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Gerando Leads: o que são e qual a importância deles no seu negócio?

Gerando Leads: o que são e qual a importância deles no seu negócio?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
mar. 18 - 6 min de leitura
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Só se consegue estabelecer contato com alguém que permitiu ser encontrado.

Para seu negócio prosperar, entenda o que é lead, um dos pilares fundamentais do marketing digital, e trace uma estratégia efetiva. Venha descobrir como atrair clientes e a importância de personalizar ofertas de marketing para fechar vendas.

Antes de tudo, o lead, na estratégia de marketing digital, é quem se mostrou interessado em usufruir do produto oferecido pela sua empresa. Isso mediante preenchimento de formulários on-line com dados de contato (nome completo, e-mail e celular). Resumindo, o que é lead? É um potencial cliente, uma oportunidade de negócio.

O lead faz parte do funil de vendas, um modelo de estratégia que mostra a trajetória do cliente desde o primeiro contato com sua marca até a venda. Daí a importância da equipe de marketing e equipe de vendas trabalharem em conjunto. Caso você não esteja tão familiarizado com o termo ‘funil de vendas’, adiante explicaremos melhor esse conceito essencial do marketing digital.

Conheça o perfil do cliente e venda mais

As pessoas costumam ser atraídas pelo que é semelhante à elas. Ou seja, quando há identificação com um produto e com a forma pela qual ele é ofertado por uma marca, as chances de conquistar seu potencial cliente são altas. Para sua mira atingir o alvo em cheio, use uma estratégia de vendas e marketing assertiva.

O segredo é estudar e segmentar

Afinal, como atrair clientes? Estude-os. Seu admiradores podem até desejar a mesma coisa —seu produto —, porém, o modo com que este será utilizado por cada um deles varia. Cada pessoa tem suas próprias experiências de vida. Cabe a você pôr em prática o mantra do marketing digital: segmentar o cliente.

Defina o perfil do comprador, conheça suas motivações, hábitos e estilo de vida. Adeque sua estratégia de marketing digital às necessidades específicas de cada consumidor. Analise a linguagem de abordagem ideal, o tipo de mídia a ser empregado (texto, foto, vídeo) e a rede social na qual você atuará.

Ao fazer isso, você fica a par do que valoriza o seu produto. Entenda as razões de escolha dos consumidores para servi-los da melhor forma possível. Faça com que eles escolham você para ser o fornecedor da solução que eles tanto anseiam.

Funil de vendas: etapas no processo de negociação

De um jeito simples, o funil de vendas te mostra os estágios da jornada do seu potencial cliente. Nesse processo do marketing, sua marca deve conquistar a oportunidade de negócio e convertê-la em cliente “efetivo”. Isso em três etapas: descoberta, consideração e decisão.

Entenda mais sobre como atrair clientes. Trabalharemos com um exemplo de nicho na área de saúde e bem-estar.

Topo de funil: o conhecimento de uma necessidade

Aqui, a pessoa descobre um problema a ser resolvido. Imagine que ela anda angustiada, estressada e ansiosa. Ela navega pela Internet e se depara com um post — nas redes sociais ou blog da sua empresa — com o tema “10 razões para seu estresse”.

Então, acessa o material, reconhece-se no post e quando vê que o texto “leu seu pensamento”, decide pesquisar mais sobre o assunto. Essa é uma das maravilhas do marketing digital.

No topo, suas publicações devem ter um grande alcance e poucas barreiras de acesso, como formulários. O foco, neste estágio, não é tanto em conversão, mas em disseminação.

Meio do funil: proponha soluções e medidas

É no meio do caminho que a consideração vem. Após acessar um conteúdo de topo de funil, a pessoa sente a necessidade de ir além, de descer e descobrir como solucionar o problema. Com foco em conversão, nessa etapa, o volume de conteúdo é mediano.

Voltemos ao exemplo acima. O internauta irá além e vai querer saber a cura para seu estresse. Para tal, ele buscará posts que contenham soluções, como atividades para relaxar a mente e o corpo: livros, filmes, academias e psicólogos. Sim, você criará conteúdos, citando alternativas que não o seu produto ou serviço. Calma, isso se chama estratégia.

Os formulários — aqueles que falamos lá no começo deste texto, lembra? — precisam ser protagonistas dessa estratégia de marketing digital. Faça conteúdos mais elaborados, como e-books, vídeos e podcasts, e solicite dados do navegante para liberar o material a ser enviado.

Hora de você conectar a descoberta à venda!

Fundo de funil: apresente cases e ofertas

É tudo ou nada. Seja mais certeiro do que um tiro ao alvo na hora de fisgar, de vez, o lead. "Venda seu peixe" antes que um concorrente o faça. E diga “bingo” à sua estratégia de marketing cuidadosamente planejada e executada.

Caro leitor, não pense em enviar um e-mail direto e objetivo, oferecendo o produto ao seu provável comprador. Se fizer isso, assinará sua sentença de morte no mundo das vendas e do marketing digital. Fuja do óbvio, ok?

Depois desse papo de amigo, vamos ao que interessa!

Hora de apresentar, de modo criativo, o seu serviço ou produto. Quando enviar o e-mail de oferta ao lead, insira cases de sucesso, ou seja, histórias de clientes que compraram o produto e resolveram o seus problemas.

Explique a jornada desses clientes, o que procuravam quando escolheram sua marca e fale como a nova aquisição resolveu suas dores, ou seja, seus sofrimentos. Mostre o “antes e depois” da vida desse cliente, apresentando o quão inovador e revolucionário é o seu serviço. Fale sobre as vantagens de comprar seu produto. Para uma melhor didática, invista em formatos alternativos ao textual: imagens, vídeos e histórias em quadrinhos são ótimas ferramentas de persuasão e otimização da sua estratégia de marketing.

Muita informação ao mesmo tempo?! Mas garanto que você entendeu o que é lead e como atrair clientes.

Desenvolver uma estratégia de marketing digital pode ser trabalhosa, porém, fará você ir na direção certa. Está esperando o que para gerar mais leads?


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