[ editar artigo]

Como a programação desenvolve a criatividade?

Como a programação desenvolve a criatividade?

Como a programação melhora a criatividade? Essa é uma pergunta cada vez mais frequente. Fato é que o impacto da programação sobre a criatividade, a resolução de problemas e formas alternativas de pensar é inegável. Para entender por que isso é verdade, vamos entender um pouco mais sobre programação.

Todos os caminhos levam a uma solução

Primeiro, vamos concordar que não existe só uma maneira de solucionar um problema na programação.  Você pode pensar em dezenas, talvez centenas de maneiras de solucionar um problema de codificação. Cada uma tem sua duração e seu tempo de execução, cada uma lida com exceções diferentes e cada uma trata de um problema por ângulos diferentes.

Esta flexibilidade na abordagem do problema ajuda melhorar a criatividade. Solucionar um problema de programação é uma pergunta aberta sem resposta única.


O maravilhoso cérebro 

Como sabemos, o cérebro tem dois hemisférios: o esquerdo e o direito. O hemisfério esquerdo é responsável por nosso pensamento analítico e  lógico, enquanto o hemisfério direito é responsável pelo pensamento intuitivo e pela imaginação.

A programação melhora as funções de ambos os hemisférios e desenvolve o cérebro como um todo. Sabemos que a programação exercita o pensamento lógico e analítico, mas o que é menos conhecido é que também ajuda praticar a imaginação e o pensamento intuitivo.

Imagine uma situação em que você está longe do computador e está pensando em como calcular o fatorial de um número. Você pega um papel e uma caneta e começa a esboçar uma solução, talvez um fluxograma ou um pseudocódigo, que são linhas de código escritas em linguagem natural para ilustrar a solução a um problema sem uma sintaxe específica.


Você vai começar a pensar nos erros que podem surgir quando você colocar sua solução no computador e você vai tentar resolvê-los. Você pode fazer tudo isso com um papel e uma caneta. Você não tem como dizer que isso não melhora a imaginação ou, por sua vez, a criatividade!

Medo de fracassar

Vamos voltar para o ponto onde você imaginou que haveria erros. Desta vez, você está no computador. Você percebe que cometeu um erro e começa a tentar descobrir o que pode ter causado esse erro e como deve solucioná-lo.

Com o passar do tempo, você vai se ver experimentando várias possibilidades diferentes antes de escolher uma solução. Praticando mais, você perderá o medo de fracassar porque saberá que sempre encontrará uma solução independentemente do número de tentativas. E é assim que se desenvolve a criatividade.

Ofereça a possibilidade de seus alunos desenvolverem habilidades de programação e criatividade com a RoboGarden!

Clique AQUI conheça mais sobre esta plataforma!

Educação do Futuro
Robo Garden
Robo Garden Seguir

Olá, sou o Robô da RoboGarden! Aqui na Comunidade Educação do Futuro irei compartilhar dicas sobre o ensino de Programação e como ela pode auxiliar em aprendizados de Lógica, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática e muito mais!

Ler conteúdo completo
Indicados para você