Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia dos professores neste novo contexto: o que devemos comemorar?

Dia dos professores neste novo contexto: o que devemos comemorar?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
out. 15 - 3 min de leitura
000

Hoje, 15 de outubro, é Dia dos Professores.

Os desafios de ser profissional do ensino são muitos como demonstra a pesquisa chamada "Profissão Professor", realizada em 2018 pelo Todos Pela Educação em parceria com o Itaú Social. Nela muitos docentes afirmam amar a profissão, porém demonstram insatisfações relacionadas a questões como: 

  • desvalorização da carreira (48% dos entrevistados)
  • baixa remuneração (31% dos entrevistados)
  • rotina desgastante (15% dos entrevistados)
  • falta de recursos e infraestrutura para o exercício profissional (13% dos entrevistados).

Além destes conhecidos desafios, os profissionais foram expostos, neste momento de pandemia e distanciamento social, à transformação digital da educação, muitas vezes sem recursos e capacitação adequada.

Hoje em dia ser professor é exercer uma série de funções para atender novas demandas do ensino. Acompanhe abaixo:

Professor no digital: desafios e entendimentos

O professor sempre foi responsável por fazer a ponte entre o conhecimento e o aluno, avaliando quais métodos didáticos serão mais efetivos com cada turma ou com cada estudante.

Hoje, com o digital, o professor além de transmissor do conhecimento atua na mediação de conteúdos, seleção de materiais educativos e novas formas de transmitir o conteúdo. 

Esta mudança foi percebida em todas as esferas do ensino: do básico ao superior. Em pesquisa realizada pelo Instituto Península, por exemplo, foi apontado que 7 em cada 10 professores precisou reinventar totalmente a rotina de trabalho e mais de 60% deles buscou cursos e outras formas de aprimoramento.

Papel professor e instituições de ensino

É necessário que as instituições proporcionem recursos e treinamentos necessários para que os profissionais consigam atuar com maior autonomia e entendimento das plataformas de ensino e ferramentas tecnológicas.

Além disso, os profissionais devem buscar capacitações e entendimento destes novos processos educacionais, ambientes de ensino e ferramentas que facilitam a interação com os alunos e na disseminação do conhecimento.

Este fato  foi destacado por Léo Barbieri, sócio-fundador e chefe de operações e de marketing da InterEdTech - empresa de tecnologia para a educação, como a principal oportunidade proporcionada pela transformação digital. 

"A gente está aprendendo que a Internet é uma aliada que pode levar o nosso conhecimento a outros patamares", diz ele.

Assista o vídeo  completo e veja a opinião de Barbieri sobre o impacto que o digital trouxe para a rotina dos professores e quais são as oportunidades desta tendência - que hoje já se comprova na prática. 

Com tanto esforço por parte dos professores, uma homenagem é extremamente necessária. 

Um e-mail, mensagem ou cartão virtual de agradecimento com certeza fará a diferença para seus professores.

Agora, a hora é de exercer a criatividade que os professores tanto tiveram ao pensar nas possibilidades de reformulação do ensino remoto no cenário da pandemia.

Nós do Educação do Futuro iremos homenagear estes importantes profissionais do ensino com a série de vídeos "Fala aí, professor!", com educadores de diferentes áreas sobre os principais temas e formatos de ensinar e interagir com os alunos no formato digital!

Acompanhe em nossa comunidade e canal do Youtube!

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você