Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Reflexão: E agora, Educação?

Reflexão: E agora, Educação?
Luciane Pakrauskas Vellozo
mar. 19 - 3 min de leitura
010

Temos desafios pela frente! Os desafios na Educação não param e para o nosso alento e conforto, nunca vão parar! Para a nossa inspiração, sabemos que estamos juntos neste espaço e muitas cabeças pensantes, ações, energias, discussões produtivas, práticas e reflexões nos impulsionam para enfrentarmos estes desafios, cada um na sua área, com o seu talento, seu conhecimento, habilidades e competências. Viva o compartilhamento! Estou aprendendo muito com todos por aqui! Obrigada!

Lendo alguns textos na Comunidade Educação do Futuro e assistindo algumas Lives que foram propostas percebo o quanto os pensamentos se convergem, o quanto os textos estão relacionados, mesmo textos em grupos diferentes ou assuntos diferentes. Um exemplo, na Live sobre Aprendizagens Visíveis: Um novo caminho para a educação é possível conectei ao texto que escrevi sobre "Interação com o Jamboard". Já relacionou um texto que escreveu por aqui com ideias de outras pessoas e de outros textos? Faça este teste, com certeza encontrará, já encontrei vários.

E agora, Educação? Lanço aqui esta reflexão:

A pandemia nos mostrou o quanto as escolas e as universidades estão inseridas na sociedade, na comunidade e no mundo! 2020 vivemos o movimento de pensar em adaptar o presencial para o ensino remoto, depois, algumas instituições que retornaram presencialmente, o desafio foi se adaptar em um cenário híbrido, onde parte dos alunos estão em casa e parte na escola. As surpresas e adaptações não pararam por aí, a volta para o ensino remoto novamente durante um período se faz necessário, enfim, mudanças rápidas e a todo momento. E agora? Agora parece que estamos pensando no inverso, em como se adaptar do remoto para o presencial novamente. O que veio pra ficar nisso tudo? Por onde começar? Lives com temáticas sobre o ensino remoto emergencial ao Ensino Híbrido estão sendo propostas e discutidas. Vamos falar sobre isso aqui? Lançarmos boas práticas, refletirmos juntos? Conversarmos sobre o que é de fato Ensino Híbrido?

Foi publicado no dia 15/03 na Gazeta do Povo um artigo do professor José Moran chamado O Ensino Híbrido: emergência ou tendência?.  Na frase final do artigo, Moran coloca: "Apesar dos avanços, são muitos os desafios a enfrentar para termos uma educação híbrida de qualidade para todos." Concordam? 

Como será 2022, 2023, ...? 

Finalizo com a reflexão do poema José de Carlos Drummond de Andrade: E agora, José?

Abraços virtuais,

Luciane Pakrauskas Vellozo, Lu.

 

Referência:

Braga, Mariane Maio. Gazeta do Povo. O Ensino Híbrido: emergência ou tendência?. https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/o-ensino-hibrido-emergencia-ou-tendencia/ acessado em 15 de março de 2021.

Crédito da foto: Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você