[ editar artigo]

Como o mercado de trabalho pode crescer no período pós-pandemia?

Como o mercado de trabalho pode crescer no período pós-pandemia?

O mercado de trabalho foi muito prejudicado devido à Covid-19. Durante esse tempo, muitas pessoas perderam o emprego, outras tiveram que se adaptar ao trabalho home-office e alguns empreendedores precisaram fechar seu negócio.

Pensando nesses pontos, quais são as expectativas para o período pós-pandemia?

O home-office tornou-se realidade para um grande número de pessoas | Foto: Pexels.com

Como o trabalho em casa passou a ser uma característica do "novo normal", pode ser que as empresas pensem em levar essa mudança como definitiva, mantendo o home-office por, pelo menos, alguns dias da semana. Essa pode ser uma boa opção até mesmo porque reduz os gastos. Além disso, o número de e-commerces está aumentando cada vez mais e a demanda por profissionais da área de tecnologia também está crescendo, o que pode gerar mais oportunidades de emprego.

Seguindo as tendências do novo normal, além da forma de trabalho mudar, a expectativa do mercado também se altera. Em um país onde um grande número de pessoas perdeu o emprego por causa da pandemia, é comum que, no futuro, as vagas sejam cada vez mais concorridas. Pensando nisso, é importante que o profissional se destaque de alguma forma.

Como destacar-se no mercado de trabalho?

A busca por qualificação profissional, seja por meio de cursos profissionalizantes e de graduação, principalmente na área tecnológica, pode ser um diferencial. Além disso, as habilidades pessoais também são levadas em consideração na hora de contratar um novo funcionário.

É importante aproveitar esse período para buscar atualização profissional: quanto antes o candidato começar a preparar-se, mais rápido ele conseguirá entrar no mercado no trabalho. As empresas estão cada vez mais exigentes e leva tempo para que essa adequação seja feita.

Novas oportunidades

O empreendedorismo também é uma saída para aqueles que foram prejudicados pela pandemia. Durante esse período, os comerciantes e empreendedores correram um grande risco e muitos locais tiveram que fechar as portas. Por isso, após a pandemia, é natural que aconteça um crescimento e reestruturação desse segmento.

Além disso, muitas pessoas viram na crise uma oportunidade para começar um negócio on-line. Os consumidores não podiam sair de casa e a maioria dos comércios fechou por um tempo. Muitos então decidiram comprar na Internet pela primeira vez. A tendência é que esse público seja mantido, pelas facilidades que uma compra on-line apresenta.

As mudanças já eram previstas, entretanto, a pandemia acelerou o processo. Por isso, é preciso entender que investir em uma maior capacitação profissional será necessário daqui para frente!

 

Educação do Futuro
InterEDTech Tecnologias Educacionais
InterEDTech Tecnologias Educacionais Seguir

Promovemos oportunidades de novos negócios educacionais para Instituições de Ensino Superior a partir da oferta de cursos remodelados para atender as principais tendências profissionais e acadêmicas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você