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O que são KPIs e para que servem

O que são KPIs e para que servem

Key Performance Indicator, também conhecido pela sigla "KPI", é o termo em inglês para um indicador-chave de desempenho, elemento indispensável para promover uma boa estratégia de marketing digital.

Em síntese, o KPIé uma métrica que ajuda a determinar se as ações colocadas em prática para seu produto ou serviço estão realmente sendo efetivas, cumprindo com o objetivo proposto.

Indicador x Métrica

Mesmo diretamente relacionado, KPI não é um equivalente às métricas: por meio de uma métrica é possível obter um valor, enquanto por meio de um KPI se obtém um indicador. As métricas são os dados brutos, um número por si só. Ao comparar esses números com outros dados importantes sobre sua estratégia, é possível traçar uma análise mais completa e concluir quais ações tomar a partir desse momento, obtendo assim um KPI.

Diferentes tipos, diferentes objetivos

O indicador de desempenho pode ser um número ou um percentual, e pode analisar vários elementos diferentes da sua ação demarketing digital. É preciso determinar o que está se buscando promover por meio dessa ação, para, assim, adotar o uso do melhor KPI para tal finalidade.

Num negócio digital, pode ser interessante, por exemplo, analisar a quantidade de usuários que visita sua página e quanto tempo se dedicam à ela. Nesse caso, por meio de medições periódicas, é possível obter esses dados de acesso e concluir se seu site é interessante para a clientela, ou se existe algum empecilho técnico ou um design não atrativo que os leva a apenas checar rapidamente o conteúdo. Para essa medida, analisa-se taxas de sucesso e rejeição.

KPI's e mídias sociais

Outro exemplo de métrica que pode tornar-se um KPI é a quantia e frequência de interações sociais com seu conteúdo, no caso de uma página presente nas redes sociais.

Curtidas, comentários e compartilhamentos apresentam potencial de indicador, mas ao mesmo tempo é necessário um cuidado especial ao definir quais desses valores realmente representam algo para seu negócio.

Muitas vezes, uma curtida, comentário ou compartilhamento pode indicar engajamento dos clientes com os posts, mas não necessariamente significa mais oportunidades para suas vendas. É preciso mover essa contagem de interações para um contexto mais panorâmico, relacionando-a com outros fatores e correlacionando com elementos além das redes.

Acompanhamento frequente é essencial

Após traçar seu objetivo, aplicar a estratégia de marketing, e estabelecer quais são as expectativas em relação à ela, é essencial manter a periodicidade ao gerar indicadores.

Desde os primeiros momentos, produzir relatórios e registrar como as métricas se modificam ou não com as ações realizadas é muito importante para nortear reestruturações futuras, ou até mesmo para decidir se a dinâmica vigente do seu negócio já é a melhor opção.

Buscando manter o que funcionou em outras ocasiões e inovar no que ainda pode ser melhorado, os KPI's são um meio chave para obter o melhor proveito do potencial de seu conteúdo, levando-o ao público desejado de maneira cada vez mais eficiente e proveitosa.

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