Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Metodologias de aprendizagem ativas, inovadoras e 100% digitais

Metodologias de aprendizagem ativas, inovadoras e 100% digitais
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 14 - 4 min de leitura
000

Pela primeira vez na história, por conta da pandemia do coronavírus, as atividades escolares são totalmente digitais. Isso tem mostrado como aparelhos eletrônicos podem introduzir novas técnicas de aprendizado e ser grandes aliados ao ensino básico.

No entanto, além de apenas adotar o uso das ferramentas digitais, é preciso ter conhecimento das novas estratégias por trás disso: as metodologias de ensino ativas – que prometem trazer inovação e potencializar o aprendizado. Mas, como elas funcionam? E quais as vantagens para o aluno?

O aluno torna-se protagonista

No atual sistema de educação brasileiro, a dinâmica de aprendizado prende-se muito a um ensino meramente passivo. Os alunos vão à escola, muitos deles anotam algumas falas do professor e outros conteúdos e, dias depois, devem fazer uma avaliação escrita.

Apesar de ser uma prática consolidada por anos, existem outras realidades também compatíveis com a vida em sociedade, que estimulam mais o empreendedorismo e a inovação.

A tecnologia é uma aliada do ensino

O uso da tecnologia para auxiliar no processo de ensino tem crescido no país e no mundo todo. Por muitos anos, acreditou-se que telefones, computadores e videogames restringiam-se simplesmente ao lazer dos adolescentes ou que seriam, até mesmo, fatores distrativos que os atrapalhariam em suas atividades.

Porém, em videogames e jogos, jovens se veem, pela primeira vez, como protagonistas capazes de fazer suas próprias escolhas e analisar suas devidas consequências –proporcionando, às vezes, um maior amadurecimento pessoal que, sem dúvidas, também traz um desenvolvimento profissional.

Aliada aos conteúdos educativos e à devida orientação de professores e responsáveis, a tecnologia da educação pode tornar-se uma ferramenta importante no processo de aprendizado. Exemplos disso são os aplicativos PlayKids Explorer e LingoKids, metodologias digitais que trazem a proposta de potencializar o ensino e a diversão por meio de propostas inovadoras.

Atividades que estimulam a participação ativa

Além dos videogames, dinâmicas envolvendo leituras e debates são importantes para que o aluno aprenda a desenvolver a capacidade de analisar uma situação e formar um senso crítico a partir dela. Também, propostas como jogos e resolução de problemas, ou “cases”, são importantes para estimular a descoberta, criatividade e a tomada de decisões.

A importância do erro

O erro é inevitável ao ser humano e, muitas vezes, faz parte do processo de aprendizado. Somos ensinados que não podemos tirar uma nota baixa e acabamos crescendo com muito medo de errar, o que pode formar jovens inseguros e menos propensos a correr riscos e promover mudanças.

Metodologias de ensino ativo tiram o aluno dessa zona de conforto e trazem uma proposta inovadora para lidar com isso, abrindo espaço para aprender com a dificuldade e para o desenvolvimento de adultos mais autoconfiantes.

O novo papel do professor

Nessa revolução do ensino, o aluno deixa de ser meramente um espectador passivo e torna-se ativo, um verdadeiro protagonista em seu processo de aprendizado. O foco deixa de ser o professor e passa a ser o jovem.

Mas isso não significa que o profissional seja deixado de lado. Muito pelo contrário, seu papel continua sendo de extrema importância para auxiliar e educar os jovens. No entanto, sua atuação agora é diferente! Ao invés de colocar-se como uma figura inalcançável e inquestionável na frente da classe, ele deve ser um verdadeiro líder para tirar o melhor de cada aluno, estando mais presente em suas dúvidas e descobertas.

O professor torna-se um tutor, que ajuda o aluno a aprender e a correr atrás das respostas. Ele induz o processo de aprendizado na mente do jovem ao invés de simplesmente ditar o que está certo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você