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O que é identidade visual e qual a sua importância?

O que é identidade visual e qual a sua importância?

O conjunto de elementos gráficos responsável por representar um nome, ideia, produto, empresa ou serviço é a identidade visual, um dos principais itens a ser pensado na construção de uma marca, pois representa a primeira impressão que o público tem da empresa.

Itens como logotipo, tipografia e cores fazem parte da construção de uma identidade visual, mas o conceito vai além, envolvendo sensações e valores que a marca deseja transmitir aos clientes, a forma como ela pretende ser reconhecida e o seu diferencial em relação aos concorrentes.

Qual a importância de uma identidade visual?

A identidade visual é um dos conceitos básicos do marketing, e para o sucesso de uma empresa, é essencial que ela seja marcante, já que representa o primeiro contato da marca com o público, sendo a responsável pela comunicação visual.

Quando as pessoas passam a perceber itens ligados à marca no seu cotidiano, a sensação de proximidade e necessidade se tornam maiores, aumentando também as chances de consumo por parte desse público. Isso ocorre porque o consumidor desenvolve uma confiança com a empresa e quando precisar optar por uma marca para um produto ou serviço, o processo de escolha será quase automático e favorável à empresa.

Projetos gráficos bem realizados fazem com que uma marca seja reconhecida apenas por elementos como imagem ou cor. Um exemplo mundial é o Mc Donald’s, reconhecido por seus arcos amarelos em um fundo vermelho, sem a necessidade de ser acompanhado pelo nome da marca.

A identidade visual é a primeira definição de quem é a empresa. Por isso, o projeto gráfico deve ser desenvolvido com muita atenção para que as ideias transmitidas nas cores, letras e formas estejam alinhadas aos princípios e objetivos da empresa.

Logotipo, design, layout... O que cada um representa?

Quando falamos sobre identidade visual, diversos termos comuns do mundo do design são citados, como logotipo e layout. Então, para compreender como é realizado o desenvolvimento de um projeto, é importante entender o significado e a importância desses termos.

Design gráfico

O design gráfico é uma das principais ferramentas do marketing digital. A palavra design significa um processo para solucionar um problema. Quando acrescentamos o termo gráfico, a expressão passa a definir o desenvolvimento de um projeto para solucionar um problema por meio de elementos visuais.

O design gráfico engloba todas as partes da identidade visual, desde a produção do logotipo até a tipografia do site, por exemplo. Em todas as formas de comunicação visual da empresa, sejam folhetos, cartões de visita ou anúncios online, o design deve seguir um padrão, de acordo com o projeto da marca.

Layout

O layout é uma representação visual de como será o projeto definitivo, seja ele impresso ou online. Durante o processo de estruturação do layout, são definidos os elementos de texto e imagens, além da forma como eles serão posicionados.

Todas essas escolhas precisam estar alinhadas aos ideais que a marca pretende compartilhar com os seus clientes, pois o layout influencia na forma como o conteúdo será recebido e interpretado.

Logotipo

O termos mais popular quando falamos de identidade visual é logotipo. Essa palavra representa o conjunto de símbolos e tipografia responsável pela representação gráfica de uma empresa. Ele pode ser visto como a imagem da marca e está presente em todas as formas de comunicação visual.

O logotipo é a base de um projeto visual, o começo que definirá como todos os outros elementos gráficos serão produzidos. É o símbolo principal e representa o conceito da empresa.

A criação do logotipo precisa ser simples, mas com significado. O público deve olhar para o símbolo e automaticamente entender quais produtos ou serviços a empresa oferece. Existem modelos tradicionais, modernos, ousados ou conservadores, e essas variações são definidas de acordo com cada marca. O essencial é que o logotipo seja único e atraente para o seu cliente.

Quando o logotipo é bem planejado, ele é um auxiliar no sucesso da empresa, que passa a ser identificada apenas por um símbolo, sem a necessidade de palavras. É o caso de empresas como a Nike, facilmente reconhecida por seu famoso logotipo “swoosh”, ou a Mastercard, com uma bola vermelha e uma amarela alaranjada unidas.

A importância das cores

As cores são uma parte extremamente importante na construção de um projeto gráfico, pois elas influenciam no processo de interpretação das sensações no cérebro. Por isso, é essencial planejar quais sentidos você deseja despertar em seus clientes e quais memórias devem ser resgatadas, definindo assim um tom que evoque essas sensações.

Cores primárias, por exemplo, são as mais atraentes e agradam a maior parte das pessoas. O Mc Donald’s, ao combinar o vermelho –que expressa dinamismo e energia –e o amarelo –que traz luz e otimismo –, consegue atrair desde as crianças, que associam as cores vibrantes aos brinquedos, até os adultos, que desejam agilidade no serviço.

Os tons de azul trazem a sensação de segurança, seriedade e sucesso. Já o verde pode estar relacionado à confiança, à calma e à saúde. O vermelho –utilizado pelo Mc Donald’s no sentido de agilidade –, em tons mais escuros, pode representar a paixão ou o desejo. Os significados variam entre as cores e suas tonalidades, por isso é importante que essas escolhas sejam bem planejadas.

Quanto custa uma identidade visual?

A identidade visual de uma marca é essencial para o seu crescimento e deve ser desenvolvida por profissionais especializados. Como são diversas etapas, o processo tem um preço variado, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de itens a serem produzidos, o número de pessoas que serão atingidas e a importância do projeto gráfico para determinados produtos ou serviços.

Esse valor pode começar entre R$3.000,00 e R$8.000,00, com poucos elementos gráficos e para uma empresa pequena. Quanto mais componentes são adicionados, maior o preço, que pode ultrapassar os milhões em projetos de grandes marcas.

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