[ editar artigo]

Saúde mental: entenda o que é e como cuidar da sua!

Saúde mental: entenda o que é e como cuidar da sua!

Hoje em dia é comum ouvirmos falar sobre saúde mental, não é mesmo?

A busca por qualidade de vida de maneira integral é crescente, principalmente, em tempos de incertezas e mudanças, como este que vivemos. 

Para termos uma ideia, o número de pessoas com ansiedade e depressão aumentou durante a pandemia. A restrição de circulação, falta de convívio, medo e a crise financeira foram alguns dos motivos que potencializaram os casos. 

Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 países apontou que o Brasil lidera os casos de ansiedade e depressão neste período, com 63% e 59% respectivamente do total de entrevistados. 

Estes dados revelam a importância cada vez maior de se atentar à saúde mental e buscar alternativas para o equilíbrio entre corpo e mente.

Mas afinal de contas, você sabe o que significa saúde mental? 

Entenda um pouco mais sobre este conceito, além de conferir dicas especiais que nós da Comunidade Educação do Futuro listamos para te ajudar a cuidar da sua saúde mental!

O que é saúde mental? 

O conceito de saúde, como um todo, pode ser entendido como a ausência de doenças.

Mas ele vai muito além disso!

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o conceito é bastante amplo e inclui o estado completo de bem-estar físico, mental e social. 

Ou seja, a saúde mental é parte fundamental da formação da saúde de uma pessoa. 

É ela que define como cada pessoa consegue lidar com os desafios da rotina, cada dia mais acelerada e exigente, e dos estresses do mundo moderno. 

A saúde mental engloba uma série de comportamentos e hábitos que proporcionam boa disposição mental e psicológica para viver bem. 

Além disso, com o bem-estar mental em dia é possível reconhecer seus pensamentos e emoções para desenvolver suas atividades e relações.

Mas e como conquistar uma saúde mental em dia?

Dicas para cuidar da saúde mental

Desenvolver bons hábitos e uma rotina de autocuidado nem sempre é fácil.

O ritmo acelerado e as grandes exigências relacionais e profissionais fazem com que a saúde mental fique em segundo plano.

Mas com a incorporação de alguns itens em seu dia-a-dia será mais fácil começar a se perceber e criar uma nova forma de cuidar da sua saúde mental.

Confira!

Sono e descanso

Descansar é preciso e uma boa noite de sono reflete diretamente na sua saúde mental. 

Se afastar do boom de informações e estímulos antes de dormir ajuda a criar uma rotina de descanso que é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e no equilíbrio emocional.

Ajudando não só na rotina profissional e acadêmica, mas também na clareza dos pensamentos e ações durante o dia. 

Exercícios Físicos

Os exercícios físicos ajudam não só o corpo, mas também a mente.

Através deles é feita a liberação de substâncias no organismo proporcionando sensações de conforto e bem estar, ajudando inclusive a diminuir níveis de estresse, ansiedade e depressão. 

Meditação

Meditar faz parte da sua rotina? Se ainda não faz, comece a considerar hoje mesmo!

Com esta prática você conseguirá focar a atenção no momento presente, buscando maior concentração e tranquilidade para lidar com os desafios e situações do hoje - diminuindo e até eliminando preocupações futuras (ansiedade) e estresses. . 

A meditação pode ser feita com exercícios de controle de respiração, atenção plena e até mesmo com o auxílio de alguém para guiar sua atividade.

Busque a modalidade que faça sentido para você e comece a colocar a meditação em sua rotina!

Relações Interpessoais

Se relacionar com outras pessoas é fundamental para a saúde mental.

Cultivar as conexões e vínculos com familiares e amigos auxiliam cada pessoa a entender suas emoções e pensamentos, compartilhando experiências, vivências e objetivos. 

Com a pandemia, o convívio presencial foi extremamente prejudicado. Foi necessária a adaptação da comunicação para que as trocas fossem mantidas. 

Mostrando que ela é fundamental, mesmo em situações extremas, para o bem-estar mental. 

Autoconhecimento

Este item é o principal para a saúde mental.

Se conhecer é entender o que faz sentido para sua vida e quais são suas buscas mais profundas. 

É crescente o número de pessoas que fazem terapia, por exemplo. 

Nestes momentos o indivíduo entra em contato com seu inconsciente e aprende a entender seus padrões de comportamento e emoções.

Isto ajuda a potencializar a saúde mental, contribuindo para a melhora de suas capacidades, emoções e formas de se relacionar.

Agora que você já viu o que é saúde mental e algumas dicas para cuidar dela, que tal começar a aplicar?

Comente abaixo se você já possui algum hábito neste sentido!

Blog Educação do Futuro

Educação do Futuro
Educação do Futuro
Educação do Futuro Seguir

Educação é de todos e para todos. Esta comunidade tem o objetivo de abrir a reflexão deste tema para todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à educação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você