Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

No que você é bom?

No que você é bom?
Julio Sampaio
jun. 7 - 5 min de leitura
000

Posso fazer uma pergunta ao senhor?

Sim, e pode me chamar de você.

No que você trabalha e o que você faz?

Eu ajudo pessoas e empresas a atingir os seus objetivos e metas.

Puxa, deve ser legal. E como se chama alguém que faz isso?

Às vezes é chamado de consultor, mentor, coach ou, numa empresa, de conselheiro.

E precisa fazer faculdade para ser isto?

A faculdade ajuda, mas não é suficiente. Na verdade, precisa estudar a vida toda.

E quem é que diz para a pessoa quais são os seus objetivos?

O ideal é que ela mesma defina quais os seus objetivos, a partir do que ela entende ser a sua missão e do propósito que desenvolveu. Na maior parte das vezes, meu trabalho começa por aí. Ajudar as pessoas ou empresas a descobrir a sua missão e a desenvolver um propósito.

Não é a mesma coisa?

Alguns utilizam como sinônimos, mas são complementares. Missão está relacionada à finalidade e costuma ser definida externamente. Alguém dá uma missão a alguém. O propósito vem de dentro da pessoa, é uma paixão, uma causa. Quando os dois estão alinhados se ganha muita força para atingir os objetivos e metas.

De novo os objetivos. Eu nem sei qual é a missão e não tenho um propósito. Já fiz 20 anos, quase entrei numa faculdade, mas acabei desistindo. Primeiro, é muito caro estudar, você não acha?

Você já pensou que pode ser mais caro não estudar?

Sim, se você não estuda, ganha menos, se depender de um emprego. Eu sei disso. Você quer dizer que eu devo pensar como investimento e não como gasto?

Eu não falei nada, mas concordo com esta visão de investimento. Sempre pensei desta forma.

Mas não é só o custo que me travou. Eu não sei que faculdade fazer. Vejo várias pessoas mais velhas que fizeram faculdade e que hoje, ou estão desempregadas ou trabalham em outra coisa. Você sabe dizer que profissão tem futuro e que eu deva estudar?

Todas as profissões têm os seus próprios desafios. Mas o melhor para a pessoa depende da própria pessoa. No que você é bom?

No que eu sou bom...? Puxa, não sei, nunca pensei sobre isso... As pessoas dizem que me comunico bem e que sou bom para fazer negócios. Por exemplo, estou ajudando um amigo a alugar o imóvel de praia e vou ganhar uma comissão por isso. Também vendi um carro para um outro amigo e atendo alguns clientes do meu pai na venda de seguros.

Legal. Parece que você é bom nisso. E você gosta de trabalhar com vendas?

Sim, é isto que eu gosto de fazer. Sinto uma emoção forte quando fecho um negócio. Adoro conhecer e conversar com pessoas diferentes. Às vezes, penso que nasci para isto.

— Poderia ser uma boa maneira de definir o que seria a sua missão. Algumas pessoas depois de refletir escrevem a sua missão e deixam por perto para lembrar sempre dela.

Sim, e é o que me dá prazer fazer. Me motiva acordar de manhã e saber que vou ajudar uma pessoa de um lado e do outro, quem vende e quem compra. Me sinto muito realizado em fazer isso.

— Poderia ser uma boa maneira de definir um propósito, neste momento de sua vida. Algumas pessoas depois de refletir escrevem o seu propósito e deixam por perto para lembrar sempre dele.

Também não gosto de fazer sempre a mesma coisa e de ficar preso em um escritório. Já pensei em montar o meu próprio negócio. Tenho várias ideias que sei que dariam certo...Se fosse para trabalhar em uma empresa, ia querer a área de vendas. Sei que chegaria a gerente ou a diretor de vendas.

E o que está faltando para você seguir por aí?

Não sei, não falta nada. É só eu decidir ... E a faculdade?

E a faculdade? Pergunto eu a você.

Bom, talvez fosse interessante eu pensar em administração, marketing...O que acha?

Parece muito bom. Que outros cursos poderiam ajudar você a ser um empreendedor de sucesso ou um futuro diretor de vendas em uma grande empresa?

Talvez existam outros. Vou pesquisar.

Ótimo. Parabéns pela decisão. E o que você vai fazer então?

Primeiro eu vou refletir mais e escrever a minha missão e o meu propósito porque não quero esquecer. Vou procurar saber mais sobre os cursos que poderia fazer e vou estabelecer alguns objetivos para mim mesmo. Depois, mãos à obra...mas, me explica melhor, qual é mesmo o seu trabalho?

 

Julio Cesar Sampaio (PCC, ICF)

Idealizador do MCI – Mentoring Coaching Institute

Diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você