvimento de atividades Maker (Unicamp). Certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pela Harvard Graduate School, Project Zero.
Paola Salmona Ricci: Catalisadora desde 2015, colabora com o Instituto Catalisador desenhando projetos e articulando parcerias. Na Avenues São Paulo atua como professora de Future Literacy / Design Thinking / Aprendizagem Criativa. Mestre em Tecnologia e Media pelo Teachers College, Universidade Columbia, cursou a especialização em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades.
Rui Zanchetta: Educador e pesquisador, formado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo e certificado pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em “Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom”. É fundador da Casa de Makers, um espaço que integra Ciências, Artes e Tecnologias, e atualmente coordena o Co.Lab, laboratório de inovação da Avenues-SP. Na Casa de Makers atua no desenvolvimento de projetos integrados e formação de professores das escolas parceiras. Na Avenues-SP atua como professor de Design e Engenharia e é responsável pelo currículo de programação criativa do Ensino Fundamental 2 e Médio.
Simone Kubric Lederman: Co-Criadora e gestora do Instituto Catalisador, Mestre em Psicologia da Educação e Pedagoga (FEUSP). Foi educadora no Colégio Santa Cruz, no Programa de Apoio à Escolarização Trapézio e na pós-graduação do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Aprofundou-se em Aprendizagem Criativa (no MIT) e em Aprendizagem Centrada no Fazer (em Harvard).
Julia Pinheiro Andrade: Fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas. Autora de diversos livros, sendo o mais recente a coautoria do livro Metodologias ativas para uma educação inovadora (Penso, 2018) e a plataforma-livro Currículo e Educação Integral na Prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019)
Educação é de todos e para todos. Esta comunidade tem o objetivo de abrir a reflexão deste tema para todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à educação.