[ editar artigo]

Onde ler mais sobre Rotinas de Pensamento Visível em Português?

Onde ler mais sobre Rotinas de Pensamento Visível em Português?

Quem está acompanhando nossas lives e posts aqui na comunidade de Aprendizagem Visível já está se perguntando onde ler mais em português sobre o tema. A imensa pesquisa de mais de 50 anos do Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard é a grande referência quando o assunto é como tornar uma rotina, uma cultura em sala de aula, o pensamento visível dos estudantes, porém, os livros sobre esse tema são todos em inglês (CHURK; RICHHART, 2020; RICHHART, 2015; RICHHART et al, 2011).

As rotinas de pensamento, originalmente formuladas em inglês. Para quem lê inglês e espanhol, temos disponível toda a "caixa de ferramentas" das rotinas de pensamento do Project Zero desde 2020 no site oficial do projeto.

Ainda não temos um grande arsenal em português, mas o que temos é muito valioso. O Instituto catalisador é uma fonte de inovação e uma referência na pesquisa prática com rotinas de pensamento com escolas públicas e organizações do terceiro setor. No seu site há muitas experiências incríveis e, no site das propostas mão na massa (maker)do Project Zero (o projeto Agency by Design), há várias traduções para o português desenvolvidas pelo Instituto Catalizador: conheça essas rotinas em português aqui

No Brasil temos diferentes traduções das Rotinas de Pensamento disponíveis. Gostamos de citar como referência o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana Lencastre para a Unicamp, um ebook da Fundação Telefônica organizando um Menu de Aprendizagens para Docentes, e um artigo ilustrado que escrevemos sobre nossa Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem, publicado no ebook aberto Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado (ANDRADE, 2020, pp.226-235).

Em breve teremos mais novidades e traduções em português! Aguardem e acompanhem!!! :)

Referências Citadas:

ANDRADE, J.A. "A Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem e a centralidade da tecnologia digital". In: Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 3. Paraná: Atena Editora, 2020, v.1, p. 225-231. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3401>

LENCASTRE, J. “Rotinas de pensamento: construindo uma cultura de pensar para desenvolvimento da autonomia intelectual e moral”. Trabalho de Conclusão de Curso/UNICAMP, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1

RITCHHART, R.;  CHURCH, Mark. The power of making thinking visible. Practices to engaje and empower all learners. San Francisco: Jossay-Bass, 2020.

RITCHHART, R. Creating cultures of thinking: The 8 forces we must master to truly transform our schools. John Wiley & Sons, 2015.

RITCHHART, R; CHURCH, Mark; MORRISON, Karin. Making thinking visible: How to promote engagement, understanding, and independence for all learners. San Francisco: Jossay-Bass, 2011.

Aprendizagem Visível

Educação do Futuro
Julia Pinheiro Andrade
Julia Pinheiro Andrade Seguir

Sou educadora apaixonada há mais de 20 anos e, desde 2019, fundadora da Ativa Educação. Atuo como consultora pedagógica em redes públicas e privadas e sou professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz.

Ler conteúdo completo
Indicados para você