Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Odontologia estética: uma das áreas da saúde mais promissoras do momento

Odontologia estética: uma das áreas da saúde mais promissoras do momento
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 22 - 5 min de leitura
000

O mercado de estética brasileiro apresentou um crescimento de 567% nos últimos cinco anos, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), contrariando a crise econômica vivida no país.

Um setor beneficiado por esse aumento é o da odontologia estética, uma das mais promissoras áreas da saúde, responsável por oferecer soluções aos pacientes que buscam corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes, com o objetivo de transformar o sorriso e a estética facial.

Essa área lida diretamente com a autoestima do paciente, pois dentes doentes ou com uma aparência desleixada interferem na visão que o indivíduo tem de si mesmo, além de causar constrangimentos sociais e profissionais.

Mas, apesar de ser uma auxiliar na busca pela beleza, o principal objetivo da odontologia estética é trazer saúde ao dia a dia das pessoas, já que os dentes e a mandíbula estão relacionados à qualidade de vida, interferindo até mesmo na nutrição e respiração do indivíduo.

A ortodontia, responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, é uma das principais áreas da odontologia estética. Um dos tratamentos mais tradicionais é o aparelho ortodôntico, que além de trabalhar na correção dos dentes e da mandíbula, ainda previne doenças nas gengivas e danos às articulações da face.

As opções de aparelhos ortodônticos são muitas, pois esse é um procedimento que vem evoluindo cada vez mais. Um destaque são os alinhadores transparentes que, assim como o aparelho tradicional, têm como objetivo alinhar imperfeições no sorriso.

O tratamento começa com a montagem de um plano digital, onde moldes do alinhador são projetados de acordo com as necessidades de cada paciente e pequenas alterações individuais. Eles são substituídos a cada 7 ou 15 dias, dependendo da situação, até que o sorriso esteja da forma desejada.

O maior diferencial dos alinhadores é que eles são produzidos com materiais transparentes, tornando-os praticamente invisíveis. Além disso, eles são removíveis, garantindo uma maior facilidade na higienização.

Outro benefício é a possibilidade de ver como será o resultado final do tratamento, graças aos softwares que projetam as futuras mudanças. Por garantir um resultado eficiente e ter uma estética agradável, esse procedimento vem ganhando notoriedade no mercado.

Mas a popularização dos alinhadores esbarra em um item importante: os altos custos do tratamento, que podem variar de 3,4 a 7,1 mil dólares, de acordo com dados da Invisalign, marca referência na produção desses objetos.

Entretanto, esse cenário pode estar mudando com a ajuda de startups de saúde – empresas inovadoras que utilizam a tecnologia para desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, nesse caso, voltado à área da saúde.

Na odontologia, esses empreendimentos atuam desde a produção de softwares para a gestão de clínicas até a forma como os dentistas e os laboratórios de próteses dentárias se relacionam.

Empresas como a Smilink e  SouSmile são exemplos de startups de saúde que estão utilizando a tecnologia e inovação para tentar diminuir os custos do tratamento com alinhadores, investindo principalmente em produção local. A motivação desse investimento vem justamente do amplo mercado no setor de estética brasileiro, visto como uma oportunidade única. 

O procedimento para a correção dos dentes e da mandíbula é um dos destaques da odontologia estética, mas esse é um segmento amplo que não se restringe a tratamentos dentários, como os aparelhos, limpeza, clareamento ou lentes de contato de porcelana - que vêm ganhando popularidade nos últimos anos.

Os dentistas trabalham também com outros procedimentos, como a cirurgia plástica gengival – ou gengivoplastia -, usada em casos onde a linha da gengiva aparente cobre os dentes de forma excessiva, causando a impressão de que eles são curtos demais.

Outro procedimento da odontologia que envolve a estética facial são as correções de falhas na estrutura óssea do rosto, fazendo com que o queixo da pessoa aparente ser muito pequeno. Esse é um problema que pode ser solucionado com o uso de aparelhos ortodônticos ou cirurgias ortognáticas, reposicionando os ossos do rosto.

Há ainda tratamentos que têm uma finalidade exclusivamente estética, como a aplicação da toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, ou ácido hialurônico, para evitar rugas ou diminuir marcas de expressão.

Outro exemplo é a polêmica bichectomia, cirurgia plástica que consiste na remoção do tecido gorduroso das bochechas, proporcionando um rosto com aspecto mais fino, mas que pode causar desconfortos e problemas futuros, como dificuldades para mastigar ou lesão dos nervos da face.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você