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O que é Growth Hacking e quem são os profissionais dessa área?

O que é Growth Hacking e quem são os profissionais dessa área?
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 24 - 4 min de leitura
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Um empreendedor está sempre em busca de novas ferramentas e estratégias que possam auxiliar na execução dos seus objetivos. Quando o assunto é crescimento, unir as melhores técnicas do mercado e profissionais capacitados para elaborar planos, com o intuito de alcançar a maior evolução possível em pouco tempo, são ações essenciais.

A área de marketing é a responsável por trabalhar com essas metas, desenvolvendo estratégias para transformar esses objetivos em realidade. O Growth Hacking –em português “hackers de crescimento” –é a parte da empresa que lida diretamente com as metas sobre o desenvolvimento.

O termo Growth Hacking foi popularizado por Sean Ellis - especialista em marketing digital e fundador do site GrowthHackers.com –em 2010. Está relacionado a uma nova forma de adotar estratégias de crescimento, baseadas em criatividade, análise de dados e métricas sociais. De acordo com Ellis, Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos.

No momento de escolher quais ações serão ou não efetivadas, as técnicas tradicionais de marketing são consultadas, mas esses métodos são padronizados, ou seja, não refletem o perfil e a realidade da empresa e dos seus clientes. O Growth Hacking procura solucionar esse problema, ao oferecer estratégias personalizadas para aquela situação, fundamentadas em testes e avaliações dos objetivos.

Essa técnica é muito utilizada na gestão comercial, ao buscar não somente expandir as vendas e atrair novos públicos, mas também permitir que a empresa se consolide em seu segmento. Um dos métodos do Growth Hacking é descobrir, através de questionários, a importância de um determinado produto para os seus clientes, calculando, assim, a relevância do seu empreendimento no dia a dia do seu público-alvo.

Quem pode ser um growth hacker?

O cargo de Growth Hacking foi criado em diversas empresas, mas o termo aborda uma forma de pensar, e não uma posição. Por isso, qualquer profissional da área de marketing pode se tornar um growth hacker, desde que esteja disposto a aprender os fundamentos dessa prática.

Além disso, o ideal de crescimento deve estar presente na forma de pensar de todos os funcionários, independente da área ou função, de modo que se torne parte da cultura da empresa.

Um growth hacker precisa encontrar brechas que permitam o crescimento acelerado do empreendimento. A sua missão é descobrir maneiras de alcançar esses objetivos da forma mais rápida e menos custosa possível, com uma busca incessante por novos desafios e resultados satisfatórios.

O perfil do profissional de GrowthHacking é abrangente. No livro “Startups Growth Engines”, Ellis destaca algumas características comuns entre as empresas com crescimento acelerado que já observou, como o fato das equipes de Growth Hacking possuírem membros muito diversificados. Não adianta ter apenas pessoas criativas ou somente profissionais técnicos, visto que as diferentes na forma de pensar são complementares e essenciais na busca pela melhor solução.

O growth hacker precisa ter um perfil criativo e explorador, para encontrar as oportunidades de crescimento, mas também é necessário ser ágil e analítico, para comprovar a eficiência de suas ideias. Os profissionais que montam esses times variam entre os da área de marketing, que propõem e implementam os experimentos, pensando no melhor desenvolvimento, no menor tempo e com o menor custo, e nos da área de análise e tecnologia, que examinam os resultados encontrados e desenvolvem os produtos ou as ferramentas necessárias.

O Growth Hacking e o marketing digital possuem diversas semelhanças, pois os dois são trabalhos baseados em estratégias desenvolvidas através de análises dos resultados, pensando no crescimento do negócio. Alguns mecanismos são utilizados nos dois, como o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing). A principal diferença entre eles é que o Growth Hacking vai além do marketing, realizando ações que podem interferir em todas as áreas da empresa.


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