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Quer começar na área comercial? Confira 6 dicas essenciais

Quer começar na área comercial? Confira 6 dicas essenciais

Vender um produto ou um serviço é a principal função da área comercial. Além de trabalhar em empresas e grandes companhias os profissionais da área podem apostar no empreendedorismo, que tem na comercialização de algo a principal característica. 

Muitas pessoas desejam construir um negócio próprio. Ter a sua própria empresa dá muito orgulho e um toque de responsabilidade maior para quem os desenvolve.

Porém, não basta apenas saber gerir uma empresa se não se sabe como trabalhar em equipe, se não se tem uma perspectiva mínima do cliente ou se não há um bom marketing, por exemplo. Esses são apenas três dos itens mais essenciais para alguém que quer começar na área comercial.

Depois de uma iniciação nesse tipo de negócio, é preciso uma aprendizagem mais ampla. Com isso, separamos 6 dicas essenciais para marcar presença na área comercial. Quais são as funções do seto?

1. Saiba liderar

Muitas das dicas a serem dadas estão ligadas à liderança ou a um modo de liderar. Então, não basta ser apenas um "chefe", mas também precisa-se guiar todos da sua área comercial. Assim, você terá sucesso nas vendas.

2. Aprenda a vender

Mesmo que o seu produto seja algo extremamente bom, você só conseguirá vendê-lo através da capacidade de um time de vendas. Para ter uma capacidade boa de vendas, é preciso entender quem são os seus clientes.

Primeiro, é necessário que o vendedor/empreendedor trabalhe com o que o consumidor em potencial espera. Para ter a visão de um "dono de empresa", é necessário se perguntar: o que está sendo oferecido? É relevante?

3. Tenha um bom marketing

Como já dizia o ditado, "a propaganda é a alma do negócio". Apesar de ambos não serem, exatamente, a mesma coisa, possuem muitas características em comum, como o "fazer vender".

O Marketing é o principal responsável pela elaboração de diferentes estratégias para que um produto seja divulgado e a marca seja fortalecida. Através dessa força é que as vendas aumentam. Além disso, o especialista em marketing deve possuir informações que facilitam as vendas e aumentem a clientela, visando sempre o foco e objetivo principal da empresa.

É sempre através das mudanças na área do comércio que o setor de vendas atua, sempre pensando, estrategicamente, nos diferentes meios a serem usados. Número de profissionais, metas, promoções... tudo isso está incluso no trabalho do marketing.

4. Novamente a liderança

Sim, já foi dito que é preciso saber liderar. Porém, vamos dar uma aprofundada nesse assunto. Saber liderar é entender a sua equipe, não apenas comandá-la. É preciso garantir a capacidade e o preparo de sua equipe para entender os seus consumidores, sempre pensando no bem-estar de todos.

Um método mais utilizado e de muita importância é o da divisão por função. Quando se tem a certeza de que todos são não apenas capacitados para exercer determinadas tarefas, mas também são os melhores naquele trabalho, tudo fica mais tranquilo. Formar pessoas extremamente capazes para certas funções pode também prepará-las para exercer outras com a mesma qualidade.

Então, duas vertentes podem ser exploradas: a primeira, a de que se deve formar pessoas capazes de fazerem qualquer tarefa, e outra que foca na habilidade específica de trabalho. Outro ponto importante é se levantar da cadeira.

Não fique apenas sentado esperando feedbacks de suas vendas. É necessário também que o empreendedor comercial tenha a curiosidade de pesquisar para que esse possa aprimorar as suas técnicas de venda.

5. Planejamento

É de muita importância que o seu trabalho comercial tenha uma documentação. Não se trata de algo burocrático, mas sim, de planejamento de vendas que permite a simplificação de situações. A partir disso, é possível que se tenha uma rotina mais simples, possibilitando que novos pontos a serem trabalhados já entrem no processo.

6. Funil de vendas

O Funil de vendas é uma prática muito comum no mundo dos negócios, principalmente online. Ele é um modelo que permite que a jornada de um cliente seja "monitorada".

É dividido em três partes: Topo, Meio e Fundo. No topo, é preciso se colocar como especialista ao seu comprador. No meio, é preciso apresentar diversas soluções, como diferentes produtos. E, por último, o fundo lida com os lides de marketing, que definirá qual a melhor alternativa para transformar alguém em cliente definitivo. No atual mundo dos negócios, diferentes práticas acabaram por se integrar. Com a globalização e a alta utilização da tecnologia, muros que dificultavam as vendas foram derrubados.

Cabe aos profissionais e empreendedores estarem capacitados a este novo cenário para conquistarem melhores resultados em vendas.

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