Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Profissões da era digital que você precisa conhecer

Profissões da era digital que você precisa conhecer
InterEDTech Tecnologias Educacionais
ago. 11 - 6 min de leitura
000

Atualmente, a dinâmica da sociedade sofre inúmeras mudanças e reestruturações em seus mecanismos, sejam eles econômicos ou sociais. Com cada vez mais avanços tecnológicos, diferentes demandas surgem no mercado de trabalho, fazendo com que algumas profissões que antes eram essenciais passem a se tornar cada vez mais obsoletas. Entretanto, vários outros cargos começam a surgir, exigindo profissionais versáteis e multipotenciais, a fim de suprir as novas necessidades da era digital.

Confira abaixo dez profissões que serão cada vez mais destacadas nesse novo contexto do mercado.

 

1- Gestor de Mídias Sociais

Com as mídias sociais se tornando um meio preciso na hora de atingir um público maior, um indivíduo capacitado em fornecer uma boa gestão desse ambiente é frequentemente requisitado. Responsável tanto por lidar com questões da relação entre empresa e cliente, quanto por eventos de divulgação no ambiente das redes, um gestor de mídias sociais utiliza ferramentas online e técnicas de web analytics  para compreender ações de marketing, engajar clientes em potencial e produzir campanhas e ideias para esses canais.

 

2- Especialista em SEO

O "Search Engine Optimization", conhecido como SEO, é nada mais do que a otimização de ferramentas de busca, realizada a partir de um conjunto de práticas que tornam seu conteúdo melhor posicionado e mais fácil de ser encontrado em sites como Google, Yahoo, dentre outros. Um especialista em SEO deve deter análises do comportamento do cliente, sabendo assim quais palavras chaves devem ser usadas para que o conteúdo da empresa fique melhor posicionado nos rankings de busca e possa alcançar o público desejado.

 

3- Analista de Big Data

A partir da análise de grandes volumes de dados, um analista de Big Data estuda comportamentos de consumidores e as possíveis tendências de mercado para a empresa a partir disso. Esse profissional age como um "tradutor" desses dados em sua forma bruta, e é essencial para que o restante de uma equipe possa trabalhar da melhor forma por meio dessas previsões mercadológicas.

 

4- Desenvolvedor de aplicativos

Os apps estão cada vez mais em uso no meio profissional e, para sua criação, é necessária a atuação de um bom desenvolvedor, carreira que promete alta empregabilidade atualmente. Atuando em conjunto com um designer de aplicativos, este profissional deve dominar técnicas de programação e compreender essa linguagem técnica, tornando os serviços requeridos pela empresa efetivamente acessíveis via smartphones.

 

5- Blogger

Pode parecer algo do passado, mas ganhar dinheiro com a gestão de blogs promete ganhar cada vez mais espaço perante as transformações digitais. Com criatividade e inovação por parte de seu produtor, é possível ter destaque e fazer dinheiro com a administração de um blog. Conforme ganhar visibilidade, a realização de posts patrocinados, fornecimento de espaços publicitários e os próprios cliques e impressões podem se tornar fonte de renda. O segredo é inovar, ir além do que já existe.

 

6- Especialista em Marketing Digital

Seguindo a tendência de foco em uma boa comunicação, o marketing digital é um ramo que já estava em destaque e promete continuar em crescimento. Um especialista nesta área é frequentemente requisitado. Ele deve ter conhecimento de técnicas do marketing e saber como e quando aplicá-las nas plataformas certas, distribuindo conteúdo da melhor forma possível para conquistar clientes. Competências interculturais, compreendendo temas como design e produção gráfica são de grande importância para esse profissional se destacar no mercado.

 

7- Especialista em Cloud Services

Serviços de armazenamento de dados em nuvem são amplamente utilizados no mundo digital. Para que eles sejam cada vez mais seguros e eficientes, um especialista em Cloud Services é um dos profissionais envolvidos no processo. Ele garante proficiência nos dispositivos e tecnologias de nuvem, e desde 2013 são cada vez mais valorizados no mercado.

 

8- Webmaster

A partir do momento em que uma empresa decide criar uma plataforma própria na web, um webmaster é requisitado para seu desenvolvimento e processo criativo. Esse profissional dá instruções tanto para web designers quanto para desenvolvedores web - responsáveis pelo projeto estético e elementos técnicos - gerenciando para que tudo funcione com a maior eficiência possível.

 

9- Arquiteto de Informação

Comumente atrelado à prática de SEO, a arquitetura da informação se relaciona com a experiência do usuário em um site ou outro meio digital. O arquiteto da informação garante a melhor usabilidade desses ambientes, buscando a satisfação e conforto do internauta ao navegar e facilitando o entendimento das mensagens. As áreas de atuação são diversas, nas quais profissionais dinâmicos e multidisciplinares levam vantagem.

 

10- Desenvolvedor de games

O entretenimento também passou pelas mudanças da era digital, e atualmente o universo dos games é amplamente consumido via computadores. Para isso, é necessário um capacitado desenvolvedor de games, uma das profissões mais em alta para os próximos anos. Esse profissional participa da invenção da história e dos gráficos do jogo, incluindo desde aspectos mais técnicos até elementos da ludicidade do produto. Assim como no caso dos blogs, inovação e criatividade são indispensáveis para que o desenvolvedor aproveite as brechas no mercado e saiba produzir algo que se destaque na economia desse meio.

Se você já conhecia alguma dessas profissões ou atua em alguma dessas áreas, nos comente sua opinião! Até a próxima leitura.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você