Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreendedorismo digital: dicas para criar um negócio online

Empreendedorismo digital: dicas para criar um negócio online
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 20 - 6 min de leitura
010

Autonomia. É o que você sempre quis, tanto na vida pessoal como na profissional, não é?  E é a palavra que resume o empreendedorismo digital, ou seja, quando alguém decide criar um negócio na Internet e gerar soluções online. Esse modelo de lucrar, baseado em liberdade, flexibilidade e oportunidades, pode lhe render bons frutos e virar sua vida de ponta a cabeça. Saiba como e confira nossas dicas para criar negócios online.

1) Áreas de interesse

Antes de entrar no empreendedorismo digital, é preciso pensar nas suas áreas de interesse. Leve o tempo que precisar e, com calma, decida qual será o nicho do seu negócio online. Ou seja, o segmento do mercado no qual você atuará, como saúde, bem-estar, moda, educação e tecnologia.

2) Público-alvo

Determinada a área que seu negócio online pertencerá, surge a necessidade de saber quem irá se interessar pelo seu empreendimento, isso é, o tipo de pessoa. Pesquise bastante o perfil do seu público-alvo, grupo ao qual sua marca se dirigirá.

É essencial buscar o máximo de informações (sexo, idade, profissão, gostos, etc.) possíveis sobre os consumidores do seu produto. Somente assim, entendendo a fundo os desejos do público, você conseguirá divulgar e vender seu produto de forma eficaz.

3) Produto

Esta dica caminha junto com a do tópico acima. Para servir aos seus consumidores, é essencial saber por que, como é a forma de agradá-los. Analise o mercado como um todo e, principalmente, a concorrência, para ficar por dentro das demandas de seu público.

Assim, você fica a par de como outras empresas online disponibilizam o produto — o mesmo que você venderá — e do modo pelo qual o serviço é apreendido pelos clientes.

4) Planejamento

Após estes três pontos, é hora de trabalho braçal. Como tudo na vida, o empreendedorismo digital exige planejamento e cautela. Coloque seus pensamentos (positivos e negativos), objetivos e desejos, ligados aos negócios online, no papel.

Ainda que seja em um simples rascunho, transmita suas ideias seguindo um raciocínio lógico, de modo ordeiro. Está meio confuso e não sabe bem o que colocar no planejamento? Tudo bem, esta etapa é um pouco mais trabalhosa mesmo. A gente te ajuda!

Vamos lá: estipule metas pequenas, médias e maiores; descreva o cenário que você almeja após um mês de seu negócio; detalhe sua renda disponível hoje e as áreas nas quais certa quantia será aplicada, e cogite a hipótese de usar anúncios pagos online para um alcance maior de seu produto.

Além disso, pode ser preciso contratar uma equipe de mídias sociais para gerenciar as redes de sua marca e de redatores para escrever em seu blog, se for o caso. O planejamento é fundamental em qualquer negócio, e as planilhas podem te ajudar nisso também. Ao praticar essas dicas, você assume lugar de ouro no meio do empreendedorismo digital.

5) Listas

Faça uma lista de prioridades, desse jeito, você não se precipita e não corre o risco de gerar gastos desnecessários. Outro ponto importante, ainda mais quando falamos de negócios online, é saber exatamente com quem contar e de quem manter distância.

Afinal, no momento em que comentamos com as pessoas sobre fazer algo novo na vida, pessoal ou profissional, sempre tem aquele amigo ou familiar que te incentiva das mais diversas formas. Por outro lado, também é provável ouvirmos palavras de desânimo que desencorajam e nos colocam para baixo... Aposto que você já passou por isso na vida, não é?

Então, sabendo disso, selecione as pessoas que te apoiam e podem te auxiliar, no seu negócio, no momento em que você recorre a elas. Seja com conversas esclarecedoras e ideias para prosperar seu empreendimento, ou com recursos palpáveis, as pessoas à sua volta sempre podem te ajudar.

Considere fazer parcerias com youtubers, influenciadores digitais e celebridades para a propaganda do seu negócio. E não esqueça de colegas jornalistas, escritores e da área de comunicação no geral; eles podem aceitar serem seus parceiros e redigir textos para seu blog.

Não subestime o valor de um bom network, ou seja, uma rede de contatos que pode te ajudar, e muito, no sucesso da sua empreitada.

6) Marketing

Estudos, testes e análise de resultados. Essa é a dinâmica do marketing digital, a ação de divulgar e vender produtos por meio da Internet, e deve estar sempre atrelada ao empreendedorismo digital. Saiba em qual mídia online seu público está e elabore estratégias personalizadas de comunicação, divulgação e venda de seus serviços.

Voltemos à primeira frase desta sexta dica. Atualize-se, mas não só isso; experimente tipos diferentes de posts, fotos e recursos das redes sociais, como storieslives e vídeos. Depois, verifique o engajamento gerado em cada publicação e o horário de cada uma.

Vale o destaque: com técnicas de marketing bem apuradas, os negócios online conseguem obter mais tráfego (visitas). Com isso, as vendas aumentam de forma significativa.

7) Comece a vender!

Hora de pôr as mãos na massa e dar o primeiro clique que pode transformar a sua vida. No empreendedorismo digital, você pode criar um eCommerce, loja virtual para produtos digitais — cursos online, Ebooks, podcasts — ou físicos, como livros, roupas ou artigos artesanais.

 

Negócios online para se inspirar

- Amazon

A empresa de tecnologia mais valiosa do mundo, pioneira do eCommerce e eBooks, nasceu na Internet, com livros, mas expandiu horizontes. Hoje, também oferece serviços de streaming, computação em nuvem e inteligência artificial.

- Netflix

Inicialmente, funcionava como locadora de filmes com entregas a domicílio. O usuário escolhia o título desejado no site da empresa e recebia pelos Correios. A ideia deu tão certo que foi expandida e, em 2007, a plataforma entrou para o ramo do streaming e passou a oferecer conteúdos de acesso imediato.

- Trello

Oferece uma ferramenta virtual, com listas e calendários, para gestão de tarefas. Tem organização visual e permite que muitas pessoas a acessem simultaneamente. Abrangente, otimiza tanto a comunicação do professor com alunos, tanto do gerente com sua equipe.

Assim, com essas dicas de empreendedorismo digital, criar um negócio online será muito mais fácil e proveitoso.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você