[ editar artigo]

Confira dicas imperdíveis para começar bem o seu ano letivo

Confira dicas imperdíveis para começar bem o seu ano letivo

O ano letivo está só começando e é de extrema importância que todos os envolvidos estejam sempre prontos para iniciar as aulas da melhor forma possível, dando adeus às férias e começando as responsabilidades.

Tanto os professores quanto os alunos devem começar o ano letivo de forma disposta e pronta, para isso, talvez precisem de dias para conseguir deixar as férias para trás e realmente se preparar para os estudos.

Confira, aqui, como iniciar bem o ano letivo! 

Começar o ano letivo 2022. | Foto: Unsplash.


O que fazer para iniciar o ano letivo bem?

Começar bem o ano letivo pode ser a chave para um bom relacionamento entre os professores, alunos e os estudos. Para isso, veja, aqui, algumas dicas!

Professores

Confira, abaixo, algumas dicas para os professores, nesse começo de ano letivo:

Fazer um planejamento de todo o ano letivo

Para se começar o ano letivo com o pé direito, é necessário fazer todo o planejamento. Esse planejamento de ano letivo faz com que tanto os gestores quanto a equipe pedagógica consiga orientar os alunos e os trabalhos da mesma forma e na mesma direção. Por esse motivo, é tão importante que o calendário escolar seja feito em detalhes, pensando sempre no ano letivo.

Também é uma boa ideia incluir dentro desse planejamento de ano letivo quais serão as atividades extras a serem feitas, junto com as ações de integração com os pais e comunidade. Todos esses detalhes devem estar em conformidade com os objetivos já estabelecidos no Projeto Político Pedagógico.

Preparar as salas de aula e também os laboratórios

Uma etapa crucial para começar o ano letivo é preparar o ambiente físico da escola, para que ele esteja pronto para receber novamente os alunos. É importante que tudo esteja limpo, organizado e colocado de forma estratégica para que esteja no melhor layout para que seja possível acolher todos os estudantes e favorecer o aprendizado.

Também é necessário fazer uma checagem das lousas, carteiras, equipamentos eletrônicos e também da internet das salas de aula. Você pode aproveitar esse momento de vistoria e avaliar algo que possa ser mudado ou substituído.

Fazer ou atualizar o plano de aulas

Caso você já tenha feito o plano de aulas, é importante revisar ou atualizar ele no começo do ano letivo. Se ele ainda não estiver pronto, então é o momento perfeito para que ele seja feito.

O plano de aula é uma parte super importante da aula, para que o professor possa otimizar o seu trabalho e planejar com mais detalhes como as dinâmicas em sala de aula serão feitas.

Ele dá muito mais segurança e também faz com que a rotina se torne bem mais fluida e eficiente, já que todos os objetivos, conteúdos, materiais e tecnologias, que precisarão ser incluídos durante o ano letivo, já estarão esquematizados e encaminhados dentro do planejamento de aulas. 

Fazer uma reunião de alinhamento com demais equipes

Outra dica para começar bem o ano letivo é fazer com que toda a escola esteja alinhada e também motivada no começo dele. Todos os profissionais, sejam eles da parte administrativa, da limpeza, da segurança ou da cozinha devem estar com todas as novidades e padrões bem claros, para garantir que sejam seguidos e o trabalho esteja sinérgico e integrado.

Fora isso, é necessário que a direção sempre se coloque à disposição para que sejam feitas sugestões, críticas e trocas, além de demonstrar a todos os profissionais como eles são importantes e valorizados na escola.

Fazer cursos de atualização

Muitas vezes, durante o ano letivo, é difícil conciliar todas as atividades de atuação com toda a rotina laboral. Por esse motivo, é uma ótima ideia usar o começo do ano letivo para fazer cursos de atualização, ir a eventos e aumentar a sua capacitação.

Criar algumas estratégias de acolhimento

O início do ano letivo significa o fim das férias e, por isso, é tão importante que a escola faça atividades que possam fazer com que os alunos se sintam dentro de um ambiente acolhedor.

Com esse objetivo em mente, pense em mais formas de recepcioná-los e dar boas vindas, como o uso de balões, faixas e também cartazes com mensagem que fiquem bem visíveis, tornando o momento e o ambiente escolar em algo mais festivo e marcante, de forma que os alunos esperem por esse momento.

Além disso, é necessário rever toda a sinalização interna da escola, um fator muito importante para os alunos novos, já que eles ainda não conhecem a estrutura da escola.

 

Alunos

Confira, agora, as dicas que preparamos para os alunos:

Antecipe o início do dia

É necessário que você volte a ficar acostumado a dormir cedo e acordar cedo no dia seguinte. Por isso, antecipe o começo do seu dia, dessa forma você terá mais tempo para realizar todos os compromissos e se preparar melhor.

Facilitar o processo de acordar

Caso você não consiga acordar cedo com facilidade, tente sempre economizar tempo pela manhã. Comece o ano letivo planejando o primeiro dia de aula no dia anterior. Separe seu uniforme e todo o material necessário para aquele dia de aula. Quando você organiza tudo na véspera, não corre o risco de esquecer nada e ainda ganha mais uns minutinhos de sono ou de calma para fazer suas tarefas.

Organizar o seu tempo de forma melhor

Tente sempre deixar os seus compromissos fixos anotados em uma agenda e também os que surgirem durante a rotina. Você pode usar um planner, uma agenda, ou qualquer outra forma de organização, pode ser até mesmo o celular. O importante é que você tenha sempre todos os seus compromissos anotados, assim é impossível perder algum.

Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje

Nesse novo ano letivo, tente não adiar o que tem que ser feito. As suas obrigações e tarefas sempre vão existir, então não adianta adiar, enrolar ou fingir que esqueceu delas, porque elas não vão sumir. Isso só vai fazer com que você tenha muito mais trabalho nos dias seguintes, além de ter cada vez menos tempo para preparar um trabalho ou tarefa. Deixar tudo para a última hora será estressante para você.

Quer saber mais sobre como começar bem o ano letivo? Visite a página da Educação do Futuro e confira!

 

 

 

 

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você