[ editar artigo]

Aproveite o início do ano e comece a traçar suas metas acadêmicas e profissionais! Veja algumas dicas.

Aproveite o início do ano e comece a traçar suas metas acadêmicas e profissionais! Veja algumas dicas.

2021 começou a todo vapor! Fevereiro já está aí trazendo recomeços de projetos, estudos e carreiras! E suas metas, como estão?

Todo ano pessoas em diferentes fases de vida fazem promessas que vão desde as tarefas mais simples até os sonhos mais audaciosos.

No entanto, não são raros os casos daqueles que não cumprem o planejamento, dando início a um ciclo de adiamentos ou, melhor, repetindo a frase “amanhã eu faço” diariamente. Por isso, trouxemos dicas para você tirar do papel suas metas para 2021. Confira!

Metas para 2021

As metas que são estabelecidas de forma precipitada, no auge das emoções de fim de ano, podem até gerar frustração em quem as pensou. Isso acontece porque, apesar das ideias serem boas, elas não são planejadas. Para esses sonhos se tornarem reais, eles precisam ser muito bem definidos, com métodos, prazos e objetivos claros.

Pensando em te ajudar a tornar o “ano que vem eu faço” em realidade, a Comunidade Educação do Futuro preparou este artigo no qual você vai descobrir a importância de um planejamento e como fazê-lo de maneira efetiva, principalmente para a sua qualificação profissional. Depois disso, ficará muito mais fácil alcançar as metas para 2021.

Importância do planejamento

Seja para quem já iniciou a vida profissional ou para quem ainda está estudando, um planejamento é algo fundamental. Essa estratégia permite que o profissional ou o estudante entenda melhor os seus objetivos e o que precisa fazer para atingi-los. Só estabelecer uma meta não ajuda a conquistá-la.

Uma pessoa que faz um plano elaborado e realista tem mais chances de alcançar seus objetivos, pois conhece alguns dos pilares do sucesso profissional e acadêmico.

São eles: saber o que quer, como irá alcançar seus objetivos e em quanto tempo fará isso. Percebe a diferença entre isso e os planos soltos feitos durante a virada do ano?

As consequências de um bom planejamento geram ótimos benefícios para estudantes e profissionais. Depois de alcançar o que tanto sonhava, a sensação de “dever cumprido” gera uma felicidade que recompensa todo o esforço durante a execução dos planos.

Além da satisfação, as metas bem traçadas geram autoconhecimento, crescimento profissional e até maiores rendimentos financeiros.

Como se planejar:

1. Conheça-se

Na hora de traçar os objetivos, você precisará saber exatamente o que quer para não acabar seguindo apenas o que os outros querem de você. Então, descubra aquilo que te deixa feliz e recupere seu sonho profissional ou acadêmico. É importante que você queira algo que vá te deixar orgulhoso de si.

2. Estabeleça metas

Diferente dos objetivos que são apenas a definição do que você deseja, as metas são os planos mais organizados. A partir das metas, você definirá em quanto tempo alcançará o seu sonho e como fará isso. Esse é o momento de ser bem específico.

3. Seja realista

Não crie metas impossíveis. Elaborar planos que não se encaixam na sua realidade apenas te deixará frustrado. Vamos te dar um exemplo: imagine que você estabeleceu como meta que irá trocar de carro em um mês, porém você não tem dinheiro suficiente para isso e nenhuma previsão de que terá um aumento. As chances de você não realizar sua meta e se sentir mal por isso são altas. Por isso, não conte com a sorte e mantenha os pés no chão.

4. Meça seu desempenho

Não é legal fazer tudo o que está ao seu alcance e ter a impressão de que não houve progresso. Até para saber se o que você planejou está dando certo, é preciso que você avalie o seu desempenho. Se você se colocou como meta, por exemplo, aprender um novo idioma, então tente conversar com nativos no idioma para ver o quão bem você se sai. Se você constatar que houve melhoras, então está no caminho certo.

Invista em qualificação profissional 

Para quem está tentando se planejar para obter melhores resultados na vida acadêmica ou profissional, temos ainda mais uma dica: investir em qualificação profissional. Essa deve ser uma das principais metas para 2021de qualquer pessoa, independentemente da idade. Como o mercado de trabalho está em constante transformação, nada mais apropriado do que se manter atualizado sobre as novidades de algumas áreas, principalmente daquelas de maior interesse.

Mas quais são as melhores formas de se qualificar profissionalmente? Listamos algumas dicas abaixo:

1. Faça cursos livres

Os cursos livres permitem que o profissional ou o estudante ganhe maior conhecimento sobre determinados assuntos. Eles são mais práticos do que uma especialização, porque geralmente têm curta duração, alguns são gratuitos e conferem certificados. Recomendamos prioridade para os cursos que emitem certificados, assim, você terá como comprovar o conhecimento adquirido.

2. Aprenda um novo idioma

Além de permitir a expansão da rede de contatos, saber mais um idioma também pode ser decisivo para um passo à frente na carreira. Escolha o idioma do seu agrado e comece a estudá-lo. Dê preferência para os idiomas mais utilizados em relações internacionais, como inglês e espanhol.

3. Faça uma especialização 

Para quem sabe exatamente o que quer da sua carreira e deseja aprimorar os conhecimentos, a especialização pode ser uma ótima opção. Um mestrado ou doutorado, por exemplo, melhora o desempenho profissional e ainda pode resultar em aumento de salário. Além disso, outras opções como MBA e título de especialização são uma excelente opção.

 

Educação do Futuro
Educação do Futuro
Educação do Futuro Seguir

Educação é de todos e para todos. Esta comunidade tem o objetivo de abrir a reflexão deste tema para todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à educação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você