Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Estação FinlândiaVOLTAR

Pedagogia finlandesa é destaque em pós-graduação voltada para professores

Pedagogia finlandesa é destaque em pós-graduação voltada para professores
InterEDTech Tecnologias Educacionais
jan. 20 - 9 min de leitura
020

A pedagogia finlandesa chegou ao Brasil por intermédio da InterEdTech, em parceria com a Universidade de Helsinque, a partir do curso Star Lessons.

A pós-graduação em formação docente tem o intuito de incentivar o ensino com foco no aprendizado de cada aluno e aluna, a partir de moldes implementados na Finlândia.

Nesta publicação, explicaremos a proposta da educação finlandesa, além de uma entrevista exclusiva com o responsável pelo setor acadêmico da InterEdTech, Dado Guimarães. Confira!

Pedagogia finlandesa

Você provavelmente está questionando algo do tipo: “qual é a importância da pedagogia finlandesa” e “o que ela tem de tão diferente?”

A Finlândiaé um dos países com o melhor índice educacional no mundo, tanto em termos metodológicos quanto em infraestrutura e currículo escolar. Em 2018, o país empatou com o Canadá no 2º lugar do ranking mundial do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nas categorias de alfabetização e leitura.

Enquanto isso, o Brasil ocupou a 57º posição no ranking geral, dentre 77 países. Desde 1950, a Finlândia trabalha em prol de um projeto educacional que reduza a desigualdade social. Como iniciativa, segue alguns pontos básicos:

  • Gratuidade escolar, desde o ensino básico até o ensino superior
  • Os alunos pagam apenas pelos materiais e pelo transporte
  • O governo concede um incentivo financeiro aos estudantes de baixa renda
  • O país não adota ranking nas escolas nem universidades
  • As instituições de ensino têm liberdade para estabelecer seu próprio modelo curricular e avaliativo
  • Provas e avaliações são uma forma de checar o desenvolvimento do aluno, não gerar ranking de notas e disputa entre salas de aula e outras escolas.

Agora que você entendeu algumas diferenças entre o Brasil e a Finlândia, que tal conferir uma pós-graduação focada no assunto? Vejamos, a seguir!

Pós-graduação Star Lessons

Pela primeira vez os professores brasileiros terão a oportunidade de aprender estratégias pedagógicas que destacaram a Finlândia em uma das melhores posições no ranking mundial. E, melhor, a partir de uma pós-graduação com Ensino a Distância (EaD).

O programa Star Lessons é uma parceria entre a InterEdTech e a Universidade de Helsinque. São quatro módulos, com cerca de 360 horas de aulas gravadas e trabalho de conclusão de curso opcional.

Cada aula é dividida em vídeos de 7 minutos, com uma proposta de reflexão e atividade prática. Além disso, uma vez por mês acontece uma aula ao vivo para tirar todas dúvidas e promover discussões.

A metodologia segue com base uma postura ativa, que permite que o aluno aplique os conceitos de forma prática e rápida. O conteúdo do curso de formação docente é inteiramente traduzido para o português e as aulas dubladas.

Aproveitamos a oportunidade para conversar com responsável pelo setor acadêmico da InterEdTech, Dado Guimarães, para saber sobre a sua trajetória como Cônsul Honorário da Finlândia, como surgiu a oportunidade do programa Star Lessons e sua experiência com a pedagogia finlandesa.

Abaixo, confira a entrevista na íntegra:

Conte um pouco sobre você e como se tornou Cônsul Honorário da Finlândia. Qual é o seu papel aqui no Brasil?

Dado Guimarães: Bom, foi a convite do embaixador Jari Luoto, por indicação do meu querido amigo Eduardo Pereira Guimarães (in memoriam) que, na época, era secretário de Relações Internacionais do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Eles estavam buscando alguém que pudesse aproximar a Finlândia do Estado do Paraná, principalmente na área da Educação, além de energia limpa, papel e celulose, entre outras.

No honroso papel de Cônsul da Finlândia tive a oportunidade de estar em duas missões oficiais na Finlândia e ser recebido pelo Presidente da República.

Conte a história das tentativas de trazer formação sobre metodologias de ensino finlandesas para o Brasil. Em que sentido deram certo? Quais foram os desafios?

Dado Guimarães: Já no papel de Cônsul, o primeiro desafio foi trazer o embaixador da Finlândia para uma visita oficial ao Estado do Paraná e à Prefeitura de Curitiba. O objetivo era mostrar os desafios de aproximar culturas tão distintas, mas com um grande potencial de intercâmbio de boas práticas. Organizei a visita dos três últimos embaixadores, o que culminou em acordos de cooperação técnica com o Estado e com a Prefeitura de Curitiba. Foi um sucesso!

