Desde o começo do ano estamos passando por muitos desafios, o que exige uma grande reestruturação da nossa rotina.
No mês de março, a quarentena foi decretada e as aulas presenciais da rede pública e privada de todo o país foram suspensas.
Dessa forma, alunos e principalmente professores, acostumados com o método presencial, tiveram que se adaptar a uma nova dinâmica de aprendizado: as aulas remotas.
Com as aulas EAD, muitas mudanças tiveram que ser feitas.
As famílias tornaram-se grandes aliadas para o sucesso do ensino a distância, ajudando a garantir o comprometimento da criança e adolescente em relação aos horários e à frequência. Além de manter o engajamento no aprendizado, criar um ambiente favorável ao ensino em casa e suprir a falta de contato social que havia na escola tornaram-se papéis fundamentais.
Junto ao papel da família, os professores desempenham função fundamental na mediação do aprendizado e do conhecimento.
São muitos os desafios que professores e alunos enfrentam desde o início das aulas remotas, por exemplo:
- Necessidade de familiarização ou até mesmo desconhecimento de ferramentas e plataformas digitais
- Lidar com distrações
- Equilíbrio entre demandas profissionais e acadêmicas com o convívio familiar durante as aulas.
Entre outras que tornam necessária uma ressignificação na forma de interação entre os mestres e estudantes.
Uma grande dúvida que surgiu no início das aulas a distância era como manter os alunos motivados a assistirem as aulas, e até mesmo como ensinar por meio das tecnologias digitais. Uma solução oferecida pelos professores foi tornara aula mais interativa, utilizando jogos de aprendizado e dando espaço para o aluno tirar dúvidas e comentar sobre o tema.
Além disso, muitos incentivaram seus alunos a ligarem as câmeras durante as aulas, o que inicialmente não teve sucesso, já que muitos não se sentem confortáveis ou até mesmo não possuem uma. Contudo, isso é algo que tende a mudar, principalmente após um movimento feito por alunos, no segundo semestre deste ano, em que eles abriam as câmeras durante as aulas remotas e registraram a reação de seus professores.
E o que dizem os profissionais do ensino?
A professora Bianca Monteiro de Castro conta que a mudança da aula presencial para a virtual foi uma grande mudança para todos, e que muitos professores ainda não tinham contato com o digital, mas que agora, vários perceberam que é possível utilizar o ensino a distância para aproximação do aluno.
“Os alunos inclusive perceberam que é possível flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem. Eles conseguem perceber que agora eles podem assistir a aula em qualquer momento e em qualquer lugar”, enfatiza a profissional da educação.
Bianca ainda relatou que, em quesito relação com o aluno, as redes sociais são super importantes como um mecanismo para humanizar e fazer com que eles se sintam próximos ao professor, sabendo que ele pode ser procurado: "A relação com o aluno consegue estreitar-se muito mais por meio do mundo digital e da tecnologia do que dentro da própria sala de aula”
Assista o vídeo completo:
Independente do formato a relação humanizada entre os envolvidos no processo educacional é a chave para que o ensino torne-se mais agradável e envolvente para todos.
Você é professor ou aluno?
O que tem achado do relacionamento e interação no EAD? Nos conte nos comentários para trocarmos nossas experiências!