Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como operacionalizar de forma simples uma videoaula

Como operacionalizar de forma simples uma videoaula
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 7 - 4 min de leitura
000

Durante a atual pandemia da Covid-19, e até mesmo antes dessa, diversos institutos de ensino, como escolas e faculdades, passaram a adotar o sistema de videoaulas. Dessa forma, novas práticas tiveram que ser adotadas para a manutenção da qualidade do ensino, mesmo que a distância. Veja como operacionalizar o formato de videoaula de maneira simples!

 

Planeje sua aula

Antes de tudo, ter um planejamento em mãos é fundamental para não se perder! Decida o tema e os assuntos a serem abordados para aquela videoaula. Estude esse planejamento diversas vezes. Assim, a aula ocorrerá em um ritmo mais constante, sem pausas. Além disso, é importante ter um tempo definido para cada tema abordado.

 

Treine sua didática

Nas aulas online, o método de ensino é diferente do presencial. Por isso, é necessário se adaptar ao novo modelo: treine de algum modo! Seja sozinho, na frente do espelho ou com a família em casa. Porém, não se esqueça de, na hora de apresentar a aula, adaptar-se ao modo que o ensino a distância exige.

 

Escolha equipamentos adequados

A qualidade dos equipamentos a serem utilizados no ensino a distância é importante para a qualidade da aula. Ter em mãos bons dispositivos é importante para manter os alunos focados nas aulas. Além do mais, dispositivos ruins dificultam o entendimento da matéria, podendo prejudicar os estudantes. Fique atento à qualidade e resolução dos vídeos! Se os alunos não puderem visualizar sua aula, não faz sentido fazê-la! Ao gravar o vídeo, observe se é possível enxergar o que é ensinado.

 

Mantenha-se em um ambiente adequado

O lugar escolhido para a gravação da videoaula tem um papel muito importante. Ruídos externos podem prejudicar o andamento, já que, muitas vezes, poderão omitir a voz do educador. Além disso, é importante pensar no próprio conforto. Definir um lugar em que você não se incomode com fatores externos ao ensino ajuda no seu próprio foco e no dos estudantes. Outros motivos que podem influenciar na qualidade do ensino a distância são a luminosidade e a temperatura do ambiente. A luz, se muito forte ou muito fraca, pode ser uma distração e a temperatura pode incomodar o instrutor.

 

Seja criativo!

Pensar em diferentes métodos de conduzir uma videoaula é interessante. Mudar alguns esquemas "tradicionais" de dar aula pode entreter o aluno, fazendo com que ele aproveite o momento. Crie estratégias para o desenvolvimento: pense em exemplos práticos e use o humor (mas não abuse). Além disso, diversifique o formato utilizando fotos, desenhos e explicações empolgantes. Dar uma aula de química em um laboratório, por exemplo, pode manter o aluno mais atento, além de ser uma técnica didática mais interativa.

Por último, tente editar de uma maneira que mantenha a atenção. Não foque apenas no conteúdo, mas também na forma que é ensinado. A edição é fundamental para definir o ritmo de sua aula e, ao editar, você pode colocar alguns elementos que ajudam na explicação.

 

Qual ferramenta usar?

Não existe uma ferramenta específica para fazer aulas online durante o ensino a distância, mas priorize aquelas que são mais conhecidas como o Movie Maker para edição, e o YouTube para a divulgação. Esses são só alguns exemplos entre vários. Utilize meios que você já conhece e que já saiba como mexer, para não ter riscos de ser prejudicado.

 

E as aulas ao vivo?

Algumas instituições de ensino têm aproveitado plataformas para dar aulas ao vivo. É uma ótima estratégia de ensino a distância, já que mantém a dinâmica de sala de aula. Entretanto, existem algumas interrupções que têm como ser resolvidas com algum tempo de prática.

 

Esperamos que tenha sido útil e lhe ajudado. Continue lendo em nossa comunidade, e até a próxima leitura!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você