Na área de educação, organizei um encontro entre professores e autoridades da Finlândia, do Estado e da Prefeitura, para apresentarmos o modelo finlandês de educação e encontrarmos possibilidades específicas e práticas de cooperação.

Foram mais de 400 participantes. Saímos do encontro com um modelo de intercâmbio de professores assinado com a Prefeitura de Curitiba. A secretária, Maria Silvia Bacila, e o prefeito, Rafael Greca, estavam presentes no evento, além do embaixador da Finlândia, Markku Virri, e da representante da Ministra da Educação da Finlândia. Foi uma experiência muito boa!

Os professores curitibanos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o modelo finlandês. Em função do alto custo do deslocamento internacional, o programa ficou restrito, mas agora queremos mais.

O novo programa on-line que estamos desenvolvendo com o formato de pós-graduação, além de dar aos professores de todos os Estados do Brasil o título de especialistas, foi construído para ser acessível financeiramente a qualquer Estado, Prefeitura ou professor da iniciativa pública ou privada que tiver o interesse em se aprofundar nos modelos pedagógicos finlandeses, contextualizados para a realidade brasileira, com aplicações imediatas e muito práticas.

Quais são os principais pilares da educação finlandesa que a tornam tão diferenciada no mundo?

Dado Guimarães: Na minha visão, algo que chamou a atenção desde que comecei a me aprofundar no modelo finlandês, em primeiro lugar, é a individualidade do aluno, suas características, seu perfil e sua forma de aprender. Então, o aspecto pedagógico é a prioridade. Depois, o conteúdo. Basicamente, "como aprender" é o fator que mais importa! Despertar a curiosidade para explorar temas que perpassam por toda a vida daquele aluno ou aluna. A liberdade de escolha melhora a qualidade de vida e o desenvolvimento das habilidades acontece da sala de aula para o mundo. Enfim, preparamos neste curso uma imersão no modelo finlandês para que o professor possa transformar a vida de seus alunos com técnicas pedagógicas baseadas em pilares que já demonstraram na prática a chave do sucesso da educação da Finlândia.

Por que você acha que as metodologias de ensino finlandesas podem ser adequadas para aprimorar a atuação docente de professores brasileiros? Os contextos não são muito diferentes?

Dado Guimarães: Na verdade, as metodologias praticadas na Finlândia são reconhecidas mundialmente como práticas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil, os alunos aprendem mais quando se trabalha com o seu conhecimento prévio, quando se aguça a sua curiosidade, quando se permite que experimentem e observem ou quando se ensina a documentar processos de aprendizagem.

São essas as práticas que são desenvolvidas no Star Lessons, passo a passo. Levando em conta a experiência prévia dos participantes, apresentaremos situações que podem ser aplicadas imediatamente em qualquer sala de aula, sem necessidade de um recurso tecnológico sofisticado.

Qual é a vantagem de o curso ser totalmente a distância?

Dado Guimarães: A vantagem é a possibilidade de aumentar a escala de participação e reduzir o preço. Todos os professores brasileiros que se interessarem terão acesso ao curso, que terá momentos síncronos e assíncronos em um design instrucional para engajamento e aproveitamento máximo do conteúdo a ser explorado.

Por que a InterEdTech se interessou por trazer o Star Lessons, um curso totalmente a distância, sobre metodologias de ensino adotadas na Finlândia para o Brasil?

Dado Guimarães: Quando comecei a construir o programa com a Prefeitura de Curitiba, um dos empecilhos foi o custo do curso, principalmente por ser presencial. Trazer os professores da Finlândia e levar professores para Helsinque refletia em um alto custo de deslocamento. Com o avanço das plataformas LMS e da educação on-line, com a mesma qualidade, podemos aproximar as boas práticas do modelo finlandês dos professores brasileiros e, melhor, com um custo acessível para todos e todas.

O que a InterEdTech está fazendo para que esse curso seja altamente atraente e eficaz no Brasil?

Dado Guimarães: A contextualização e a tropicalização do curso é muito importante. Eliminar a barreira da língua e trazer as diferentes realidades de um Brasil continental foram pontos-chave para o sucesso do programa do curso. Além do mais, o conteúdo pedagógico deve ser de aplicação imediata em sala de aula por parte dos professores brasileiros que participarem do curso.

Como o Star Lessons será ofertado no Brasil?

Dado Guimarães: Por meio de universidades e faculdades parceiras do programa, que podem procurar a InterEdTech para saber como fazer parte desta rede. Esperamos por vocês

Participe do grupo Estação Finlândia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você