Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é a Bolsa de Valores? Por que é válido aprender com ela?

O que é a Bolsa de Valores? Por que é válido aprender com ela?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
set. 7 - 3 min de leitura
000

O mercado de investimentos é um dos mais promissores na era digital pela possibilidade de crescimento financeiro e desenvolvimento econômico.

A Bolsa de Valores é uma das principais formas de investimentos. Ao longo da história, a Bolsa teve como principal papel ser o local onde ocorrem negociações  financeiras de empresas.  Com o crescente interesse em investimentos tornou-se também uma das principais alternativas encontradas por pessoas que querem investir.

O que é a Bolsa de Valores?

Bolsa de Valores é o clube das corretoras de valores. É o local onde são negociadas as ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivados financeiros, rendas variáveis, moedas à vista e commodities agropecuárias.

A bolsa nasceu, justamente, para unir as negociações ao redor do mundo em apenas um local, assim o governo não perde o controle. Para mostrar a transparência, qualquer pessoa pode acessar as transições realizadas - usam a corretora de valores que atuam com seu nome.

Tem como objetivo:

  • Manter transparente e adequado o local para negociações de compra e venda de ações
  • Preservar padrões éticos nas negociações
  • Divulgar oportunidades com rapidez, amplitude e detalhes

Antigamente, em algumas capitais brasileiras já existia uma Bolsa de Valores própria, porém em março de 2000 foi decretada a fusão, já que São Paulo produzia 60% da renda, portanto, o Brasil conta apenas com a BM&FBovespa.

É por definição sem fins lucrativos, mantida pelas corretoras habilitadas a atuarem ali. E também, considera a maior da América latina.

Por que é válido aprender com ela?

Para começar, devemos entender o que é a Ibovespa. É o principal índice da Bolsa Paulista e calcula a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3 - que hoje é o nome dado a bolsa brasileira, em 2017 fomos considerados a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiros do mundo.

O índice funciona como um termômetro do mercado acionário do Brasil e mede, por meio de um sistema de pontos baseado em reais, o desempenho de uma carteira teórica com ações mais representativas na Bolsa.

Como é calculado o IBOV - Ibovespa

Os pontos do IBOV são calculados em tempo real e seu resultado é baseado na cotação de cada ação que integra o índice , multiplicado pela quantidade teórica dos ativos que compõem a carteira.

Cada ponto vale 1 real, o que se pressupõem que se a pontuação estiver em 50 mil pontos, todos os ativos que compõem a carteira teórica do Ibovespa estarão valendo isso em reais.

Como começar a investir na Bolsa de Valores

Para entender como investir na Bolsa de Valores, você precisa entender o seu perfil de Investidor.  Se você não conhece o seu perfil, a recomendação é de que você consuma conteúdos que esclareçam sobre esses diferentes perfis de investimento em portais e com profissionais especializados na área. 

Portal InfoMoney, atualmente, é um dos mais procurados e traz informações diárias sobre a Bolsa.

Além disso, as diversas possibilidades profissionais e financeiras proporcionadas pela área de investimentos  podem ser melhor aproveitadas com capacitação e entendimento dos processos e tipos de ações. 

O curso de extensão "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores" da Universidade Candido Mendes (UCAM) possibilita este conhecimento essencial para entrar neste mercado e gerar resultados satisfatórios.

Conheça e faça seu futuro promissor!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você