Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Coding | ProgramaçãoVOLTAR

Por que aprender a programar em blocos é tão importante?

Por que aprender a programar em blocos é tão importante?
Robo Garden
nov. 19 - 3 min de leitura
000

Descubra como a RoboGarden começou sua jornada de ensinar programação e como esse modo se ensinar é simples e pode ser aplicado com facilidade na sua instituição!

O jeito RoboGarden de ensinar programação

A RoboGarden dividiu seu currículo de programação em várias jornadas. Cada Jornada é uma unidade do currículo do RoboGarden e é composta por várias Aventuras.

Cada Aventura tem cinco Missões que têm que ser completadas para se passar para a próxima Aventura. Para completar a Jornada, é preciso completar todas as Aventuras.


Cada Jornada RoboGarden acontece em um mundo que pode ser um mundo espacial, uma reunião de amigos, um mundo de doces deliciosos, uma ilha vulcânica, uma montanha de tesouro ou uma Floresta Tropical. Cada um desses mundos tem um tema, objetos e uma trama.

Para conhecer mais sobre Robo Garden, CLIQUE AQUI

O que acontece na Jornada?

Cada Jornada exige que os alunos programem Robo, o herói-robô da RoboGarden. Eles precisam ajudar Robo a atingir o objetivo que está na descrição de cada missão. Eles começam com blocos de movimento simples e fazem com que Robo ande uma célula para frente ou para trás.

As missões vão se tornando mais difíceis até chegarem a funções bem complexas de blocos como loops e condições. Essas funções são necessárias para os alunos-programadores ajudarem Robo completar uma missão difícil enquanto evita obstáculos para que ele possa chegar ao seu destino com êxito.

Durante as Jornadas, os conceitos de programação desde comandos básicos até mais avançados serão apresentados passso a passo. Nas Jornadas mais avançadas, os alunos passam para a programação textual quando escolhem se desejam aprender Python ou JavaScript. 

Na RoboGarden, para passar da programação visual, em blocos, para a textual são necessários dois passos. Primeiro, o aluno aprende a substituir o bloco que está faltando pelo seu equivalente em linhas de código. Depois que ele ou ela compreendeu os códigos de linguagem textual, passam a escrever seu programa JavaScript ou Python por conta própria. 

A grande vantagem da programação em blocos

Quando se começa a programar em blocos, aprende-se rapidamente a dominar os conceitos lógicos da programação. Os alunos conseguem ver a sua missão acontecer sem se preocupar com linguagem textual.

Sendo assim, com a programação em blocos, aprende-se tudo que um programador precisa saber em termos de lógica da programação. As linguagens textuais são apenas transcrição. Sendo assim, fica fácil aprender qualquer outra linguagem de programação. Os conceitos são os mesmos então suas habilidades aprendidas com programação em blocos são transferíveis.

É a programação visual que ajuda a compreender os conceitos básicos de programação. Os alunos da sua instituição podem começar a aprender já, em plataforma gamificada, sem a necessidade de professor-programador! 

Para mais informações, inscreva-se CLIQUE AQUI

Participe do grupo Coding | Programação e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você