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BULLYING, CYBERBULLYING E A PREVENÇÃO COM O CÍRCULO DE DIÁLOGO RESPEITOSO

BULLYING, CYBERBULLYING E A PREVENÇÃO COM O CÍRCULO DE DIÁLOGO RESPEITOSO
Aloma Ribeiro Felizardo
nov. 8 - 4 min de leitura
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Bullying, Cyberbullying e a Prevenção com o Círculo de Diálogo Respeitoso

 

A história da violência contra crianças e adolescentes denota os diferentes tipos de agressões físicas, virtuais e psicológicas, sendo o bullying e o cyberbullying, uma dessas práticas muito comum e de grandes proporções dentro de todas as escolas do mundo.

 

O que é bullying?

É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais alunos contra outro, executados dentro de uma relação desigual de poder. Caracteriza-se pela prática de maus-tratos entre colegas de escola, com frequência superior a três vezes durante uma semana, um mês ou no ano letivo.

 

O que é cyberbullying?

O cyberbullying é uma versão eletrônica do bullying tradicional. Consiste na realização de ações negativas, dirigidas de maneira intencional e repetida, com desequilíbrio de poder entre os envolvidos, praticado por meio de mensagens de texto, de imagens e/ou de vídeos enviados via celular, rede social e/ou internet (Felizardo, 2010; Osorio, 2013; Avilés Martínez, 2013).

No relatório do CEATS, FIA e Plan Brasil (2010), obtivemos da última grande pesquisa efetuada em 2009 com a participação de 5.168 alunos de 25 escolas, a ocorrência de bullying e cyberbullying  nas cinco regiões do Brasil, sendo mais frequente no Sudeste, onde 15,5% dos alunos foram vítimas de bullying. Na sequência, estão Centro-Oeste (11,7%), Sul (8,4%), Norte (6,2%) e Nordeste (5,4%).

No Censo Escolar 2020, conforme INEP foram contabilizadas 47,3 milhões de matrículas nas 179,5 mil escolas de ensino fundamental no Brasil, considerando as porcentagens acima, são surpreendentemente significativos os números de estudantes, que estão sofrendo o drama das relações interpessoais liderados por seus próprios pares.

Para um problema desta dimensão, trazemos uma possível solução, para tanto, criamos, desenvolvemos, aplicamos e testamos o êxito do:

 

Círculo de Diálogo Respeitoso: a ferramenta pedagógica

Fundamentada sobre várias formações de cursos livres e de pós-graduação, em experiências colhidas em cursos, palestras e pesquisas, bem como no estudo de autores e pesquisadores como Cappellari (2012), Costello, Watchell e Watchell (2011), Fischer, Ury e Patton (2005), Moore (2008), Olweus (2004), Pranis (2010), Rosenberg (2006), Ury (2012) e Zehr (2012), a autora desta obra elaborou, em 2019, a ferramenta pedagógica denominada Círculo de Diálogo Respeitoso (CDR).

Trata-se de uma simples e incrível ferramenta pedagógica para prevenção do bullying, do cyberbullying e dos demais conflitos em sala de aula. Para tratar de sua aplicação nos diferentes ambientes de aprendizagem, iniciamos apresentando o Objeto da Palavra – uma girafa de pelúcia – analogia com o grande coração desse animal, que simboliza o amor e o respeito. Este é o momento importante para dar a vez e a voz a cada aluno.

Inicialmente projetado para alunos do ensino infantil e fundamental, o objetivo do CDR é minimizar esta violência entre pares que geralmente ocorre em sala de aula, de modo a consolidar excelentes relacionamentos interpessoais entre professores e alunos na sala de aula. Ao reforçar os vínculos afetivos, esse instrumento eficaz permite aos próprios alunos realizar a prevenção.

Como alternativa à prevenção do bullying e o cyberbullying, oferecemos esta ferramenta pedagógica para inserção nos projetos curriculares das escolas.

 

Fontes para consulta:

FELIZARDO, A. R. (2021). Cyberbullying e o Círculo de Diálogo Respeitoso: a incrível ferramenta em que os alunos realizam a prevenção.

FELIZARDO, A. R. (2019). Bullying: a violência que nasce na escola – orientações práticas para uma cultura de paz.  Curitiba: Intersaberes.

FELIZARDO, A. R. (2017). Bullying escolar: prevenção, intervenção e resolução com princípios da Justiça Restaurativa. Curitiba: Intersaberes.

 

Aloma Ribeiro Felizardo é doutoranda em psicologia social, mestranda em sistema de resolução de conflitos, pedagoga, mediadora de conflitos certificada pela ESMP/SP.

Idealizadora desde 2008 do portal  https://www.bullyingcyberbullying.com.br/

Criadora da ferramenta pedagógica Círculo de Diálogo Respeitoso: a incrível ferramenta em que os alunos realizam a prevenção.

Palestrante internacional e autora de seis obras acadêmico-científica-didática.

Atua em palestras e capacitação de professores na prevenção do bullying e cyberbullying nas escolas.


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