[ editar artigo]

Além do Histórico Escolar, o aluno no centro do processo

Além do Histórico Escolar, o aluno no centro do processo

Já parou para pensar que quando você concluiu o Ensino Médio ganhou um Certificado de Conclusão e o seu Histórico Escolar, que outro registro se lembra de ter conquistado? O objetivo deste texto será sugerir outra forma de registro, que faça o aluno ser protagonista nesta construção e que seja significativo pensando que vivemos hoje num mundo globalizado, diverso, conectado, criativo, ágil e em transformação.

Temos na nossa lembrança as nossas vivências, amigos, professores, algumas anotações, recordações e materiais que foram guardados, mas muito do que aconteceu neste período não temos registro. Será porque não valorizamos isso ou não tínhamos recursos digitais para isso? Muitas coisas, com certeza, esquecemos.

Hoje temos uma gama de recursos, meios e ferramentas digitais que nos possibilitam guardar alguns momentos e recordações através de fotos, vídeos e outras mídias. Temos também como organizar e armazenar estes registros em álbuns digitais, canais no Youtube, Blog, Podcast, Sites e mais. Também é possível divulgar isso para o mundo! Avançamos aqui em recursos digitais para registrar, armazenar e divulgar nosso conteúdo, acredito também que avançamos no uso destes recursos como forma de ensino-aprendizagem na sala de aula e na divulgação de projetos, eventos e ações dentro da escola, mas avançamos no uso destes recursos como uma forma individual do aluno registrar o seu período escolar e suas habilidades, competências, saberes, interesses ou projetos? 

Como é isso hoje? Alunos que finalizaram o Ensino Médio recentemente, respondam aqui: o que vocês levam de registro do seu período escolar? Sabemos que vocês adoram estar com os amigos, fotografar, fazer vídeos, usam o TikTok, usam redes sociais para postar, enfim, isso vocês já fazem, mas um registro do que fazem nos seus projetos escolares, suas poesias, seus textos, suas produções, ilustrações, invenções, ações que participou, campeonatos, maratonas, medalhas, Olimpíadas artísticas, esportivas, culturais, Olimpíada de Matemática, Olimpíada de Robótica e outras, ou seja, você e suas habilidades para mostrar para o mundo, vocês fazem este registro? Vocês têm isso concentrado em um único local de forma digital? Já pararam para pensar nisso? Para que seria útil? Quanta coisa teria para registrar...

Que tal criar um Portfólio Digital?

Pensando no Ensino Médio, em alunos deste segmento, que apresentam maior autonomia para uso dos recursos digitais, segue abaixo alguns objetivos do que o portfólio escolar digital individual poderá promover além de ser uma maneira de registrar a trajetória escolar do aluno ao longo do Ensino Médio: 

1) prepará-lo para as necessidades mais abrangentes e atuais da sociedade, como colocado aqui em textos na Comunidade Educação do Futuro no grupo "Educação Internacional" da importância de se preparar para uma Universidade no exterior que significa ir além de saber a língua estrangeira;

2) torná-lo protagonista e autor no processo da sua trajetória educacional;

3) levá-lo a reflexão sobre suas habilidades e competências, suas escolhas na carreira profissional, seus sonhos, planos, definindo os seus interesses;

4)  identificar as competências socioemocionais que escolheram como prioritárias para si mesmos e, assim, caminhar para um desenvolvimento integral, para conquistas pessoais e profissionais no futuro.

Hoje temos ferramentas digitais como o Google Sites, Wakelet, Sway, Seesaw, Bulb entre outras que possibilitam a criação de um Portfólio Digital. Para colocar em prática a sua construção uma sugestão seria incorporar a sua criação em "Projeto de Vida", outras questões e assuntos temos que explorar e dialogar para colocá-lo em prática, mas fica aqui lançada a ideia.

Abraços virtuais, Luciane.

Crédito da foto da capa: Photo by Baim Hanif on Unsplash

Educação do Futuro
Luciane Pakrauskas Vellozo
Luciane Pakrauskas Vellozo Seguir

Atuo na área de Tecnologia Educacional.

Ler conteúdo completo
Indicados para você