[ editar artigo]

Conheça 11 ferramentas que vão te ajudar a otimizar sua gestão de pessoas

Conheça 11 ferramentas que vão te ajudar a otimizar sua gestão de pessoas

Não importa o tamanho de uma empresa, utilizar ferramentas de gestão de pessoas é muito importante para fazer seu negócio crescer e se desenvolver cada vez mais. Até mesmo em casos de serviços terceirizados, esse processo pode fazer grande diferença.

Quando se trata de lidar com pessoas, é sempre um desafio. Normalmente, qualquer empreendedor terá que encarar essa tarefa na hora de focar no que é melhor para o seu negócio.

Pensando na gestão de pessoas, o que pode ser chamado também de engajamento de pessoas, continue a leitura e confira algumas ferramentas que irão te ajudar a realizar esse processo da melhor maneira!

Estratégia de gestão de pessoas: veja quais são as melhores ferramentas para realizar esse processo. | Foto: Freepik/katemangostar.

Quais são as principais ferramentas de gestão de pessoas?

Partindo de uma visão geral, confira primeiro as principais ferramentas que auxiliam na gestão de pessoas:

Feedback

Implementar a prática do feedback deve ser algo frequente em qualquer tipo de negócio. Mesmo contratações que podem não estar rendendo muito podem apresentar grande melhora quando recebem um retorno sobre o trabalho que está sendo feito.

Não se esqueça que os feedbacks deverão abranger todos os retornos sobre o serviço. Realizá-los ressaltando apenas aspectos negativos ou positivos poderá causar uma sensação de falta de profissionalismo e comprometimento com aquela contratação. Assim, a qualidade dos resultados pode não ter a eficiência que deveria.

Capacitação

No segundo lugar da lista das ferramentas de gestão de pessoas que pode ser aplicada aos mais variados tipos de relação de trabalho: a capacitação. É essencial sempre ter em mente que, diante da contratação de um novo serviço, o treinamento dos profissionais quanto às especificidades da empresa e do que se espera da nova contratação é extremamente importante.

Dessa forma, será possível alinhar as expectativas com os resultados. Caso seu time seja bem estável, atualizações pontuais nesse sentido deverão ser previstas periodicamente. Em certos tipos de empreendimento, investir em uma qualificação mais aprofundada pode ser uma medida positiva.

Reuniões de equipe

Como uma das ferramentas mais tradicionais de gestão de pessoas, as reuniões são indispensáveis em uma empresa. Porém, para que elas realmente funcionem, é necessário ter um bom planejamento e direcionamento. O ideal é que a realização de reuniões seja periódica, sendo feita principalmente quando há mudanças, inovações ou necessidade de resolução de problemas.

Assim, é necessário se atentar para que cada reunião tenha todos os tópicos que precisam ser discutidos. Dessa maneira, evita-se distrações e a consequente transformação desse espaço, que deveria favorecer o empreendimento, em uma prática desgastante.

Pesquisa de clima organizacional

Em resumo, pode-se dizer que a pesquisa de clima organizacional é uma maneira de escutar a opinião dos seus mais diversos tipos de colaboradores. Isso é extremamente importante, já que você escuta o que as pessoas que trabalham com você tem a dizer, amplia as suas possibilidades de qualificar as relações.

Com isso, é possível observar, por exemplo, indicações que são comuns entre os funcionários. O que eles prezam no trabalho com a sua empresa, o que os motiva e o que os desmotiva. Sendo assim, você poderá criar respostas para deixar as relações mais efetivas e conseguir melhores resultados do seu investimento em pessoal.

Ferramentas mais usadas nas empresas

Separamos algumas das ferramentas mais utilizadas nas empresas. Veja:

5W2H

O 5W2H é uma das ferramentas de gestão de processos, por vezes também considerado como uma ferramenta de gestão de qualidade simples, mas poderosa.

Para resumir, o 5W2H funciona como um plano de ação que te ajuda a responder a perguntas importantes para o planejamento e a condução de um projeto.

PDCA

PDCA é a sigla para Plan, Do, Check e Act. Já a tradução para o português significa Planejar, Executar, Verificar e Agir.

Primeiro de tudo, esse método surgiu justamente para ser utilizado como uma das ferramentas de gestão de qualidade, mas acabou evoluindo e agora consegue auxiliar também na gestão de outros processos dentro de uma empresa.

Análise SWOT/FOFA

A análise de SWOT é uma ferramenta bastante usada e bem abrangente, apresentando a capacidade de aprimorar o planejamento estratégico de uma empresa. 

A análise ou matriz de SWOT pode ser ou uma ferramenta para a gestão de pessoas ou de processos. Inclusive pode ser adotada até para uso pessoal. SWOT é a sigla para Strength, Weaknesses, Opportunities e Threats ou, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ― FOFA

Assim, tanto para uso pessoal quanto para a aplicação em uma empresa, a análise de SWOT vai analisar as forças e fraquezas da pessoa ou da empresa e buscar aprimorações.

PM Canvas

PM Canvas ou Project Model Canvas é uma metodologia inovadora e recente, mais precisamente de 2013, que foi desenvolvida para ser aplicada como ferramenta de gestão de projetos.

O objetivo principal do PM Canvas é a aplicação rápida e clara do planejamento, execução e gestão de um projeto com base na neurociência e na inteligência coletiva e colaborativa.

O PM Canvas é simples, apesar de parecer complexo. Utilizando essa ferramenta de gestão, a elaboração de um projeto se baseia na resposta para as perguntas: por que? O que? Quem? Como? Quando? Quanto? Mas essas questões podem sofrer alterações.

Matriz BCG

Para encerrar nossa lista, a matriz BCG é uma ferramenta de gestão que favorece a tomada de decisões estratégicas, se baseando na análise da participação de um produto ou serviço da empresa no mercado.

O nome da ferramenta tem origem na criação de uma metodologia de análise gráfica por Bruce Henderson, especialista em gerenciamento e fundador da Boston Consulting Group.

Assim, surgiu a matriz BCG, uma técnica de análise que se baseia no ciclo de vida de produtos ou serviços, nos resultados de sua participação no mercado e em seu potencial. 

Em resumo, o uso da matriz BCG se baseia no desenvolvimento de um gráfico que considera todos os produtos ou serviços da empresa, o número de vendas ou atendimentos e o status de cada um perante o mercado.

Viu só como as ferramentas de gestão de pessoas são importantes? Agora está tudo mais claro e você pode direcionar sua empresa para o melhor caminho. Se você quiser entender ainda mais do assunto, não deixe de conferir o curso de liderança e gestão de pessoas da InterEdTech!

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você