[ editar artigo]

Pós-graduação da Finlândia voltada a professores chega ao Brasil via empresa de digitalização de universidades

Pós-graduação da Finlândia voltada a professores chega ao Brasil via empresa de digitalização de universidades

Parceria com Universidade de Helsinque garante a InterEDTech exclusividade na oferta do curso no país a partir do ano que vem; empresa está em processo de captação de recursos em modelo Nano IPO via Platta, plataforma de investimentos coletivos
 

  • Pedagogical Star Lessons, primeira pós-graduação EAD voltada à capacitação de professores baseada no modelo de educação finlandês, chega ao Brasil em 2021 pela InterEDTech, a partir de parceria com a Universidade de Helsinque;

  • Divididos em quatro módulos e com carga horária de 360 horas, metodologia é ofertada em vídeos de sete minutos, com cenas reais vividas em sala de aula, para oferecer a prática de modelos educacionais com resultados efetivos;

  • Em sua primeira oferta pública no modo Nano IPO, InterEDTech já captou 50% do valor projetado; projeto de captação é realizado pela Platta

Pela primeira vez, professores no Brasil terão à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo.

O programa, chamado Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria entre a Universidade de Helsinque e a InterEDTech, empresa brasileira que atua na digitalização de instituições de ensino superior.

A companhia está com seu primeiro projeto de captação de recursos, na modalidade nano-IPO, via Platta, plataforma de investimentos coletivos. A projeção é captar R$ 700 mil — iniciado em novembro, a companhia já obteve 50% do valor projetado.

O Nano IPO é um modelo de operação que permite a empresas, com faturamento de até R$ 10 milhões no ano anterior, de realizar a captação de recursos via equity crowdfunding. 


“Com a qualidade do conteúdo e no modelo que será ofertado, o curso tem potencial para ser um divisor de águas na formação continuada de professores em todo o país”, salienta Betina Von Staa, responsável por Transformação Acadêmica da InterEDTech.

“Por ser integralmente on-line, oferece uma capilaridade que nenhum outro curso presencial ofertaria, o que nos permite vislumbrar um alcance grande entre professores e uma aplicação posterior desse conteúdo na prática, que permita dar início a uma transformação da educação no país”, avalia.

A pós-graduação vai estar disponível a partir do primeiro semestre de 2021. São quatro módulos em um curso de 360 horas, integralmente em EAD, e trabalho de conclusão de curso opcional. Toda a metodologia é ofertada com vídeos de sete minutos, que envolvem animação e cenas reais de sala de aula.

O objetivo é abordar na prática o que cada docente pode encontrar no exercício da profissão.

Cada aula conta com uma proposta de reflexão e uma atividade prática, e uma vez por mês o curso realiza uma live para a discussão e avaliação dos temas abordados ao longo da programação. Toda a metodologia fomenta no aluno uma postura ativa, que permite aplicar rapidamente os conceitos aprendidos e conferir os resultados na prática. 

Todo o conteúdo é traduzido para o português — em vez de legendados, os vídeos são dublados. O programa original é formado por 48 unidades; a cada duas unidades apresentadas, o aluno terá um módulo de reflexão sobre as possibilidades efetivas de aplicação do conteúdo à realidade brasileira.

“O que o método apresenta são estratégias muito universais, que não dependem muito da cultura local”, informa Betina. “Ainda assim, teremos a cada duas unidades, um período para refletir sobre as aplicações do conteúdo na realidade do país”. 

A intenção é oferecer a programação tanto na esfera privada quanto na pública, de modo que seja disponibilizada a um grande número de docentes. Este é a melhor maneira de levar a um maior número de professores a possibilidade de um conteúdo educacional com resultados práticos já confirmados. A consequência disso é o início de um novo momento na educação do país. 

“O que o curso tem de especial é que se trata de uma metodologia própria do ambiente”, confirma Betina. “Está longe de ser aquele curso que se resume ao professor dando vídeo-aula. Ele é muito bem fundamentado e muito prático”, acrescenta. O modelo é o segundo país a receber a programação, atrás da China.

O Brasil é o terceiro país a receber o programa Star Lessons, após a China e Índia.

Finlândia: excelência em educação

Em 2018, a Finlândia ficou em segundo lugar – junto com o Canadá – no Programa de Avaliação Internacional de Estudante (PISA) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos quesitos alfabetização e leitura. Em alfabetização científica, o país ficou na terceira posição entre as nações da OCDE e em sexto no geral, reunindo mais pontos do que na edição anterior do programa. 

Entre os elementos que fazem da Finlândia referência em educação estão a gratuidade desde o ensino básico à universidade, já que o país entende a educação como direito constitucional do cidadão. Gastos, só com material escolar e transporte – o governo ajuda os alunos com dificuldades financeiras.

Mais: desde a década de 50, a educação na Finlândia é um instrumento para a redução e eliminação da desigualdade social. O país não adota rankings de escolas e universidade. Cada instituição é livre para estabelecer um modelo próprio de currículo e avaliação.

Provas e avaliações durante os anos letivos são usadas como ferramentas para professores adequarem o seu plano de ensino aos seus grupos de alunos, ao invés de serem usadas para criar rankings entre salas, escolas ou municípios.

Educação digitalizada

A InterEDTech, marca da holding InterGroup, oferece cursos de extensão e MBA, realiza todas as etapas de transformação digital em cursos de graduação e disponibiliza   soluções de internet marketing, tecnologias de conversão e estratégia de funis de vendas para permitir às universidades novas fontes de receita via Educação à Distância. Hoje, conta com 21 cursos de graduação a distância em seu ecossistema e outros dez cursos de graduação presencial.

“A digitalização da educação era algo que estava no planejamento estratégico de todas as universidades, algo a ser feito um dia”, explica Dado Guimarães, CAO da InterEDTech. “Veio a pandemia e a coisa se transformou em: ‘olha, esse dia é hoje; se você não fizer, vai fechar’”, constata. A companhia faz toda a integração desse processo, da relação da instituição de ensino com o aluno em todas as suas esferas; da matrícula e do pagamento das mensalidades à realização das aulas e a entrega de conteúdos, passando por todas as esferas do relacionamento entre as duas partes. Tudo de forma digital e estruturada para o longo prazo.

Com o distanciamento social necessário, a InterEDTech viu triplicar os pedidos de universidades por suas soluções. “No início do ano, tínhamos basicamente um MBA e cerca de 30 cursos de extensão”, informa Dado.

“Agora, vamos fechar 2020 com dez MBAs e com uma ampliação de pelo menos três vezes no número de cursos de extensão”, contabiliza. O valor captado vai ser direcionado para a produção dos conteúdos já contratados por instituições de ensino e na construção dos processos digitais de entrega desses conteúdos. 

 

Sobre a Platta

Conectar empreendedores e investidores, oferecendo a mais pessoas o acesso a investimentos de grande impacto na economia real. É esse o propósito da Platta, plataforma eletrônica de investimento coletivo lançada ao mercado em 2019. Com ampla experiência no mercado financeiro, os sócios da fintech querem democratizar o acesso a investimentos no setor produtivo. As experiências que tiveram anteriormente no papel de investidores-anjo, mentores e líderes de rodadas de negócios que prosperaram, fazem deles referências em suas áreas.

Mais informações: www.platta.com.br

 

Educação do Futuro
Betina Von Staa
Betina Von Staa Seguir

Betina von Staa é Embaixadora da Comunidade Educação do Futuro e Conselheira de Transformação Acadêmica da InterEdTech. É doutora em Linguística Aplicada e escreve conteúdos educacionais sobre cultura digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você