O mercado de trabalho foi muito prejudicado devido à Covid-19. Durante esse tempo, muitas pessoas perderam o emprego, outras tiveram que se adaptar ao trabalho home-office e alguns empreendedores precisaram fechar seu negócio.
Pensando nesses pontos, quais são as expectativas para o período pós-pandemia?
O home-office tornou-se realidade para um grande número de pessoas | Foto: Pexels.com
Como o trabalho em casa passou a ser uma característica do "novo normal", pode ser que as empresas pensem em levar essa mudança como definitiva, mantendo o home-office por, pelo menos, alguns dias da semana. Essa pode ser uma boa opção até mesmo porque reduz os gastos. Além disso, o número de e-commerces está aumentando cada vez mais e a demanda por profissionais da área de tecnologia também está crescendo, o que pode gerar mais oportunidades de emprego.
Seguindo as tendências do novo normal, além da forma de trabalho mudar, a expectativa do mercado também se altera. Em um país onde um grande número de pessoas perdeu o emprego por causa da pandemia, é comum que, no futuro, as vagas sejam cada vez mais concorridas. Pensando nisso, é importante que o profissional se destaque de alguma forma.
Como destacar-se no mercado de trabalho?
A busca por qualificação profissional, seja por meio de cursos profissionalizantes e de graduação, principalmente na área tecnológica, pode ser um diferencial. Além disso, as habilidades pessoais também são levadas em consideração na hora de contratar um novo funcionário.
É importante aproveitar esse período para buscar atualização profissional: quanto antes o candidato começar a preparar-se, mais rápido ele conseguirá entrar no mercado no trabalho. As empresas estão cada vez mais exigentes e leva tempo para que essa adequação seja feita.
Novas oportunidades
O empreendedorismo também é uma saída para aqueles que foram prejudicados pela pandemia. Durante esse período, os comerciantes e empreendedores correram um grande risco e muitos locais tiveram que fechar as portas. Por isso, após a pandemia, é natural que aconteça um crescimento e reestruturação desse segmento.
Além disso, muitas pessoas viram na crise uma oportunidade para começar um negócio on-line. Os consumidores não podiam sair de casa e a maioria dos comércios fechou por um tempo. Muitos então decidiram comprar na Internet pela primeira vez. A tendência é que esse público seja mantido, pelas facilidades que uma compra on-line apresenta.
As mudanças já eram previstas, entretanto, a pandemia acelerou o processo. Por isso, é preciso entender que investir em uma maior capacitação profissional será necessário daqui para frente!