Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

I Congresso Internacional Educação, Tecnologia & Sociedade: Conectar

I Congresso Internacional Educação, Tecnologia & Sociedade: Conectar
Carlos Eduardo Sanches
set. 22 - 2 min de leitura
000

 

A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG -, através do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) e da Faculdade de Educação (FaE), promoverá o "I Congresso Internacional Educação, Tecnologia & Sociedade: Conectar" entre os dias 04 e 08 de outubro desse ano.

O Congresso, que será gratuito e online, é uma ação que tem como público professores da Educação Básica e profissionais relacionados, além de abrir inscrições para a sociedade em geral.

Os objetivos, dentre outros, são criar um espaço colaborativo para a discussão de temas atuais ligados à tecnologia digital e à formação docente com um viés de participação e interação.

As atividades serão bem diversificadas, tais como palestras, minicursos e mesas redondas.

Nesse sentido, eu gostaria de divulgar um minicurso que darei no dia 07/10/21, das 09h às 12h, intitulado "Edição de Vídeos como Metodologia Ativa".

A descrição desse minicurso segue abaixo.

"Este minicurso tem a intenção de ser útil aos educadores contribuindo com uma introdução a um tipo de abordagem ativa em sala de aula através da edição de vídeos. A ideia é desenvolver atividades práticas que demonstrem o quanto a edição de vídeos pode contribuir para a aquisição de competências e habilidades digitais e não digitais como senso crítico, argumentação, roteirização, narrativas e outras. A proposta se baseia em atividades técnicas – como cortes, colorização, inserção de imagens e áudios etc – lastreadas em argumentações/justificativas dentro de um contexto de aprendizagem. Cada corte, cada alteração de cor, ou cada inserção de áudio, por exemplo, deve ser justificada dentro do tema e do contexto que se deseja desenvolver em sala de aula/ambiente de aprendizagem. Para fazer isso na prática, serão mostrados/utilizados pequenos trechos de vídeos para serem editados com base em sugestões de edição dos participantes fundamentadas em intencionalidades. Ou seja: uma determinada cena/situação estará posta e deverá ser alterada/editada para que esse vídeo sofra alguma alteração de sentido, sensação, intenção, ambiente, impacto etc, de acordo com o objetivo que se queira atingir com isso."

Prof. Carlos Sanches - Consultor e formador docente em TE na Tecnologia EducaBrasil - MIE Microsoft

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você