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Gerando leads: o que são e a importância deles no seu negócio

Gerando leads: o que são e a importância deles no seu negócio
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 31 - 6 min de leitura
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Só se consegue estabelecer contato com alguém que permitiu ser encontrado. Para seu negócio prosperar, entenda o que é lead, um dos pilares fundamentais do marketing digital, e trace uma estratégia efetiva. Venha descobrir como atrair clientes e a importância de personalizar ofertas de marketing para fechar vendas.

Antes de tudo, o lead, na estratégia de marketing digital, é quem se mostrou interessado em usufruir do produto oferecido pela sua empresa. Isso mediante preenchimento de formulários on-line com dados de contato (nome completo, e-mail e celular). Resumindo, o que é lead? É um potencial cliente, uma oportunidade de negócio.

O lead faz parte do funil de vendas, um modelo de estratégia que mostra a trajetória do cliente desde o primeiro contato com sua marca até a venda. Daí a importância da equipe de marketing e equipe de vendas trabalharem em conjunto. Caso você não esteja tão familiarizado com o termo ‘funil de vendas’, adiante explicaremos melhor esse conceito essencial do marketing digital.

Conheça o perfil do cliente e venda mais

As pessoas costumam ser atraídas pelo que é semelhante à elas. Ou seja, quando há identificação com um produto e com a forma pela qual ele é ofertado por uma marca, as chances de conquistar seu potencial cliente são altas. Para sua mira atingir o alvo em cheio, use uma estratégia de vendas e marketing assertiva.

O segredo é estudar e segmentar 

Afinal, como atrair clientes? Estude-os. Seu admiradores podem até desejar a mesma coisa —seu produto —, porém, o modo com que este será utilizado por cada um deles varia. Cada pessoa tem suas próprias experiências de vida. Cabe a você pôr em prática o mantra do marketing digital: segmentar o cliente.

Defina o perfil do comprador, conheça suas motivações, hábitos e estilo de vida. Adeque sua estratégia de marketing digital às necessidades específicas de cada consumidor. Analise a linguagem de abordagem ideal, o tipo de mídia a ser empregado (texto, foto, vídeo) e a rede social na qual você atuará.

Ao fazer isso, você fica a par do que valoriza o seu produto. Entenda as razões de escolha dos consumidores para servi-los da melhor forma possível. Faça com que eles escolham você para ser o fornecedor da solução que eles tanto anseiam.

Funil de vendas: etapas no processo de negociação

De um jeito simples, o funil de vendas te mostra os estágios da jornada do seu potencial cliente. Nesse processo do marketing,sua marca deve conquistar a oportunidade de negócio e convertê-la em cliente “efetivo”. Isso em três etapas: descoberta, consideração e decisão.

Entenda mais sobre como atrair clientes. Trabalharemos com um exemplo de nicho na área de capacitação profissional.

Topo de funil: o conhecimento de uma necessidade. Aqui, a pessoa descobre um problema a ser resolvido. Imagine que procura um novo rumo profissional na área de gastronomia.  Ela navega pela Internet e se depara com um post —nas redes sociais ou blog da sua empresa —com o tema “Dicas para começar na gastronomia”.

Então, acessa o material, reconhece-se no post e quando vê que o texto “leu seu pensamento”, decide pesquisar mais sobre o assunto. Essa é uma das maravilhas do marketing digital.

No topo, suas publicações devem ter um grande alcance e poucas barreiras de acesso, como formulários. O foco, neste estágio, não é tanto em conversão, mas em disseminação.

Meio do funil: proponha soluções e medidas

É no meio do caminho que a consideração vem. Após acessar um conteúdo de topo de funil, a pessoa sente a necessidade de ir além, de descer e descobrir como solucionar o problema. Com foco em conversão, nessa etapa, o volume de conteúdo é mediano.

Voltemos ao exemplo acima. O internauta irá além e vai querer saber quais são os passos para trabalhar na gastronomia. Para tal, ele buscará posts que contenham soluções, como: dicas de profissionais, livros e cursos da área. Você irá criar conteúdos variados - direta e indiretamente ligados ao seu produto ou serviço. 

Os formulários —aqueles que falamos lá no começo deste texto, lembra? —precisam ser protagonistas dessa estratégia de marketing digital. Faça conteúdos mais elaborados, como e-books, vídeos e podcasts, e solicite dados do navegante para liberar o material a ser enviado.

Hora de você conectar a descoberta à venda!

Fundo de funil: apresente cases e ofertas

É tudo ou nada. Seja mais certeiro do que um tiro ao alvo na hora de fisgar, de vez, o lead. "Venda seu peixe" antes que um concorrente o faça. E diga “bingo” à sua estratégia de marketing cuidadosamente planejada e executada.

Caro leitor, não pense em enviar um e-mail direto e objetivo, oferecendo o produto ao seu provável comprador. Se fizer isso, assinará sua sentença de morte no mundo das vendas e do marketing digital. Fuja do óbvio, ok?

Depois desse papo de amigo, vamos ao que interessa!

Hora de apresentar, de modo criativo, o seu serviço ou produto. Quando enviar o e-mail de oferta ao lead, insira cases de sucesso, ou seja, histórias de clientes que compraram o produto e resolveram o seus problemas.

Explique a jornada desses clientes, o que procuravam quando escolheram sua marca e fale como a nova aquisição resolveu suas dores e necessidades. Mostre o “antes e depois” da vida desse cliente, apresentando o quão inovador e revolucionário é o seu serviço.

Fale sobre as vantagens de comprar seu produto. Para uma melhor didática, invista em formatos alternativos ao textual: imagens, vídeos e histórias em quadrinhos são ótimas ferramentas de persuasão e otimização da sua estratégia de marketing.

Muita informação ao mesmo tempo?! Mas garanto que você entendeu o que é lead e como atrair clientes. Desenvolver uma estratégia de marketing digital pode ser trabalhosa, porém, fará você ir na direção certa. Está esperando o que para gerar mais leads?


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