[ editar artigo]

“Como fazer a Aprendizagem Criativa Visível?” é o tema da live nesta terça-feira, 27/04!

“Como fazer a Aprendizagem Criativa Visível?” é o tema da live nesta terça-feira, 27/04!

Aprender na prática com atividades que proporcionem autonomia e real entendimento dos conteúdos repassados é uma das soluções que a Aprendizagem Visível promove em sala de aula.

Mas como fazer isso no dia a dia? E mais ainda, de maneira criativa e interessante para os alunos? 

Para debater sobre esta questão a Comunidade Educação do Futuro irá realizar uma live especial nesta terça-feira, 27, às 18h30, com o tema "Como fazer a Aprendizagem Criativa Visível?", com a participação de educadores e pesquisadores que utilizam a aprendizagem visível em suas rotinas, são eles: 

  • Carmen Sforza: Coordenadora de projetos no Instituto Catalisador. Mestre em Direito e mestranda em educação pela UDE, Uruguai.

  • Paola Salmona Ricci: Catalisadora desde 2015, colabora com o Instituto Catalisador desenhando projetos e articulando parcerias. Na Avenues São Paulo atua como professora de Future Literacy / Design Thinking / Aprendizagem Criativa.

  • Rui Zanchetta: Educador e pesquisador, formado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo e certificado pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em “Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom”.

  • Simone Kubric Lederman: Co-Criadora e gestora do Instituto Catalisador, Mestre em Psicologia da Educação e Pedagoga (FEUSP).

O evento será mediado por: 

  • Julia Pinheiro Andrade: Fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. 

Serão debatidos os seguintes tópicos na live, como:

  • O que foi o Projeto de Oficinas de Invenção e Criatividade

  • Por que fazer aprendizagem criativa mão na massa?

  • O que aprendemos de diferente pensando com as mãos?

  • Como tornar esse pensamento visível e documentado?

  • O que podemos fazer online?

Não perca este conteúdo incrível e saiba como estimular a criatividade dos seus alunos através de aprendizagem ativa!

Ative o lembrete agora mesmo!

Saiba mais sobre os convidadas:

  • Carmen Sforza: Coordenadora de projetos no Instituto Catalisador. Mestre em Direito e mestranda em educação pela UDE, Uruguai. Aprofundou-se em Metodologias Ativas de Aprendizagem, no Instituto Singularidades e Escola 4.0 Desenvolvimento de atividades Maker (Unicamp). Certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pela Harvard Graduate School, Project Zero.

  • Paola Salmona Ricci: Catalisadora desde 2015, colabora com o Instituto Catalisador desenhando projetos e articulando parcerias. Na Avenues São Paulo atua como professora de Future Literacy / Design Thinking / Aprendizagem Criativa. Mestre em Tecnologia e Media pelo Teachers College, Universidade Columbia, cursou a especialização em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades.

  • Rui Zanchetta: Educador e pesquisador, formado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo e certificado pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em “Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom”. É fundador da Casa de Makers, um espaço que integra Ciências, Artes e Tecnologias, e atualmente coordena o Co.Lab, laboratório de inovação da Avenues-SP. Na Casa de Makers atua no desenvolvimento de projetos integrados e formação de professores das escolas parceiras. Na Avenues-SP atua como professor de Design e Engenharia e é responsável pelo currículo de programação criativa do Ensino Fundamental 2 e Médio.

  • Simone Kubric Lederman: Co-Criadora e gestora do Instituto Catalisador, Mestre em Psicologia da Educação e Pedagoga (FEUSP). Foi educadora no Colégio Santa Cruz, no Programa de Apoio à Escolarização Trapézio e na pós-graduação do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Aprofundou-se em Aprendizagem Criativa (no MIT) e em Aprendizagem Centrada no Fazer (em Harvard).

  • Julia Pinheiro Andrade: Fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas. Autora de diversos livros, sendo o mais recente a coautoria do livro Metodologias ativas para uma educação inovadora (Penso, 2018) e a plataforma-livro Currículo e Educação Integral na Prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019)

 

 

Aprendizagem Visível

Educação do Futuro
Educação do Futuro
Educação do Futuro Seguir

Educação é de todos e para todos. Esta comunidade tem o objetivo de abrir a reflexão deste tema para todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à educação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você