Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aprenda a lidar com as incertezas da inserção de jovens no mercado de trabalho

Aprenda a lidar com as incertezas da inserção de jovens no mercado de trabalho
Fala! Universidades2
abr. 25 - 6 min de leitura
000

Diversos desafios sempre existiram para os jovens que tentam adentrar no mercado de trabalho. É esperado e completamente normal que estes recém formados possuam certas inseguranças nesse momento tão importante da vida. Além disso, o Brasil ainda enfrenta os efeitos de crises econômicas que assolaram o país na última década, ainda mais agora, com os efeitos econômicos do período pós pandemia.

Como diz um ditado popular: “na crise tem os que choram e os que vendem lenço”, já que é nesse momento que aparecem grandes oportunidades. Desse modo, mostraremos a seguir algumas formas de driblar esses desafios e a inexperiência para conseguir seu primeiro emprego e se consolidar cedo no mercado de trabalho.

O primeiro emprego é sempre um desafio para os jovens no mercado de trabalho. | Foto: Freepik.

Como lidar com as incertezas sobre o futuro profissional 

Desde 2014, o desemprego entre jovens tem crescido mais do que a média nacional. Isso, somado ao contexto de pandemia, torna normal uma certa ansiedade e insegurança, no que diz respeito ao futuro do jovem no mercado de trabalho.

Se a ansiedade é frequente e está dificultando você no esforço de procurar um emprego e correr atrás de seus sonhos, você deve se preocupar. É normal ser improdutivo em alguns dias, mas se persistir, é recomendado procurar ajuda profissional. Na sequência separamos algumas dicas das mais diversas para melhorar seu desempenho na procura e nas entrevistas de emprego.

1 - Planeje seus dias

Apesar da incerteza do futuro do mercado de trabalho, é mais que necessário planejar seus dias. Atualmente, existem inúmeras ferramentas online para planejamento, como o Trello. Porém a boa e velha dupla de papel e caneta também serve, de início, comece planejando um ou dois dias, para ver qual é seu nível de produtividade quando sob uma rotina.

2 - Ocupe a mente com atividades saudáveis 

Neste período de incerteza, vai ter dias que você vai estar com a cabeça em lugares melhores ou piores. Portanto, tente ocupar a sua mente com atividades saudáveis, como cursos de habilidades úteis para o mercado de trabalho , ouvir músicas, consumir conteúdos artísticos e culturais de sua preferência, fazer exercícios físicos e encontrar com amigos e família.

Além disso, regule sua exposição às notícias sobre a situação econômica, é importante se manter informado, mas sem deixar que isso te sobrecarregue ou desanime.

3 - Não pare de procurar emprego 

Continuar identificando e buscando vagas das mais diversas áreas é muito importante. Com a esperançosa retomada econômica, as indústrias estão a todo vapor e muitas empresas estão “descongelando” processos de contratação e concursos que haviam sidos paralisados pela COVID-19. Além disso, o trabalho remoto é uma realidade que veio para ficar, esse método pode te dar a possibilidade de trabalhar para empresas de todos os lugares do mundo.

4 - Descanse sem se sentir culpado 

Vivemos em um momento da sociedade onde parece que precisamos ser produtivos o tempo inteiro, porém isso não é nada saudável para seu corpo. É preciso compreender que descansar também é fundamental para o pleno funcionamento do corpo, e não uma fraqueza, ou falta de vontade da sua parte de querer prosperar.

Dicas para jovens que estão começando no mercado de trabalho 

Agora que você já tem algumas dicas para esclarecer as incertezas sobre o futuro profissional no mercado de trabalho. Temos dicas para superar as maiores dificuldades dos jovens, principalmente no primeiro emprego.

1 - Lidar com a falta de experiência 

É notável que a maioria das vagas de emprego hoje em dia exige experiência, isso já é fator determinante em muitas contratações, e um grande ponto negativo para quem está entrando no mercado de trabalho.

Nesses momentos de crise, a preferência é sempre por colaboradores com mais bagagem,  que podem garantir resultados mais sólidos. Procure vagas no mercado de trabalho que não exijam tanto de experiência, começar por passos pequenos a fim de pelo menos criar um casca de certa maneira e ter algo no currículo, com o tempo, as ofertas vão melhorando.

2 - Crie um currículo para o recrutador 

É comum que quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho ainda não saiba fazer um currículo chamativo. Desde o que colocar, até como dispor as informações no layout da página, tente ser sucinto o máximo que puder, já que os recrutadores geralmente têm muitos currículos para analisar.

Alguns fatores são simples e importantes de serem frisados, em hipótese alguma, seu currículo pode conter erros de português ou  informações mentirosas, pois uma hora essas habilidades serão cobradas e você não terá como sustentar a mentira.

3 - Controle a ansiedade nos processos seletivos 

Quem está na procura por emprego costuma ficar bastante ansioso ao longo do processo seletivo. Entretanto, no mercado de trabalho, e principalmente nas empresas grandes, a seleção tem muitas etapas, além da fase do currículo, tem uma entrevista, dinâmicas em grupos e até testes de habilidade. Por isso, é preciso manter a calma no longo período.

Como melhorar a inserção de jovens no mercado de trabalho? 

Além dos jovens se prepararem para os desafios da vida no mercado de trabalho, é possível algumas ações coletivas para inserir jovens nessa nova fase. Dentre elas estão: políticas de empresas que priorizem jovens e não cobrem experiência em estágios, o que é, inclusive, uma prática ilegal.

Deve haver um incentivo também para os jovens que desenvolverem habilidades emocionais e comportamentais, como: liderança, trabalho em equipe, comunicação e resiliência.

Por fim, devemos fomentar o desejo de aprimoramento de conhecimentos nos entrantes no mercado de trabalho. Seja através de cursos, workshops e visitas ou atividades práticas. Áreas como a Tecnologia da Informação (TI) podem começar a ser estudadas desde cedo, e, pela grande demanda por programadores, geralmente rendem uma excelente remuneração já no começo.

Uma boa saída para quem quer começar a estudar e entender o que é mercado de trabalho em TI, o Robô Garden é uma ótima saída para todas as idades, saiba mais sobre nossos cursos e conheça nossos produtos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você