[ editar artigo]

RELATO PESSOAL Refletindo com Frações

      Esta atividade foi planejada e aplicada nas turmas de 5º ano, levando em consideração os objetivos curriculares propostos para a série e, ao mesmo tempo, a riqueza criativa e aberta com que a matemática pode ser ensinada 😊.

      A ideia era instigar os alunos a formularem perguntas sobre estimativas com frações, usando imagens aéreas e de coleções.

      Separei, então, sete imagens retiradas do livro Mentalidades Matemáticas na sala de aula Vol.2, páginas 55 a 64, solicitei várias impressões coloridas, de forma que pudessem ser distribuídas aos estudantes, em sala.

      Para começar, iniciei aplicando a rotina de pensamento vejo/ penso/ pergunto ao apresentar o título da atividade e uma das imagens, para inseri-los na atividade, instigando-os a investigação, de forma a proporcionar uma exploração individual da ideia.  Propus que colassem tudo no quadro para socializar a atividade coletivamente.

      Partindo dessa rotina de pensamento, de modo a engajá-los ainda mais na atividade, realizei alguns questionamentos iniciais, com base na imagem apresentada, tais como: “Que perguntas interessantes, com frações, poderíamos realizar a partir dessa imagem de objetos de escritório?”, “Que estratégias poderíamos utilizar?”, “Que ideias envolvendo frações surgem na cabeça de vocês?” ...

      Em seguida, organizei os estudantes em trios, (Devido a pandemia deixei uma mesa no centro e as demais em volta, formando um triângulo e, mantendo o distanciamento de 1m, para que pudessem debater ideias, resoluções, pensamentos, estratégias etc.) distribui as sete imagens propostas no livro, coloridas, para cada um dos alunos. Solicitei que utilizassem as imagens como quisessem na investigação e, os avisei que poderiam realizar anotações no caderno, para posterior registro acerca das estratégias e resoluções encontradas. Também avisei que seriam convidados a expor o raciocínio para os demais, posteriormente, caso quisessem.

        Finalmente, apresentei o desafio: “Que questão sobre estimativas de frações pode-se formular a partir das imagens?”

      Durante a realização da atividade, circulei pela sala e observei como trabalhavam na manipulação das imagens entregues e como iam realizando os registros. Em determinados momentos parava para ouvir as explicações orais, referentes às explorações e estratégias que estavam testando e analisando, bem como as ideias utilizadas acerca das investigações que surgiam a partir das perguntas propostas.

      COMO É INCRÍVEL OUVIR OS ALUNOS EXPLICANDO OS RACIOCÍNIOS! ENCANTADOR! #AMOOOOMINHAPROFISSAO 😊!!

      Continuando...  A etapa reservada a partilha entre os estudantes foi enriquecedora para todos.  Os estudantes mostravam e comentavam como às perguntas criadas se relacionavam com as imagens investigadas. Se empolgavam a cada socialização das diferentes estratégias encontradas pelos grupos, discutindo sobre generalizações e equivalências entre elas.

      Após todas as socializações foram convidados a realizar um registro, individual, no caderno. Precisamos lembrar que, a escrita/ comunicação em matemática, é extremamente importante, já que promove ao estudante a possibilidade de organizar, explorar e esclarecer seus pensamentos. ... Dessa forma, quanto mais os alunos têm oportunidade de refletir sobre um determinado assunto, falando, escrevendo ou representando, mais eles compreendem o mesmo.

      Ahhhh...  É de grande importância o feedback individual, ao final do processo, partindo do registro do aluno referente às suas estratégias para pensar no desafio proposto.

      ATÉ A PRÓXIMA!!!

NOTA: Tenho lido muito sobre as Mentalidades Matemáticas desde o início de 2021... desde então, tenho aplicado muitas sugestões, tanto do site quanto do livro, em sala de aula. A cada dia me empolgo mais e mais com esta matemática, ensinada de forma aberta e criativa. Meus alunos se encantam... até os que começam o ano sem gostar da matemática, terminam amando essa matéria. Portanto, um novo desafio, sempre me encanta, empolga e me SURPREENDE ao ver os resultados.

Mais em 

https://www.smppedagogiando.com/

Atividade retirada do livro Mentalidades Matemáticas na sala de aula Vol.2, páginas 55 a 64

#mentalidadesmatemáticas #institutosidarta #itaúsocial

Educação do Futuro
Sandra Monica Paulos
Sandra Monica Paulos Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você