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Como usar o plano de métricas para engajar sua marca?

Como usar o plano de métricas para engajar sua marca?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 2 - 5 min de leitura
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Em tempos em que é possível comprar e vender tudo com um clique, é inegável a existência de um mercado acirrado, com negócios que buscam ser os melhores e mais atraentes para o público. Nesse caso, uma boa análise de resultados é fundamental para que a empresa continue crescendo.

É aí que entra o plano de métricas (ou measurement plan), que nada mais é que uma planilha que auxilia nas metas comerciais, para medir o desempenho geral das estratégias da empresa, a partir do cruzamento de dados.

Este documento compõe-se de um sistema de números para quantificar comportamentos, tendências ou variações do negócio. Ótimo para avaliar ações realizadas em sua página, site ou perfil da Internet, como estratégia de marketing.

As vantagens da criação de métricas são enormes. Dentre elas:

-Aumentar as vendas e leads (potenciais clientes) da empresa;

-Descobrir os melhores canais para marketing digital;

-Avaliar o ROI (retorno sobre investimento) das estratégias digitais;

-Conhecer o público-alvo qualificado do negócio;

-Alcançar as metas da empresa por meio das estratégias de marketing;

-Monitorar e avaliar o desempenho geral do negócio;

-Tomar decisões baseadas em dados reais.

5 Passos para criar as métricas para sua empresa:

Agora que já sabe o que é e para que serve um plano de métricas, chegou a hora de aprender a montar o da sua marca.

Passo 1: Identifique seus objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos principais do seu negócio. Quanto mais claro for o objetivo, mais fácil será pensar em soluções. Como os objetivos mudam de empresa para empresa, é de extrema importância avaliar essa etapa profundamente.

É de bom uso o diálogo entre a administração e os departamentos de marketing e vendas.  Alguns exemplos de objetivo são: aumentar as vendas; gerar mais reconhecimento da marca e saber como vai o índice de rejeição do produto atual.

Passo 2: Conecte seus objetivos com o marketing

É hora de transformar os objetivos em estratégias digitais. Nessa etapa, pense em como o marketing digital pode aumentar as vendas do seu negócio. Exemplo: criar um anúncio no Facebook com uma promoção. As vendas geradas pelo anúncio serão a união dos objetivos com as estratégias digitais.

Passo 3: Escolha os melhores KPI's para seu negócio

O KPI (Key Performance Indicator) é o indicador-chave de um negócio. Ele mostra o que está acontecendo e mede o que move o funcionamento ou crescimento. É como o PIB ou IDH de uma país.

Alguns bons KPI's para negócios digitais são: taxa de conversão, ticket médio, retenção, visibilidade e percepção.Supondo que seu objetivo seja medir o aumento de vendas: nesse caso, é possível calcular o ticket médio de compra e de conversões. Caso opte pelo ticket médio de compra, ou seja, saber qual o valor médio gasto pelos clientes em cada compra, basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas. Desse modo, poderá adotar estratégias para aumentá-lo caso a marca não esteja satisfeita com o número.

Vale lembrar que é necessário selecionar as KPI's condizentes com seu objetivo. Com a escolha certa, é possível monitorar os dados corretos para uma maior compreensão dos números de sua empresa.

Passo 4: Crie metas

É normal ter muitos dados para avaliar nesta etapa. Sem pressa. Criar metas é a melhor maneira para avaliar o próprio desempenho e saber se os resultados são positivos ou negativos.

Basta pensar em um número desejado a ser alcançado. Por exemplo, metas de receita esperada. Ao atingir ou superar esse valor, significa que suas estratégias foram positivas. Caso contrário, suas estratégias precisam de uma revisão. O uso do histórico de dados do negócio é bom para definir as metas. O importante é saber onde quer chegar.

Passo 5: Monte relatórios

Por último, mas não menos importante, monte planilhas e tenha sempre tudo arquivado. Faça anotações e apresentações em Excel, Powerpoint, Prezi, ou até mesmo monte gráficos de comparação. O importante é criar uma rotina,seja diária, semanal ou mensal, de documentar tudo.

O uso de uma ferramenta de web analytics, como o Google Analytics, YouTube Analytics e Facebook Insights, é fundamental nessa parte. Com ela, poderão ser criados relatórios de seu negócio para avaliar o desempenho digital, focando apenas nos dados importantes de cada objetivo.

Esse material é fundamental para uma boa análise das métricas e é uma etapa importante para o marketing digital. É uma pessoa que decidiu comprar seu produto ou abandonar a página. Cada número representa o fluxo do seu público.

Olhe bem os resultados com a mente aberta para novas perguntas que te ajudem a evoluir seu negócio. Pense em quais foram as mudanças, o que as causou, qual investimento será necessário para melhorá-las e qual a melhor oportunidade para seu investimento.

Analise as perguntas iniciais com calma e aprofunde-as com outras perguntas. Descubra quais estratégias têm ajudado a sua empresa para otimizá-las. Com o tempo, perceberá que os números são a solução para melhorar o seu projeto.

 


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