Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O PAPEL DO GESTOR NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O PAPEL DO GESTOR NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Nailson R. Ramos e Lauro Kirsten
mar. 3 - 2 min de leitura
000

O segredo de chegar na frente é quebrar as tarefas esmagadoramente complexas, transformando-as em pequenas tarefas manuseáveis, e depois iniciar com a primeira. 

Gary W. Keller e Jay Papasan

Quando você, gestor da construção civil, observa uma obra como um todo, é notável a sua complexidade.

São diversas tarefas que precisam acontecer, algumas simultaneamente.

Temos o recurso para gerir, a equipe para liderar, a logística para acompanhar, compras para fazer, prazos para cumprir, mais um mundo de questões que envolvem o projeto.

Agora, imagine que ao invés de um, há três projetos rodando.

Como manter-se no caminho certo, em cada um deles, com tantos desvios e desafios?

O segredo é quebrar as tarefas complexas e transformá-las em várias tarefas pequenas e mais fáceis de acompanhar.

Isso é o papel do gestor!

Ele guia o planejamento e cuida para que todas as áreas consigam desenvolver-se plenamente.

Para fazer isso, nós dividimos a empresa em setores distintos e cada setor em uma área, responsável por um tipo de tarefas.

Ao unir cada peça dessa estrutura, temos processos rodando e uma empresa funcionando.

Contudo, para quem todas as engrenagens funcionem em unidade e sincronicidade, a comunicação precisa ser simples e didática.

Gestor, entenda que quanto mais mastigada a informação, melhor será a execução dela.

Você é responsável pela clareza de informação que chega no seu pessoal.

Se você não tem projeto específico para piso, forro e revestimentos bem detalhados, se a descrição de cada item não está clara para sua equipe, você precisará produzir esse material.

Quanto mais tempo a equipe de obras demorar para que algo seja decifrado, no projeto, mais recursos você comprometerá.

Além de elevar os custos, a queda de produtividade gerada por essas confusões, pode culminar em desânimo e frustração por parte do seu time. 

Outro ponto importante, que você precisa observar é se as disciplinas estão conversando.

O projeto pode estar pedindo algo, mas a prática mostrando outra realidade, gerando conflitos entre os setores e profissionais envolvidos.

Você, como gestor, precisa estar atento a todos os detalhes! O melhor caminho, como já dissemos é:

Quebrar as tarefas completas em partes menores e tratar uma de cada vez.

Assim, você e sua construtora evoluirão diariamente!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você