[ editar artigo]

Algumas tendências do mercado educacional.

Algumas tendências do mercado educacional.

 

O ano está começando e tenho certeza que se você trabalha com gestão educacional já está pensando no planejamento do ano letivo de 2022. E, ao iniciar o planejamento é preciso estar atento às tendências do mercado para não perder nenhuma oportunidade, não é mesmo?

Acompanhe o nosso artigo sobre TENDÊNCIAS PARA O MERCADO EDUCACIONAL EM 2022 e mantenha a sua instituição de ensino na vanguarda.

O QUE ESPERAR DE INOVAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL?

Estamos vivendo em um cenário sem precedentes, vindo de uma pandemia que obrigou todo o mundo a enxergar novas formas de trabalhar e estudar. Fomos obrigados a acelerar o processo de transformação digital e hoje a realidade está aí: ensino híbrido, escolas conectadas, ensino personalizado, gestores e equipes pedagógicas sendo obrigadas a entender e se adaptar aos seus novos papéis na educação e a escolha e utilização de inúmeras plataformas online dedicadas à educação.

Mas, o que devemos esperar para 2022 neste novo cenário educacional?

TENDÊNCIA 1 - ENSINO HÍBRIDO

Nos últimos 2 anos este foi o tema mais discutido entre pais, professores e gestores. Sem dúvidas, ele é o protagonista da vez, mesmo não havendo um consenso entre os educadores, não há como negar que ele veio para ficar.

É notório que o sistema híbrido requer mais atenção e aprimoramento para que se adeque às necessidades e realidade de cada escola. Ele foi implantado de forma emergencial na maioria das instituições e agora os gestores precisam se dedicar a combinar o uso de ambientes remotos e presenciais, estruturar as aulas de forma que o aluno possa aproveitar o melhor de cada um destes ambientes e, principalmente, investir na capacitação de seu corpo docente para que estejam aptos a estimular suas turmas e extrair o melhor que esta nova estrutura pode oferecer.

TENDÊNCIA 2 - EDUCAÇÃO 5.0

O ponto mais discutido aqui é repensar o currículo escolar e aprimorar a formação de professores para que o foco do ensino seja a integração e desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e comportamentais.

Na Educação 5.0 é estimulada a utilização de tecnologia de forma saudável e produtiva, através de plataformas digitais de educação, promovendo mais qualidade de vida e equilíbrio entre o uso de recursos tecnológicos no dia a dia.

Fica claro o objetivo de desenvolver alunos com maior autonomia e promover a premissa que todos são capazes de aprender e de colaborar com a própria educação. Merecem destaque o desenvolvimento de competências socioemocionais, idiomas e linguagens digitais, todos focados no preparo dos alunos para a vida em sociedade.

TENDÊNCIA 3 - ENSINO PERSONALIZADO

Levando em consideração que cada pessoa aprende de um jeito, a personalização do ensino é uma estratégia que usa recursos tecnológicos para observar características individuais do aluno e adaptar o ensino ao seu perfil.

As tecnologias educacionais deixam o ensino mais atraente para os alunos e estimulam o aprendizado personalizado, possibilitando que o aluno escolha o que vai aprender e o professor atua como um facilitador neste processo.

TENDÊNCIA 4 - CRESCIMENTO DO EAD

Com a necessidade provocada pela pandemia, ocorreu a quebra da resistência de alunos e professores em relação ao ensino a distância. Em um cenário educacional que já observava o crescimento deste setor, agora ficou ainda mais claro todo o potencial de expansão do EAD.

As instituições de ensino não estão mais limitadas a barreiras geográficas, elas podem receber alunos de qualquer lugar. Este é um mercado enorme que pode ser explorado e, vem com muitas oportunidades para quem oferecer um ensino de qualidade, explorando novas linguagens e elementos de aprendizagem que façam sentido para o perfil de aluno mais conectado.

Mas, este diferencial será criado apenas para os cursos que focam na experiência dos alunos e neste sentido as instituições precisam repensar o conteúdo dos cursos e experiências de aprendizagem, investir em infraestrutura e na capacitação dos professores.

TENDÊNCIA 5 - FERRAMENTAS DIGITAIS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

A tecnologia na educação tem que ir muito além da sala de aula. Ela precisa estar presente nas áreas de apoio aos docentes e, principalmente, na gestão das instituições de ensino. 

As ferramentas e plataformas digitais entram neste enredo com o papel de facilitar o dia a dia da gestão educacional, tirando o peso dos processos burocráticos e repetitivos que toma tanto tempo dos gestores e equipe de apoio administrativo.

A plataforma Edunext surge como uma solução para a gestão financeira das Instituições de Ensino, facilitando e automatizando processos de pagamentos recorrentes de mensalidades e de matrículas. Para saber mais e entender como a plataforma pode facilitar a gestão financeira da sua instituição, baixe a apresentação completa AQUI.

CONCLUSÃO

O desenvolvimento de novas competências será fundamental para acompanhar todas as tendências educacionais apontadas neste artigo. E, este desenvolvimento vai incluir alunos, professores, equipe pedagógica, suporte administrativo e gestores.

Será necessário rever os modelos tradicionais de ensino e adaptá-los para um cenário mais conectado e focado na personalização da aprendizagem. Neste novo ambiente será essencial o papel do professor trabalhando com todas as possibilidades que a tecnologia oferece.

Educação do Futuro
Ler conteúdo completo
Indicados para você