Educação do Futuro
Educação do Futuro
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Relação entre aluno e professor no ensino a distância

Relação entre aluno e professor no ensino a distância
InterEDTech Tecnologias Educacionais
out. 17 - 3 min de leitura
000

Desde o começo do ano estamos passando por muitos desafios, o que exige uma grande reestruturação da nossa rotina.

No mês de março, a quarentena foi decretada e as aulas presenciais da rede pública e privada de todo o país foram suspensas.

Dessa forma, alunos e principalmente professores, acostumados com o método presencial, tiveram que se adaptar a uma nova dinâmica de aprendizado: as aulas remotas.

Com as aulas EAD, muitas mudanças tiveram que ser feitas.

As famílias tornaram-se grandes aliadas para o sucesso do ensino a distância,  ajudando a garantir o comprometimento da criança e adolescente em relação aos horários e à frequência. Além de manter o engajamento no aprendizado, criar um ambiente favorável ao ensino em casa e suprir a falta de contato social que havia na escola tornaram-se papéis fundamentais.

Junto ao papel da família, os professores desempenham função fundamental na mediação do aprendizado e do conhecimento. 

São muitos os desafios que professores e alunos enfrentam desde o início das aulas remotas, por exemplo:

  • Necessidade de familiarização ou até mesmo desconhecimento de ferramentas e plataformas digitais
  • Lidar com distrações
  • Equilíbrio entre demandas profissionais e acadêmicas com o convívio familiar durante as aulas.

Entre outras que tornam necessária uma ressignificação na forma de interação entre os mestres e estudantes.

Uma grande dúvida que surgiu no início das aulas a distância era como manter os alunos motivados a assistirem as aulas, e até mesmo como ensinar por meio das tecnologias digitais. Uma solução oferecida pelos professores foi tornara aula mais interativa, utilizando jogos de aprendizado e dando espaço para o aluno tirar dúvidas e comentar sobre o tema.

Além disso, muitos incentivaram seus alunos a ligarem as câmeras durante as aulas, o que inicialmente não teve sucesso, já que muitos não se sentem confortáveis ou até mesmo não possuem uma. Contudo, isso é algo que tende a mudar, principalmente após um movimento feito por alunos, no segundo semestre deste ano, em que eles abriam as câmeras durante as aulas remotas e registraram a reação de seus professores.

E o que dizem os profissionais do ensino?

A professora Bianca Monteiro de Castro conta que a mudança da aula presencial para a virtual foi uma grande mudança para todos, e que muitos professores ainda não tinham contato com o digital, mas que agora, vários perceberam que é possível utilizar o ensino a distância para aproximação do aluno.

“Os alunos inclusive perceberam que é possível flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem. Eles conseguem perceber que agora eles podem assistir a aula em qualquer momento e em qualquer lugar”, enfatiza a profissional da educação.

Bianca ainda relatou que, em quesito relação com o aluno, as redes sociais são super importantes como um mecanismo para humanizar e fazer com que eles se sintam próximos ao professor, sabendo que ele pode ser procurado: "A relação com o aluno consegue estreitar-se muito mais por meio do mundo digital e da tecnologia do que dentro da própria sala de aula”

Assista o vídeo completo: 

Independente do formato a relação humanizada entre os envolvidos no processo educacional é a chave para que o ensino torne-se mais agradável e envolvente para todos. 

Você é professor ou aluno?

O que tem achado do relacionamento e interação no EAD? Nos conte nos comentários para trocarmos nossas experiências!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você