Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

“É possível existir Democracia no séc. XXI? Opiniões em confronto” será tema de live desta segunda-feira, 15!

“É possível existir Democracia no séc. XXI? Opiniões em confronto” será tema de live desta segunda-feira, 15!
Educação do Futuro
mar. 11 - 6 min de leitura
010

O modelo de governo democrático é caracterizado por diferentes aspectos e fundamentos, como por exemplo: a escolha de um representante pelos cidadãos e o equilíbrio dos poderes e órgãos do Estado. 

No momento atual, em que a crise de representatividades é crescente, como viver a democracia de maneira plena e efetiva para a garantia de políticas de desenvolvimento igualitárias?

Visando esta questão, acontece nesta segunda-feira, 15/03, às 19h a live “É possível existir Democracia no séc. XXI? Opiniões em confronto”.

Com a participação especial de: 

Prof. PHD Bernd Reiter: professor titular de Ciência Política Comparativa no Departamento de Literaturas Clássicas e Modernas na Texas Tech University e Pesquisador Associado da Harvard University no Instituto de Pesquisas Afro latino americanas (ALARI) desta universidade.

Prof. PHD Fernando Conceição: Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia na Facom, Faculdade de Comunicação da UFBA e membro fundador do Póscultura - Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, ligado ao IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, onde atua também como docente e pesquisador.

E mediação de:

Mariella Santiago: Jornalista graduada e mestranda no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof.Milton Santos da UFBA.

O tema principal será debatido a partir dos seguintes tópicos: 

  • A relação entre democracia, desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades

  • O que é democracia representativa - as lutas das minorias representativas por representação efetiva.

Não perca este super bate-papo com especialistas na área política e comunicacional e entenda um pouco mais sobre as relações e representatividades em nossa sociedade!

Acesse o vídeo e ative o lembrete:

Saiba mais sobre os convidados e mediadora:

Bernd Reiter é professor titular de Ciência Política Comparativa no Departamento de Literaturas Clássicas e Modernas na Texas Tech University e Pesquisador Associado da Harvard University no Instituto de Pesquisas Afro latino americanas (ALARI) desta universidade.

Possui larga experiência como professor, instrutor, pesquisador, diretor de institutos, diretor para Intercâmbios estudantis internacionais e coordenador de programas de graduação. Por sua destacada atuação no meio acadêmico, Reiter tem sido contemplado com diversas premiações, entre elas o Distinguished Alum Award, prêmio da City University of New York (2019), the William R. Jones Outstanding Mentor Award - premiação do Fundo Educacional da Flórida - (2019), Florida Education Fund President’s Award (2016), USF Faculty Global Achievement Award (2015) e USF Status of Latinos Faculty Award (2014).
 

Nos últimos anos publicou mais de 50 livros, capítulos e artigos acadêmicos em periódicos revisados por especialistas, relacionados aos temas democracia, raça, cidadania e decolonialidade. É organizador da publicação Série Especial do Guia Descolonizando os Clássicos (Decolonizing the Classics Special Book Series) e já apresentou trabalhos em diversas conferências internacionais, incluindo o Fórum Social Mundial, em 2018.

Fernando Conceição é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (1996 e 2001, respectivamente).
Professor Titular da Universidade Federal da Bahia na Facom, Faculdade de Comunicação da UFBA e membro fundador do Póscultura - Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, ligado ao IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, onde atua também como docente e pesquisador.

Realizou estágio-sênior pós-doutoral no CES - Centro de Estudos Sociais/Laboratórios Associados/Universidade de Coimbra, Portugal (2014-2015) e Pós-Doutorado, com bolsa da Capes, na Freie Universität Berlin/Lateinamerika-Institut (2008-2009). De 1998 a 1999 nos Estados Unidos da América foi visiting scholar na New York University, bem como, ainda em 1988, visiting scholar da University of California, Irvine. Bolsista do DAAD, na Alemanha (2006-2007) e Fulbright nos Estados Unidos (1994).

É biógrafo autorizado do intelectual e geógrafo Milton Santos, vencedor do "Nobel" da Geografia (Prêmio Vautrin Lud). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. É líder dos grupos de pesquisa Permanecer Milton Santos; e Etnomídia - Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades da UFBA e membro do grupo de Pesquisa Pensamento NegroContemporâneo, baseado na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Tem experiência profissional como jornalista, editor de veículos de comunicação e especialista em Marketing Político e acadêmico, nos temas cultura, sociedade e Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, combate ao racismo, jornalismo, cultura e globalização. No Brasil fundou o Movimento Pelas Reparações dos Afro-Descendentes, abrindo a discussão de políticas de ação afirmativa como cotas nas universidades brasileiras.

Mariella Santiago  é graduada em Comunicação Social– Jornalismo e mestranda no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof.Milton Santos da UFBA. Atualmente desenvolve, sob orientação do Prof. Doutor Fernando Conceição, monografia sobre a contribuição de cantoras negras e afro-indígenas na MPB. O trabalho investiga as inovações nas práticas estéticas e de comunicação dessas artistas no enfrentamento de questões como racismo estrutural, monopólios da indústria cultural, machismo e desigualdades regionais.

Possui experiência em diversos países como intérprete, compositora e
produtora cultural, tendo o Inglês e o Francês como segundo e terceiro idiomas.
Seu trabalho musical tem sido contemplado por premiações como Itaú Rumos
Culturais, Natura Musical e Conexão Vivo, entre outras premiações e editais
relevantes na área musical.


Sua discografia reúne mais de 20 títulos entre faixas autorais publicadas em
coletâneas, compilações, EP’s, álbuns, DVDs autorais e colaborações com
outros artistas, no Brasil e exterior, como as faixas “Only the Wind” onde faz um
dueto com Sting no álbum Eberhard Schoener and Friends (BMG, 2006) e
Calunga Exuberante, parceria com Chico César, no álbum Ella.
https://www.mariellasantiago.com/mscomunicacao-arte-agencia
www.mariellasantiago.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6750078532945755


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você