[ editar artigo]

Metodologias de aprendizagem ativas, inovadoras e 100% digitais

Metodologias de aprendizagem ativas, inovadoras e 100% digitais

Pela primeira vez na história, por conta da pandemia do coronavírus, as atividades escolares são totalmente digitais. Isso tem mostrado como aparelhos eletrônicos podem introduzir novas técnicas de aprendizado e ser grandes aliados ao ensino básico.

No entanto, além de apenas adotar o uso das ferramentas digitais, é preciso ter conhecimento das novas estratégias por trás disso: as metodologias de ensino ativas – que prometem trazer inovação e potencializar o aprendizado. Mas, como elas funcionam? E quais as vantagens para o aluno?

O aluno torna-se protagonista

No atual sistema de educação brasileiro, a dinâmica de aprendizado prende-se muito a um ensino meramente passivo. Os alunos vão à escola, muitos deles anotam algumas falas do professor e outros conteúdos e, dias depois, devem fazer uma avaliação escrita.

Apesar de ser uma prática consolidada por anos, existem outras realidades também compatíveis com a vida em sociedade, que estimulam mais o empreendedorismo e a inovação.

A tecnologia é uma aliada do ensino

O uso da tecnologia para auxiliar no processo de ensino tem crescido no país e no mundo todo. Por muitos anos, acreditou-se que telefones, computadores e videogames restringiam-se simplesmente ao lazer dos adolescentes ou que seriam, até mesmo, fatores distrativos que os atrapalhariam em suas atividades.

Porém, em videogames e jogos, jovens se veem, pela primeira vez, como protagonistas capazes de fazer suas próprias escolhas e analisar suas devidas consequências –proporcionando, às vezes, um maior amadurecimento pessoal que, sem dúvidas, também traz um desenvolvimento profissional.

Aliada aos conteúdos educativos e à devida orientação de professores e responsáveis, a tecnologia da educação pode tornar-se uma ferramenta importante no processo de aprendizado. Exemplos disso são os aplicativos PlayKids Explorer e LingoKids, metodologias digitais que trazem a proposta de potencializar o ensino e a diversão por meio de propostas inovadoras.

Atividades que estimulam a participação ativa

Além dos videogames, dinâmicas envolvendo leituras e debates são importantes para que o aluno aprenda a desenvolver a capacidade de analisar uma situação e formar um senso crítico a partir dela. Também, propostas como jogos e resolução de problemas, ou “cases”, são importantes para estimular a descoberta, criatividade e a tomada de decisões.

A importância do erro

O erro é inevitável ao ser humano e, muitas vezes, faz parte do processo de aprendizado. Somos ensinados que não podemos tirar uma nota baixa e acabamos crescendo com muito medo de errar, o que pode formar jovens inseguros e menos propensos a correr riscos e promover mudanças.

Metodologias de ensino ativo tiram o aluno dessa zona de conforto e trazem uma proposta inovadora para lidar com isso, abrindo espaço para aprender com a dificuldade e para o desenvolvimento de adultos mais autoconfiantes.

O novo papel do professor

Nessa revolução do ensino, o aluno deixa de ser meramente um espectador passivo e torna-se ativo, um verdadeiro protagonista em seu processo de aprendizado. O foco deixa de ser o professor e passa a ser o jovem.

Mas isso não significa que o profissional seja deixado de lado. Muito pelo contrário, seu papel continua sendo de extrema importância para auxiliar e educar os jovens. No entanto, sua atuação agora é diferente! Ao invés de colocar-se como uma figura inalcançável e inquestionável na frente da classe, ele deve ser um verdadeiro líder para tirar o melhor de cada aluno, estando mais presente em suas dúvidas e descobertas.

O professor torna-se um tutor, que ajuda o aluno a aprender e a correr atrás das respostas. Ele induz o processo de aprendizado na mente do jovem ao invés de simplesmente ditar o que está certo.

Educação do Futuro
InterEDTech Tecnologias Educacionais
InterEDTech Tecnologias Educacionais Seguir

Promovemos oportunidades de novos negócios educacionais para Instituições de Ensino Superior a partir da oferta de cursos remodelados para atender as principais tendências profissionais e acadêmicas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você