Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunidades virtuais: Conheça os benefícios e as oportunidades destes espaços colaborativos!

Comunidades virtuais: Conheça os benefícios e as oportunidades destes espaços colaborativos!
Educação do Futuro
fev. 9 - 4 min de leitura
000

O termo "comunidade", que antes definia com mais exclusividade grupos de pessoas ocupantes de um mesmo espaço geográfico, hoje abrange também os grupos que compartilham elementos culturais, objetivos, modos de pensar e viver.

Com seus indivíduos afetados pelos avanços da tecnologia, essas comunidades passaram também a existir além dos espaços físicos e a ocupar o ciberespaço, criando uma comunidade virtual.

O que são comunidades virtuais?

No ambiente virtual, as comunidades conservam a mesma essência de um grupo com interesses ou habilidades em comum, mas podem ampliar-se ainda mais devido ao universo digitalizado.

Com a quebra de barreiras físicas, as comunidades virtuais - termo assim nomeado pelo crítico e escritor Howard Rheingold - são aptas a estabelecerem meios de comunicação à distância, o que possibilita trocas de experiências e conhecimento tanto entre indivíduos que compartilham o mesmo espaço geográfico, quanto entre os que estão a uma quantidade considerável de quilômetros de distância.

A Internet "suporta" essas comunidades e fornece as ferramentas necessárias para a interação entre os indivíduos.

Assim como existem as comunidades que se articulam por meio do espaço físico, as comunidades virtuais organizam-se com regras e diretrizes de convivência que variam de acordo com a faixa etária prevalecente e os objetivos do grupo.

Benefícios e oportunidades desse espaço 

Com a grande liberdade e versatilidade desses espaços, as possibilidades são incontáveis. Existem diferentes tipos de comunidades. Logo, é possível entrar em contato com grupos de seu interesse atrelados aos mais diversos objetivos.

As comunidades existem para finalidades variadas

Existem comunidades virtuais para fins de entretenimento, discussão de assuntos triviais e troca de experiências de vida de forma mais descontraída, mas também há uma grande variedade para fins corporativos e troca de conhecimentos acadêmicos e de mercado, que promovem uma rede de apoio mútuo entre seus participantes.

Uma comunidade virtual pode até mesmo ser destinada a discutir experiências com produtos com a realização de compra e venda e troca de opiniões sobre determinado serviço, por exemplo.

Os conhecimentos adquiridos são únicos

O fluxo de informações que pode ser gerado em uma comunidade virtual é algo muito singular, pois é possível estabelecer uma relação de troca de conhecimentos e experiências com uma grande quantidade de indivíduos ao mesmo tempo e de forma direta.

É um diálogo em que é possível obter informações ricas, pois trata-se de um conhecimento efetivamente dominado por um indivíduo que será compartilhado a outro, com todas as nuances que apenas uma experiência humana poderia englobar.

Com isso, ocorre um exercício das habilidades comunicativas dos membros da comunidade, e todos saem "ganhando" com uma maior profundidade na experiência proposta.

Até mesmo instituições de ensino e ambientes corporativos já adotam modelos de comunidade virtual no processo de aprendizagem e troca de ideias. Nessa forma de socialização, os indivíduos estão conectados presencialmente por seu grupo de estudo ou trabalho, mas também ocupam o espaço virtual como uma comunidade a fim de que haja uma troca ainda maior de conhecimentos, dúvidas, questionamentos e envolvimento com ambos os lados da vivência humana moderna (presencial e virtual).

Essas comunidades de aprendizagem são cada vez mais modernizadas pelos integrantes, proporcionando espaços, intervenção e diálogo muito semelhantes ao presencial, mas conservando toda a liberdade e amplitude que o digital permite.

Os benefícios a serem listados são diversos, e as motivações para participar de uma comunidade não faltam. Esses ambientes exercitam o lado mais humano das relações interpessoais num espaço totalmente tecnológico.

E você: tem gostado da experiência de fazer parte da nossa Comunidade Educação do Futuro?

Escreva nos comentários para construirmos juntos a nossa comunidade!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você