[ editar artigo]

Jogo das frações

Jogo das frações

A ideia era apresentar o conteúdo de forma divertida e sem complicações.

Quando vou iniciar um conteúdo penso sempre qual seria a melhor maneira de apresentar aos alunos para que se interessem pelo assunto, se envolvam e se engajem. Acredito que esse seja o sonho de todo professor, não é mesmo?

Ao me deparar com o conteúdo sobre frações para uma turma de 4° ano, resgatei em minha memória o que ficou marcado em mim sobre esse tema. E claro, veio aquele monstro de 7 cabeças e o sentimento, "Pra quê aprender isso?"

Não era esse sentimento que queria que meus alunos tivessem no futuro. E então, busquei formas de apresentar o conteúdo antes de apresentar os números fracionários. Meu objetivo era que entendessem primeiramente que, frações, são partes de um todo.

Foi aí que cheguei no jogo das frações. 

Primeiro perguntei aos aluno o que sabiam sobre "FRAÇÕES"...onde já viram essa representação numérica e o que gostariam de aprender sobre isso. (SQA)

Foi apresentado as regras, o objetivo do jogo e as palavras-chaves que deveriam falar durante as partidas (inteiro, metade, um quarto e um oitavo).

Regras:

  • Grupos de 3 a 6 jogadores. 

  • Objetivo: ter o maior número de círculos inteiros (amarelo).

  • círculos verdes: duas partes;

  • círculos rosas: quatro partes;

  • círculo azul: oito partes;

  • círculo amarelo: um inteiro;

  • Os jogadores deverão lançar o dado e o jogador que sortear o maior número começa o jogo. Seguir no sentido horário.

  • O jogador lança o dado e anda a quantidade de casas indicadas.

  • O jogador deverá pegar a quantidade de partes e da cor  indicada na casa sorteada.

  • O jogador deverá ir formando círculos com as partes que ganhou até completar o círculo.

  • NOS POSTOS DE TROCA o jogador poderá trocar os círculos formados por partes por um círculo inteiro.

  • Nas casas DEVOLVER o jogador deverá devolver uma de suas parte, aquela que ele escolher.

  • Nas casas ESCOLHER o jogador poderá escolher uma das partes da mesa.

Durante o processo do jogo utilizei as rubricas de observações para avaliar a aprendizagem dos alunos.

Ao final da aula sistematizamos o que aprendemos em um registro no caderno, voltamos ao documento individual (SQA) e claro, durante todo o semestre ele pediam: "Vamos jogar o jogo das frações?"

Percebi que este início sobre frações foi muito mais tranquilo e com certeza mais visível para que pudessem entender os conteúdos futuros como: frações equivalente, frações de quantidade, entre outros. 

Tenho certeza que esta aprendizagem ficou marcada!!!

 

 

Aprendizagem Visível

Educação do Futuro
Ler conteúdo completo
Indicados para você