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Gamificação Corporativa

Flavio Sena
ago. 16 - 2 min de leitura
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Vivo o tema gamificação diariamente e percebo que este recurso tem trazido novas possibilidades de engajamento, motivação para alunos e colaboradores em diversos contextos. É fato o poder dessa ferramenta, vários estudos mostram, mas não se deixe enganar pela superficialidade que alguns fornecedores a promovem, principalmente no meio corporativo. Gamificação não é um "joguinho", tão pouco o assunto principal quando falamos de aprendizagem adulta. No final do dia seu departamento precisará apresentar o RESULTADO de sua estratégia. Meu estilo de entrega exige que eu passe pelo que chamo de "pilares da aprendizagem corporativa", antes de falarmos sobre o processo de gamificar algum conteúdo. É vital considerarmos a Andragogia, já que lidamos com adultos no ambiente corporativo, a Neurociência, entendendo os mecanismos de aprendizagem que nossa mente utiliza neste processo, o Perfil Comportamental, sabendo que teremos melhores resultados se pudermos tratar as pessoas como ELAS gostariam de ser tratadas e, por fim, a Cultura Organizacional, respeitando as variáveis envolvidas na visão, missão, valores organizacionais de cada instituição. Só depois, entramos no quesito "ferramenta". E foi dessa forma que entregamos para a Revista HSM Management, para a edição que abortava o tema Criatividade, o Game que busca apresentar algumas características do seu perfil criativo. Uma brincadeira que trouxe muitos feedbacks positivos pelos mais de 500 assinantes que concluíram o jogo logo na primeira semana. Jogo rápido, 10 minutos em média. Anexei o QR Code, caso queira conhecer seu perfil criativo com base nos arquétipos da HSM. Enjoy! Because learning must be fun!

https://www.linkedin.com/posts/flavio-sena-86715515_gamification-gamificacaocorporativa-gamificar-activity-6824668860113805312-H8OZ/


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