Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nesse artigo vamos dar 5 motivos para incentivar uma criança a aprender a programar

Nesse artigo vamos dar 5 motivos para incentivar uma criança a aprender a programar
Fala! Universidades2
fev. 21 - 7 min de leitura
000

A programação é muito mais do que simplesmente dizer a um computador o que você quer que ele faça. Muitos especialistas e educadores já consideram a programação como um novo idioma, algo muito importante para que cada criança consiga aprender a programar do básico para se destacar. 

No entanto, é possível que as crianças aprendam todos esses fundamentos antes mesmo de aprenderem a escrever, pois aprender a programar prepara as crianças para o mundo real e tecnológico em que vivemos nos dias de hoje. 

Ao longo da matéria, você verá alguns motivos e explicações do porque as crianças precisam aprender a programar e qual a importância de ensinar programação para crianças. Continue a leitura!

Entenda a importância de programar desde cedo. | Foto: Freepik.

 

 

Por que as crianças devem aprender a programar?

Atualmente, toda a área da computação está envolvida em quase toda a rotina humana, dentro das comunicações, das redes sociais, informações, compras, segurança, entre outros.

Estamos numa era em que a tecnologia é tão avançada que os computadores conseguem até controlar termostatos dos nossos lares, a iluminação, nossos automóveis e não para por aí. 

Assim como nas escolas, é ensinado matemática e biologia, a fim de ensinar as crianças a compreenderem o mundo em torno deles, por isso, saber o básico de como funciona a comunicação entre os computadores e como se envolver com eles, pode ser uma boa ideia. 

As habilidades que podem ser desenvolvidas através da programação de computadores podem ajudar as crianças a desenvolverem novas maneiras de pensar e técnicas de resolução de problemas mais eficazes, podendo ter grande repercussão em outros âmbitos. 

Aprender a programar permite a compreensão de novos conceitos, como os algoritmos, recursão e heurística. Embora eles não entendam os termos, vão aprender pelo menos os conceitos básicos. 

Além de todas essas razões, há ainda o fato de que a criação de jogos ou aplicativos pode ser muito divertido para as crianças, uma vez que estas adoram e estão sempre ligadas à essa área. 

Pensando em tudo isso, separamos uma lista com os principais motivos pelos quais as crianças devem aprender a programar, confira:

 

1. A programação pode proporcionar uma proximidade mais inteligente das crianças com a tecnologia

Com a tecnologia avançada, desde cedo as crianças já aprendem a mexer em um  smartphone, logo, começam a dominar algumas ferramentas mais cedo do que se pode imaginar. 

No entanto, as crianças usam isso a favor da comunicação e da diversão. E daí surge o questionamento: por que não transformar essa afinidade com a tecnologia em profissão? 

Aqueles que pensam que aprender a programas serve apenas para quem deseja seguir a área de Ciência da Computação ou Engenharia, estão muito enganados. Na verdade, todas as profissões, ao longo dos anos, terão seus processos transformados.

 

2. Os alunos podem aprender de forma mais contagiante e divertida a programar com as linguagens de JavaScript e Python

Talvez você se lembre do joguinho Super Mario World. A RoboGarden é bem semelhante a ele, até mesmo os “mundos” que dão nome ao jogo e aparecem na tela da TV. 

A diferença é que ele é jogado no computador e, enquanto cumpre as missões, é possível que o aluno compreenda os conceitos de programação. Ao passar de fase, a criança precisa desenvolver códigos e aplicá-los aos ramos da ciência e da matemática. 

As crianças podem não perceber, mas ao mesmo tempo em que elas jogam, elas estão aprendendo a programar. O modelo de repetição de fórmulas matemáticas já está ultrapassado, uma vez que não despertam o interesse do aluno, que apenas decora só porque vai cair na prova, deixando de assimilar o conteúdo de fato. 

A RoboGarden tem como objetivo estimular a criatividade para que a criança consiga pensar em soluções, a fim de contribuir com a sociedade. Essa plataforma é responsável por ensinar o aluno a utilizar as linguagens de JavaScript e Python, usadas na maioria dos softwares e desenvolvidos por empresas de todo o mundo.

 

3. A matemática finalmente deixa de ser um bicho de sete cabeças

Para aquelas crianças que não possuem nenhuma afinidade com a área de exatas, um simples dever de matemática pode ser o caos. Assim funciona para quem não gosta de português, todas aquelas regras de acentuação e separar as sílabas confundem a cabeça. 

No entanto, a linguagem de programação que o aluno irá utilizar através da RoboGarden, pode ajudar na assimilação dessas disciplinas, tornando tudo muito mais fácil, uma vez que essa plataforma é interdisciplinar.

 

4. Melhora o desempenho em sala de aula

A lógica da computação auxilia no raciocínio e é capaz de melhorar o desempenho do aluno em diversas disciplinas, pois formar jovens programadores é o mesmo que ensinar todas essas crianças a pensarem melhor. 

Quando os alunos aprendem a programar, eles passam a ter uma maior oportunidade de contextualizar o aprendizado e compreendem melhor o que foi apresentado em aula, assim, podendo aplicar os ensinamentos nas práticas do dia a dia. 

Não basta apenas se basear no passado, é preciso abandonar os velhos conceitos de educação e tornar as escolas mais aderentes ao movimento da indústria. A partir disso, surge a importância de adquirir a plataforma RoboGarden, para preparar seres pensantes para o que o mercado de trabalho espera.

 

5. Faltam programadores para suprir a demanda do mercado de trabalho

No Canadá, a RoboGarden desenvolveu um programa de formação interna para seus funcionários com o objetivo de estimulá-los a permanecer na empresa e resistir às ofertas dos países vizinhos. 

A procura por profissionais qualificados nessa área é tão grande que os estadunidenses chegam a oferecer o triplo do salário comum, pois é exatamente isso que o mercado está procurando, pessoas que desde cedo tiveram um olhar diferente e preparado para o que o mercado espera. 

Gostou do conteúdo? Agora que você entendeu a importância de ensinar as crianças a aprender a programar desde cedo e deseja saber mais a respeito da tecnologia, da importância da programação e da plataforma RoboGarden, não deixe de acessar o InterEdTech e conferir o melhor da programação para quem quer aprender a programar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você