O segredo de chegar na frente é quebrar as tarefas esmagadoramente complexas, transformando-as em pequenas tarefas manuseáveis, e depois iniciar com a primeira.
Gary W. Keller e Jay Papasan
Quando você, gestor da construção civil, observa uma obra como um todo, é notável a sua complexidade.
São diversas tarefas que precisam acontecer, algumas simultaneamente.
Temos o recurso para gerir, a equipe para liderar, a logística para acompanhar, compras para fazer, prazos para cumprir, mais um mundo de questões que envolvem o projeto.
Agora, imagine que ao invés de um, há três projetos rodando.
Como manter-se no caminho certo, em cada um deles, com tantos desvios e desafios?
O segredo é quebrar as tarefas complexas e transformá-las em várias tarefas pequenas e mais fáceis de acompanhar.
Isso é o papel do gestor!
Ele guia o planejamento e cuida para que todas as áreas consigam desenvolver-se plenamente.
Para fazer isso, nós dividimos a empresa em setores distintos e cada setor em uma área, responsável por um tipo de tarefas.
Ao unir cada peça dessa estrutura, temos processos rodando e uma empresa funcionando.
Contudo, para quem todas as engrenagens funcionem em unidade e sincronicidade, a comunicação precisa ser simples e didática.
Gestor, entenda que quanto mais mastigada a informação, melhor será a execução dela.
Você é responsável pela clareza de informação que chega no seu pessoal.
Se você não tem projeto específico para piso, forro e revestimentos bem detalhados, se a descrição de cada item não está clara para sua equipe, você precisará produzir esse material.
Quanto mais tempo a equipe de obras demorar para que algo seja decifrado, no projeto, mais recursos você comprometerá.
Além de elevar os custos, a queda de produtividade gerada por essas confusões, pode culminar em desânimo e frustração por parte do seu time.
Outro ponto importante, que você precisa observar é se as disciplinas estão conversando.
O projeto pode estar pedindo algo, mas a prática mostrando outra realidade, gerando conflitos entre os setores e profissionais envolvidos.
Você, como gestor, precisa estar atento a todos os detalhes! O melhor caminho, como já dissemos é:
Quebrar as tarefas completas em partes menores e tratar uma de cada vez.
Assim, você e sua construtora evoluirão diariamente!