[ editar artigo]

Conheça algumas propostas para melhorar o EAD para alunos e professores

Conheça algumas propostas para melhorar o EAD para alunos e professores

Com o advento da tecnologia, a internet se popularizou. A partir disso, até mesmo a educação se tornou possível por meio do ambiente digital. Assim, inúmeras pessoas começaram a optar pela educação a distância, o que fez essa modalidade de ensino crescer cada vez mais no Brasil. Você quer entender mais sobre a educação a distância no Brasil e conhecer algumas propostas para melhorá-la? Então, leia este artigo!

 

O que é a educação à distância?

A educação a distância, também conhecida pela sigla EAD, é uma modalidade de ensino na qual os professores e os alunos não precisam estar fisicamente em uma sala de aula ou no mesmo ambiente para que a aprendizagem aconteça.

Isso quer dizer que a educação a distância não depende da necessidade de todos se encontrarem em uma sala, com dia e horas marcados. Cada um pode optar por estudar de onde quiser, seja em casa, na biblioteca, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

Um dos aspectos fundamentais da educação a distância é que ela depende do uso da tecnologia, pois é por meio da internet que os alunos e os professores conseguem se comunicar, disseminar o conteúdo, assistir aulas e fazer atividades.

Diante disso, um dos requisitos para que a educação a distância aconteça é o acesso a um computador que tenha conexão com a internet. Além disso, também é fundamental que a pessoa saiba o básico sobre informática para conseguir acessar sites, assistir vídeos, entre outras tarefas.

Agora que você já sabe o que é educação a distância, que tal conhecer quais são os maiores desafios da educação a distância no Brasil? Continue a leitura deste artigo!

Confira propostas para melhorar a educação a distância no Brasil aqui neste artigo!

Maiores desafios da educação a distância no Brasil

A educação a distância no Brasil se tornou tão famosa graças ao fato de ser mais acessível, principalmente, para pessoas que não possuem fácil acesso aos locais físicos ou que não conseguem arcar com os custos de estudar presencialmente.

Entretanto, mesmo que o EAD ofereça inúmeros benefícios, a educação a distância no Brasil ainda enfrenta muitos desafios. A seguir, conheça os maiores desafios da educação a distância no Brasil!

 

Padronização dos materiais didáticos

Entre todos os desafios da educação a distância no Brasil, a padronização do material didático, o desenvolvimento e a organização ainda são aspectos considerados como grandes obstáculos para a educação a distância no Brasil.

Os materiais usados na educação a distância no Brasil precisam seguir um padrão para que os estudantes e os professores consigam aproveitá-los melhor e usá-los de forma eficiente. Ademais, a padronização dos materiais garante uma maior visibilidade dos conteúdos em mecanismos de busca ou sistemas de armazenamento.

Então, a padronização dos materiais didáticos é um dos desafios enfrentados pela educação a distância no Brasil que precisa ser melhorado para garantir uma boa aprendizagem aos estudantes.

 

Capacitação do corpo docente

Muitos professores que atuam ou desejam trabalhar na educação a distância no Brasil precisam aprender algumas habilidades necessárias para o ambiente virtual, visto que elas são diferentes das habilidades exigidas para ministrar aulas de forma presencial em sala de aula. 

 

Acessibilidade

Um dos maiores desafios enfrentados pela educação a distância no Brasil é garantir que os estudantes e professores tenham recursos e aparelhos que permitam a conexão à internet, uma vez que a realidade socioeconômica no Brasil não é tão satisfatória.

O acesso, a qualidade e a velocidade das conexões de internet no Brasil ainda deixam a desejar e, por isso, muitos indivíduos acabam sofrendo com dificuldades para acompanhar as aulas on-line.

Outro ponto que vale a pena ressaltar, quando o assunto é acessibilidade, é que não são todas as pessoas que conseguem ter acesso aos aparelhos eletrônicos como computador, celular, tablet, entre outros. Lembre-se de que esses aparelhos são indispensáveis para a realização de atividades e para assistir às aulas on-line.

Você viu que a educação a distância no Brasil enfrenta inúmeros desafios que precisam ser solucionados para melhorar essa modalidade de ensino. Portanto, existem algumas propostas para melhorar a situação da educação a distância no Brasil. Quer saber quais são? Então, veja no próximo tópico!

 

O que fazer para melhorar a educação a distância no Brasil?

De forma geral, a educação no Brasil precisa ser aprimorada para garantir que os alunos tenham um excelente processo de aprendizagem. Porém, neste artigo, iremos focar em te apresentar propostas para educação a distância no Brasil. Vamos lá?

 

Personalização da proposta de ensino

A educação a distância no Brasil pode ser melhorada a partir da personalização da proposta, tornando ela mais aberta e com forte aprendizagem colaborativa. Por exemplo, na educação a distância o aluno pode contar com um orientador, que seria o principal interlocutor responsável pelo percurso do aluno. O orientador ajudaria o aluno a estudar as disciplinas e a desenvolver as tarefas.

 

Separação do curso em modalidades

Também podemos pensar em separar a educação a distância no Brasil em cursos mais síncronos e outros mais assíncronos, ou seja, alguns com bastante interação e outros com roteiros já predeterminados. De forma resumida, essa proposta defende a criação de cursos com mais momentos presenciais, enquanto outros se limitam somente à internet. Com isso, haverá mais flexibilidade de processos e modelos, fazendo com que a educação no Brasil avance mais, já que haverá opções que se adequam às inúmeras possibilidades e necessidades dos indivíduos.

Até agora, você conferiu algumas ideias para melhorar a educação a distância no Brasil, mas saiba que existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para isso. A seguir, você irá entender melhor quais aspectos precisam ser aprimorados nas condições do país para melhorar a educação a distância no Brasil.

 

1. Desigualdade social

Uma das formas de melhorar a educação a distância no Brasil está relacionada com a redução ou até mesmo a eliminação da enorme desigualdade social enfrentada no país.

As condições de qualidade de vida precisam ser mudadas para melhorar a situação do ensino como um todo. Porém, isso também irá fazer com que o Brasil se torne um lugar mais justo e confortável para as pessoas viverem.

 

2. Investimentos em pesquisas

No Brasil, os investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias são pequenos. Para alcançar uma educação a distância no Brasil eficiente, é preciso priorizar esse aspecto.

 

3. Criação de instrumentos de controle

A educação a distância pode ser uma ótima alternativa para o combate ao abandono do ensino e as faltas de alunos às aulas. Por essa razão, é fundamental criar formas de controlar o aproveitamento e a presença dos alunos, por meio do uso da tecnologia. Assim, o interesse e o desenvolvimento do aluno serão ainda melhores e sua formação terá mais qualidade.

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu os principais desafios da educação a distância no Brasil e conheceu propostas para melhorá-la. Quer saber mais sobre assuntos relacionados à educação? Então, acesse https://educacaodofuturo.com.br/ e confira as nossas postagens!

Educação do Futuro
Fala! Universidades2
Fala! Universidades2 Seguir

O FALA! é uma startup de comunicação que gera experiências entre universitários e marcas. Todas as iniciativas são divulgadas em nossas plataformas: revista impressa, site falauniversidades.com.br e também no portal de notícias R7.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você